Bônus

21/03/2009

O bônus da discórdia que a seguradora AIG quer pagar a seus principais executivos é uma palavra que o vocabulário financeiro americano importou no último quarto do século 18 do latim bonus, um adjetivo que significa bom, para nomear uma remuneração suplementar, um ganho extra pago aos investidores.

Quando bônus desembarcou no português com esse mesmo sentido, cerca de um século mais tarde, já existiam por aqui tanto o verbo bonificar quanto o substantivo bonificação, do francês bonifier e bonification. O significado é idêntico e a origem, no mínimo, semelhante. (Bonificar também queria dizer inicialmente beneficiar, tornar mais produtivo, mas tal acepção caiu em desuso.)

De todo modo, foi na cultura americana que o bônus – como palavra e como prática – se consolidou primeiro com o sentido restrito que agora provoca polêmica. Uma reportagem da revista eletrônica “Slate” situa a origem do bônus como suplemento salarial na moda, surgida em diversas empresas em fins do século 19, de dar presentes de Natal a seus principais funcionários.

Poucos anos depois, alguns empresários tinham trocado os presentes por uma remuneração em dinheiro – suplemento que em 1952, por lei, passou a ser considerado parte integrante do salário sempre que fosse pago todo ano na mesma época e em valores previsíveis. Na prática, embora cada vez mais vinculado ao desempenho da empresa ou do funcionário, o mimo deixava de ser um bônus – um ganho extra – para se tornar obrigação contratual. O que está justamente no centro da briga entre o governo Obama e a AIG.

Segundo a “Slate”, o valor total de bônus pagos por Wall Street ano passado despencou 44% em relação a 2007 por causa da crise financeira, mas ainda foi o sexto mais elevado da história. Será que isso é bonus, quer dizer, bom? Como se vê, há controvérsia.

Publicado na “Revista da Semana”.

2 Comments

  • Sérgio Rodrigues 25/03/2009 at 22:27

    Um post sem nenhum comentário cinco dias depois de publicado, uau. É a primeira vez em três anos de blog.

  • paula cajaty 27/03/2009 at 15:26

    Veja que o antônimo de bônus é ônus. É o reverso da moeda… A AIG pagou o bônus, e o ônus caiu no colo do Obama.
    beijos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial