Ana Maria Gonçalves: “O blog me fez escrever”

11/05/2006

Ana Maria GonçalvesVem cá: o livro tinha mesmo que ser tão grande? Não dava para enxugar?

– Ele foi bem cortado. Inicialmente, tinha mais de 1.400 páginas. Fiz pelo menos 19 versões do texto e fui tirando várias histórias boas que tinham aparecido na pesquisa, mas que não precisavam realmente entrar. Dava para fazer mais dois livros com o que ficou de fora. Foram dois anos de pesquisa e nove meses escrevendo, de domingo a domingo. Durante todo esse tempo, não fiz outra coisa, foi dedicação integral mesmo. Eu sou publicitária, e quando decidi parar tudo para escrever vendi minha agência em São Paulo e fui para a Bahia disposta a só pesquisar e escrever. Hoje, para conseguir viver assim, estou de volta à casa dos meus pais, em Três Corações (risos).

Você tem blog desde 2001. Não é estranho que um escritor da chamada “geração blogueira”, que costuma ser mais afeita ao telegráfico, ao tiro curto, lance um trabalho de fôlego tão longo?

– Foi um bom desafio, viu? Eu tinha escrito coisas na adolescência mas depois, no tempo da publicidade, foram muitos anos sem escrever. Quando comecei meu blog, em 2001, é que voltei: o blog me fez escrever. Enquanto fazia a pesquisa para “Um defeito de cor”, banquei sozinha a edição do meu primeiro livro (“Ao lado e à margem do que sentes por mim”, fininho e intimista) e com os contatos feitos na internet consegui vendê-lo, torná-lo conhecido de algumas pessoas. Através do blog conheci o (Luiz) Gravatá, que levou o livro para o Millôr, que acabou me levando para a Record. Tudo veio através do blog.

Qual é o próximo? E de que tamanho?

– Quero escrever uma trilogia sobre a história de Minas, desde a pré-história até a Inconfidência Mineira. Me apaixonei pela pesquisa histórica, por levantar documentos, cruzar informações. É uma atividade tão apaixonante que o mais difícil é saber a hora de parar e escrever.

3 Comments

  • Paulo Lima 11/05/2006 at 20:40

    Nota, entrevista e amostra grátis da obra. E, para arrematar, ainda somos brindados com a foto da bela autora. Ótimo trabalho!

  • Bicarato 12/05/2006 at 12:11

    Aninha, parabéns! Para quem acompanha seus escritos há algum tempo, é gratificante ver seu merecido reconhecimento.

  • Shirlei Horta 12/05/2006 at 14:05

    Nossa, gostei muito. Vou comprar e ler.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial