Casal (gay)

21/05/2008

“Casal gay está certo?”, perguntam-me de vez em quando. Por trás da curiosidade lingüística, mal se esconde o desejo de encontrar no idioma um solo “natural” onde enraizar uma noção nada natural: a de que, se os pares homossexuais não têm sequer o direito legítimo à denominação de casal, outros direitos também não devem ter. No entanto, não há nada errado, do ponto de vista da etimologia, com a expressão casal gay.

Nenhuma língua é natural, mas sempre uma construção histórica. Reflete todas as facetas da sociedade que a fala, inclusive preconceitos, mas também costuma conter os antídotos para esses preconceitos – é só procurar. Longe de ser uma ciência exata, o estudo das palavras está mais para ciência política.

A acepção mais corrente de casal é mesmo “par composto de macho e fêmea, ou marido e mulher” (Aurélio), o que exclui os gays. Mergulhando na história da palavra, porém, vamos descobrir que o sentido original de casal era bem diferente: casa pequena e rústica ou conjunto de habitações desse tipo. Foi por extensão de sentido que a palavra passou a nomear também quem ali morava. Como diz o filólogo Antenor Nascentes: “No sentido de par de animais de sexos diferentes, (casal) vem da idéia de viverem eles juntos no mesmo casal”. Já se vê que o foco não é o gênero – é o endereço. Claro que na Idade Média, quando surgiu a palavra, leis e costumes não permitiam aplicá-la a parceiros do mesmo sexo. Mas estamos no século 21.

E que tal fazer o caminho inverso, avançando na história em vez de recuar? Encontraremos uma dilatação semântica mais recente que transformou casal em sinônimo de par, novamente sem referência a gênero. O Houaiss usa a seguinte fórmula: “duas coisas iguais; par, parelha”. Atenção para o adjetivo “iguais”. Casal gay encontra sustentação tanto de uma forma quanto da outra.

Publicado na “Revista da Semana”.

228 Comments

  • Saint-Clair Stockler 21/05/2008 at 10:52

    Confesso que tenho um pouco de dificuldade em falar “casal” me referindo a dois gays (seja de que sexo forem). Assim como me incomoda quando um gay do sexo masculino vira pra mim e diz, apresentando o seu par: “Esse é o meu marido”. Não consigo deixar de me perguntar, felizmente em só em pensamento: “E você é o quê? A esposa dele?”

    Talvez seja uma questão – por mais paradoxal que isso seja em meu caso – de preconceito; mas acho que é só falta de costume mesmo.

  • renatinha 21/05/2008 at 11:04

    Não podemos esquecer que gay significa alegre, na tradução. Ou seja, fica mais complicado ainda.

  • sueli soares 21/05/2008 at 11:14

    .Casal? Não acho normal, dois homens juntos.Existe o macho e femea até em objetos.Tudo bem em animais que não raciocinam, mas entre seres humanos?
    Até tem os disturbios hormonais, mas a maioria vive como primata.Não domina os instintos.Porque Deus criaria os 2 sexos?

  • Lucas Alves 21/05/2008 at 11:30

    Achei um pouco tendenciosa a matéria, mas vamos lá…
    Acho certo sim, mesmo por que só o fato de estarem sobre o mesmo teto(no caso dos que moram juntos) já condiciona uma união mesmo que para a sociedade não seja um comportamento natural, coisa que discordo plenamente, formamos pares e não há nada que impeça de nos tratarmos assim como casais.

  • Weber 21/05/2008 at 11:35

    Eu acredito que exista uma lacuna sobre a pronúncia, pois, reflete novos tempos e uma mentalidade moderna e inclusiva…independente da sociedade aceitar ou não as famílias gays vão se perpetuar, ora por respeito próprio ora por sentimento de direitos iguais. Vivo essa realidade no local onde moro e até hoje nunca tivemos problemas, pois respeitamos para sermos respeitados…Vejo isso com humor, pois uso parceiro,,fica mais divertido,,,marido, esposa fica fora do contexto,,somos parceiros,,,e homens.

  • Sérgio Rodrigues 21/05/2008 at 11:35

    Matéria tendenciosa, Lucas? Talvez você não tenha lido direito.

  • Camila 21/05/2008 at 12:19

    Nossa quanta polemica por uma coisa tão normal, estamos no no sec. 21, existem milhares de gays em todos os lugares, sempre vão existir e a tendencia é aumentar, acho completamente normal, devem ser tratados como qqr casal, não precisamos dizer que é um casal gay…apenas mais um casal.
    É isso aí galera vamos cuidar de questões mais importantes e deixar os gays em paz, afinal não fazem mal a ninguém ao contrário de muito hetero ignorante.

  • Marcelo 21/05/2008 at 12:24

    É isso aí Camila..deixem os gays serem felizes..vamos cuidar das nossas vidas..cada um faz oq quer…é um casal e pronto. Afinal não pagamos as dividas deles. Se existe amor..qual o problema?

  • Marcionílio Pereira 21/05/2008 at 12:27

    Apologia ao homossexualismo é o mínimo que posso dizer! Sobre tal comportamento eu só tenho a informar o que está escrito: Não jogue pérolas a porcos! Sabe aquela porquinha que você põe uma argolinha com um rubi em seu fochinho, de que adianta! se ela vai ficar rolando e rolando na lama!

  • Paulo Adriano 21/05/2008 at 12:29

    Boa tarde, gostei de algumas opiniões mas, a minha é a segiunte, trato a pessoa que está comigo faz 9 anos como companheiro, e o apresento às pessoas como tal, se quiserem falar que somos um casal gay, nada contra, concordo com vc Camila, o nosso país precisa de muito masi preocupações, deixem as pessoas serem felizes!! o problema é que no Brasil a felicidade incomoda as pessoas!! Abraços

  • Marcionílio Pereira 21/05/2008 at 12:31

    Apologia ao homossexualismo é o mínimo que posso dizer! Sobre tal comportamento eu só tenho a informar o que está escrito: Não jogue pérolas a porcos! Sabe aquela porquinha que você põe uma argolinha com um rubi em seu focinho, de que adianta! se ela vai ficar rolando e rolando na lama!

  • Felipe 21/05/2008 at 12:33

    Concordo plenamente com a Camila e o Marcelo… É um casal como qualquer outro… Porém o q atrapalha são essas “aberrações” q fazem os Gays perderem a credibilidade para com a sociedade… Temos q ter a cebeça mais aberta pessoal… 😉
    Tenho 20 anos, e tenho um parceiro há mais de um ano… nossa vida vireou um problema, por inteiro, infelizmente… (nao vou continuar, pois nao vem ao caso…)

  • João 21/05/2008 at 12:45

    Apologia ao homossexualismo Marcionilio? Será que é preciso? Seus filhos e os meus podem nascer homossexuais tanto hoje como amanhã como nos séculos passados.Acho melhor controlar essa sua verborragia preconceituosa e mau uso de ditados(conservador?acertei!) ou então siga o exemplo e se lance à procura do que voce expressa sem nem mesmo pensar.O que nossos filhos(possiveis homossexuais) poderão dizer?Pelo menos na sua cara…?

  • JAS 21/05/2008 at 12:45

    Casal? GAY é GAY, e nunca vão ser um casal.

  • F. dias 21/05/2008 at 12:53

    Sr. João, ninguém nasce homosesual não, nasce é sem vergonha mesmo. Homossexualismo não é doença, a doença é não ter pudor e nem conhecerem a Deus. Deus criou homem e mulher. macho e fêmea. Deus criou o ser humano para procriarem e viverem em família. A Família só se cria homem e mulher.

  • PATRICIA 21/05/2008 at 13:00

    Concordo com o João, qqr um um pode ter um filho homossexual, então pense duas vezes antes de falar…e a Camila tb tá certa, com tantas coisas piores acontecendo, vamos deixar de fazer o papel da vizinha antiquada e fofoqueira q fica dando palpite na vida dos outros, cada faz oq bem entender…Para os que criticam os gays, somente um recado..CUIDEM DAS SUAS VIDAS, SERÁ QUE VCS SÃO PERFEITOS PRA JULGAREM ALGUÉM. PROCUREM CONHECER MELHOR ANTES DE CRITICAR, BANDO DE PRECONCEITUOSO.

  • PAULO 21/05/2008 at 13:04

    Para o F.dias…AS pessoas nascem homossexual sim..e qual o problema, são filhos de Deus tanto qto vc…aliás com esse desamor seu..não sei não…vc é um p…ignorante

  • LORENA 21/05/2008 at 13:08

    É isso mesmo Paulo, esse cara tá viajando, não o minimo de amor p falar d Deus…com certeza ele não conhece um homossexual..namoro com uma garota há 2 anos, e somos um casal sim…para quem não aceita, problema seu…tb não aceito muitas coisas piores que existe nesse país e tenho que engolir. Por tanto deixem os gays em paz pelo amor de Deus. CUIDEM DAS SUAS VIDAS..BANDO DE HIPÓCRITAS.

  • André 21/05/2008 at 13:12

    “…se os pares homossexuais não têm sequer o direito legítimo à denominação de casal, outros direitos também não devem ter.”

    Me parece ser realmente tendenciosa sim.

    E isso, sim, é uma crítica. Afinal, fórum não é para isso? Expor o que cada um pensa? Cada um tem o entendimento que tem, com base no que já tem na cabeça. Ou esta matéria está acima do bem e do mal?

  • RAQUEL 21/05/2008 at 13:12

    Nossa qto auê…são casais normais e pronto…e vamos lutar por nossos direitos sempre…quem naõ quer aceitar, feche os olhos..pq vai existir cada vez mais…VIVA A GALERA GLS…DOMINGO ESTAREMOS LOTANDO A PAULISTA PARA LUTAR PELOS NOSSO DIREITOS…

  • Pablo 21/05/2008 at 13:13

    Ótimo texto, Sérgio: como a elegância de um bom alfaiate. Parabéns!

  • Ana 21/05/2008 at 13:15

    A natureza fez com que o homem completasse a mulher, vice e versa…..(por isso que só dessa uniam que é possível gerar outra vida) só não ve quem não quer……e se olharmos com olhos mais bíblicos…..Deus criou a mulher para Adão, e não um gay…….acho que cada um tem o direito de viver como quizer…mais…acho rídiculo essa historia de querem casar no religioso…adotar crianças…que horror…

  • Hefestus 21/05/2008 at 13:27

    Maldita inclusão digital II

    Sempre fui – e continuo sendo – leitor assíduo de seu blog, Sergio, mas a caixa de comentários me deixa cada vez mais deprimido, como você comentou no caso da crítica de Romero, porque é um termômetro cruel de como categorias como elegância, ironia, verve, leveza passam longe do entendimento geral. Qualquer coisa que não seja frase direta, sujeito, verbo, sem objeto, de preferência, com no máximo cinco palavras, cai no vazio intelectual formado pela nossa criminosa educação.
    Admiro seu otimismo. Mas confesso: eu já desisti.
    Abraço.

  • Rafael 21/05/2008 at 13:27

    E eu, pobre-diabo, acreditando que os comentários do post anterior haviam alcançado o fundo do poço…

  • Sérgio Rodrigues 21/05/2008 at 13:27

    André, vou tentar ser o mais claro e sereno possível: fórum é para debater, mas primeiro é preciso compreeender o que está escrito. Nem toda leitura é “válida”, algumas são erradas mesmo. Essa frase preconceituosa que você citou é justamente o que o meu texto desmonta. Peça por peça.

  • Marcus Vinicius Bastos LEandro 21/05/2008 at 13:36

    Muito boa a explicação! Não conhecia a origem etimológica da palavra casal! Vou fazer uma referência desta matéria em meu blog!

    O autor está de parabéns!

    OBS: Abstraia os comentários de fanáticos e preconceituosos! Eles não levam a lugar algum, senão ao desgosto de pertencer à mesma espécia dos que os fizeram.

  • marcus 21/05/2008 at 13:38

    CASAL GAY É CASAL SIM…

  • PRISCILA 21/05/2008 at 13:43

    Meu DEUS qta ignorancia..qta gente querendo pagar de intelectual…por favor!!!! casal gay..ou só casal..qual a diferença…vamos nos preocupar com os cartões clonados. os problemas sociais que afetam esse país miseravel…deixem os gays em paz!!!!!

  • Ana 21/05/2008 at 13:47

    a expressão casal gay…..é uma ofensa para homens e mulheres….marido e mulher…..que mania que esse povo (gay)tem de querer ser tratado igual…vcs são diferentes e ponto final……conquistem seu próprio espaço….parem de tentar invadir o lugar das pessoas normais…

  • Carlos 21/05/2008 at 13:51

    Nos foi dado o livre arbítrio para que agíssemos da forma que julgamos ser o melhor para nós. Porém os demais podem ou não aceitar o nosso livre arbítrio e nem tampouco são obrigados a aceitá-lo. Creio que o que mais choca as pessoas talvez não seja o fato de alguém ter relações sexuais com outra de mesmo sexo, e sim o fato de quererem e agir como se fossem de outro sexo. Em alguns casos é engraçado, por exemplo, ver as “desmunhecadas” de homossexuais masculinos, mas, que no geral, é ridículo e constrangedor. Os homossexuais não podem querer, por exemplo, que as igrejas realizem casamentos homossexuais quando isto não faz parte da doutrina delas. Não são obrigados a mudarem porque uma minoria o quer. Achei engraçado um caso no interior paulista onde uma pessoa foi presa por discriminação sexual, por ter agredido, fisicamente inclusive, um homossexual que “requebrava nos trejeitos” durante uma conversa em um bar (não concordo e repudio a agressão). Gay não é sexo e sim uma forma, ou opção, de se manter uma relação sexual com uma pessoa de mesmo sexo. O sexo de uma pessoa é masculino ou feminino, macho ou fêmea, salvo a existência de hermafroditas. Creio que os homossexuais devam ter uma outra forma de abordagem para conseguirem seus direitos civis.

  • F. dias 21/05/2008 at 13:52

    Deus não criou GAY. Deus criou Homem e Mulher. A Bíblia fala que o homem deve unir a uma mulher. Fala também que os homens deixarão os seus costumes comuns entregando a paixões infames. LEIAM A BÍBLIA.

  • Apolo 21/05/2008 at 13:54

    Sempre quando o assunto é a sexualidade, a polêmica é certa.
    Para as pessoas que PENSAM NÃO TER TETO DE VIDRO. Vocês deixariam de amar um filho seu simplesmente por causa da sexualidade dele? Creio que não.
    Sempre pensamos que tudo acontece com o vizinho e nós estamos isentos de tudo, mas isso é pura fantasia.
    Quando cremos em Deus e temos amor no coração, amamos o próximo independente de qualquer coisa.
    Quando fiquei sabendo que meu filho era homossexual, dei e dou o apoio necessário para que ele seja feliz, pois eu só serei feliz se meus filhos assim o forem.
    Creio que o problema maior esta na base familiar, a maioria não encontra tempo para sentarem à mesa e conversarem sobre temas diversos. Os pudores de muitos atrapalham este diálogo. Ainda hoje existem muitas pessoas que preferem calar-se a falarem sobre sexo, drogas, sexualidade…

    PAREM E REFLITAM SOBRE AS PRÓPRIAS VIDAS, CULTIVE O AMOR, CARIDADE E PAZ QUE SERÃO PESSOAS MELHORES.

  • Armando Pereira dos Santos 21/05/2008 at 13:58

    Devido a quantidade crescente de homossexuais, que estão nos mais diversos segmentos da sociedade, há uma tendência a querer que isso seja considerado natural. Não é !

    A meu ver, os homossexuais nascem gays. Não é uma opção sexual. É um desvio sexual, do qual não têm culpa, já que nasceram assim. Daí a dizer que é normal e quererem torcer as coisas, há uma grande distância.

    A pedofilia é considerada crime. A necrofilia, acho que também. A zoofilia, não sei se é. mas todos são casos de desvios sexuais, de pessoas que nascem assim. Será que algum dia serão considerados também casais?

    Seja como for, entre uma cabra, uma defunta (recem falecida), uma menina de 12 anos e um homem, eu não escolheria nenhum.

    Mas se fosse mesmo obrigado a escolher, minha última opção seria o homem. E no entanto, essa é a modalidade de desvio mais “aceita”.

    Casal homossexual? Me desculpem, mas essa não !

  • G. Jr 21/05/2008 at 14:02

    Vejo que neste blog só tem viados.

  • LEONARDO 21/05/2008 at 14:04

    TENHO UMA DEFINIÇÃO MELHOR PARA CASAL GAY:
    A-N-O-M-A-L-I-A DA NATUREZA!!!

    PODE TER CERTEZA QUE ESSA É A MELHOR!!

  • DickVigarista 21/05/2008 at 14:06

    Marcionílio, vá ler um pouco e aprender a escrever, apologia ao homossexualismo não existe, é até mais incorreto do que “fochinho”, que só perde na ortografia. Quanto a sua concepção de porcos, só dobrou o comentário que não significou nada duas vezes. Na minha pequenina opinião o ser humano precisa se desfazer de certas regras e certos adjetivos arcáicos. O que é realmente É, mesmo que alguns poucos porcento achem que o que é na verdade não é. Humildade em reconhecer que ninguém aqui é Deus e ninguém tem direito a julgar o próximo faz bem, também conserva a inteligência.

  • DickVigarista 21/05/2008 at 14:10

    O que seria desse povo sem Deus. Aí F. Dias “Deus criou homem e mulher. macho e fêmea. Deus criou o ser humano para procriarem e viverem em família. A Família só se cria homem e mulher”

    Fala isso pro meu vizinho que espanca a mulher e os filhos, o que serão eles? homossexuais, porque também não possuem vergonha na cara?

  • DickVigarista 21/05/2008 at 14:14

    O que serão homem e mulheres inférteis? Homossexuais?

  • Harpia 21/05/2008 at 14:16

    Sérgio,
    Será que a plataforma do blog permite que você inclua imagens nos posts ? Quem sabe desenhando …

  • DickVigarista 21/05/2008 at 14:19

    Quanta hipocrisia! Domingo todos esses estarão na avenida.

  • EVERALDO SERAFIM BRAGA 21/05/2008 at 14:26

    CONCORDO PLENAMENTE COM LIGITIMAÇÃO DE UM CASAL GAY E CHAGA A IGNORANCIA, A DISCRIMINAÇÃO, A HIPOCRESIA DESTA SOCIEDADE QUE FECHA OS OLHOS DIANTE DA REALIDADE, DEUS CONDENA O ADULTERIO, MATAR, ROUBAR, JURAR FALSOS TESTEMUNHO E A MAIORIA DESTES PROPRIOS PECADORES E QUE SE VOLTAM CONTA UM CASAL GAY, QUE ESTA ALI DANDO AMOR UM AO OUTRO, PAGANDO SEUS IMPOSTOS, TRABALHANDO DIGNAMENTE PARA ASSEGURAR UMA VIDA ESTAVEL, TRATEM DE SE PREOCULPAREM COM A VIOLENCIA QUE ESTA ASSOLANDO O PAIS DEIXANDO AS FAMILIAS BRASILEIRAS EM TOTAL DESCASO COM TANTA IMPUNIDADE, QUE SÓ PENALIZAM OS POBRES MISERAVEIS, PORQUE OS PODEROSOS SEMPRE FICAM IMPUNES DE SEUS CRIMES, POLITICOS DO BRASIL ACORDEM PRA REALIDADE ESTAMOS VIVENDO DECLARADAMENTE UMA GUERRA CIVIL, SÓ VOÇES QUE NAO ENCHERGAM ISTO E DEIXEM A VIDA DE QUEM SE AMAM EM PAZ E VAMOS FAZER JUS AO GORDOS SALARIOS QUE VOÇES RECEBEM VINDO DO FRUTO DE UM TRABALHO HONROSO PAGO ATRAVES DE IMPOSTO DE MILHARES DE CASAIS GAYS BRASILEIROS. APROVEITANDO O ESPAÇO GOSTARIA DE PARABENIZAR A REDE GLOBO PELO SEU PROTESTO NA NOVELA DUAS CARAS COM O MOVIMENTO DO CHEGA, PROTAGONIZADO POR MARILIA PERA, TODOS NÓS TEMOS DE GRITAR CHEGA PRA VIOLENCIA, FALTA DE SAUDE, FALTA DE SEGURANÇA, FALTA DE ENSINO, IMPUNIDADE, DISCRIMINAÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, E TANTOS OUTROS PROBLEMAS QUE ENFRENTAMOS.

    UM ABRAÇO A TODOS ASS. EVERALDO

  • Elvis 21/05/2008 at 14:27

    “Casal Gay” não existe. Seria menos agressivo soar nos ouvidos como parceiros homossexuais, pois se falarmos ao pé da letra seria casal alegre ou quem é a esposa e ou marido? Pergunta a questionar por muitas pessoas.
    Se dois amigos moram no msm teto, isso num quer dizer que são casais gay e sim duas pessoas q vivem juntas, agora se fazem sexo no mesmo teto, parceiros homossexuais…

  • Sinesio Filho 21/05/2008 at 14:28

    Depois de mim, os outros são os outros e só,ou seja,gente foi feita para ser feliz,não importa como, e, isto eu sou, e muito, com o meu “companheiro” de 05 anos,temos votos de ficarmos juntos ,como companeirospor mais 30 anos.Quaisquer que sejam as opiniões ,eu sou feliz e basta.

  • jose carlos martins 21/05/2008 at 14:29

    Primeiramente quero desejar uma boa tarde á todos os participantes deste debate em grupo…expressando á seguir minha opinião sobre o assunto.
    1.Seres humanos existem e devem ser respeitados,possuindo aí uma diferença na palavra aceitação.
    2.Possuimos livre arbítrio e o direito de examinar as escrituras sagradas,sem inverte-la.Para se obter em todo o seu contexto,não só em versículos isolados utilizados por preconceituosos acoplados na mesma para discriminação.Concordamos que a verdade é única e ninguém a anula,porém precisamos pedir sabedoria e prudência para o criador,para não ferir,discriminar e excluir seres humanos que pagam seus impostos e faz parte do nosso cotidiano social.
    Sou homossexual convertido ao cristianismo há 5 anos,aguardando o milagre em Deus.Porém consciente da criação por ele permitida através da palavra em todo o seu contexto.

  • fabiana 21/05/2008 at 14:29

    Me assusta como o “POVO DE DEUS” como se denominam os que discriminam, julgam, culpam e punem em nome d’Ele, desconhecem o evangelho q tanto pregam. Não Julgueis, para não ser julgado… Aquele q não tiver pecado q atire a primeira pedra… entre tantos outros ensinamentos de complacência, generosidade e bondade q o Cristo ao q essas pessoas reverenciam, deixou. Não entendo tanta raiva e preconceito… Se esse Deus moralista, inquisidor e desumano existe, não é o meu. Fique em paz “POVO DE DEUS” e deixem em paz os DIFERENTES, isso chama-se respeito.

  • cremilda ( phd em português ) 21/05/2008 at 14:31

    o correto é ca – guei que vem da junção das palavras casal e guei.

  • cremilda ( phd em português ) 21/05/2008 at 14:32

    a palavra correta é : K – gay , derivada das palavras casal e gay .

  • Brutus 21/05/2008 at 14:41

    Casal patético, soaria melhor.

  • Sérgio Rodrigues 21/05/2008 at 14:49

    O comentário de Gabriel acaba de ser apagado. Ser preconceituoso é um direito de cada um, mas sem incorrer no Código Penal.

  • hugo 21/05/2008 at 14:51

    eles merecem todo o respeito enquanto pessoa , são sere – humanos . muito de vocês que estão só criticando , tem casos na família e ficam fechando os olhos .

  • Pablo Casado 21/05/2008 at 14:51

    Pelo amor…!

    Imagino quando aparecer um novo post da categoria sobrescritos qual será a leitura desse pessoal.

  • jorge murad 21/05/2008 at 14:52

    se homossexualismo fosse normal , deus teria criado adão e ivo.

  • marcionílio Pereira 21/05/2008 at 14:53

    Para com esse papo de meu filho nascer gay cara! Se você nasceu em uma família cristã e lhe repassa os valores. A pessoa não cai nessa loucura. Qualquer Bíblia diz que homossexualidade é abominação aos olhos do Eterno. Será que você nunca ouviu ou leu sobre as cidades de Sodoma e Gomorra. Há você nunca leu a Bíblia????O homem peca por não conhecer a verdade meu filho!

  • jorge murry 21/05/2008 at 14:54

    pq. voces nao procuram algo melhor para fazer do que criticar os outros ? . são pessoas como outras quaisquer que não pediram para nascer homo.merecem respeito e não são diferentes em mais nada .

  • DickVigarista 21/05/2008 at 14:54

    Nossa Jorge, que comentário inédito..

  • DickVigarista 21/05/2008 at 14:58

    (ao Jorge Murad o ultimo post)

  • fernando p/ marcionilio pereira 21/05/2008 at 15:00

    que papo é esse ? e como vc. explica os casos de
    pedofilia que ocorreram dentro da propria igreja ? vai dizer que não leu ou não sabe . tenho certeza que esse seu preconceito deriva da falta de estudo e de informação. já que falou em deus lembre-se : amai-vos o proximo , independente de qualquer coisa . de qualquer forma tente voltar para a escola e busque mais informações pq. vc. parece uma velha beata .

  • fernando p/ marcionilio pereira 21/05/2008 at 15:00

    que papo é esse ? e como vc. explica os casos de
    pedofilia que ocorreram dentro da propria igreja ? vai dizer que não leu ou não sabe . tenho certeza que esse seu preconceito deriva da falta de estudo e de informação. já que falou em deus lembre-se : amai-vos o proximo , independente de qualquer coisa . de qualquer forma tente voltar para a escola e busque mais informações pq. vc. parece uma velha beata .

  • fernando p/ marcionilio pereira 21/05/2008 at 15:00

    que papo é esse ? e como vc. explica os casos de
    pedofilia que ocorreram dentro da propria igreja ? vai dizer que não leu ou não sabe . tenho certeza que esse seu preconceito deriva da falta de estudo e de informação. já que falou em deus lembre-se : amai-vos o proximo , independente de qualquer coisa . de qualquer forma tente voltar para a escola e busque mais informações pq. vc. parece uma velha beata .

  • fernando p/ marcionilio pereira 21/05/2008 at 15:00

    que papo é esse ? e como vc. explica os casos de
    pedofilia que ocorreram dentro da propria igreja ? vai dizer que não leu ou não sabe . tenho certeza que esse seu preconceito deriva da falta de estudo e de informação. já que falou em deus lembre-se : amai-vos o proximo , independente de qualquer coisa . de qualquer forma tente voltar para a escola e busque mais informações pq. vc. parece uma velha beata .

  • fernando p/ marcionilio pereira 21/05/2008 at 15:00

    que papo é esse ? e como vc. explica os casos de
    pedofilia que ocorreram dentro da propria igreja ? vai dizer que não leu ou não sabe . tenho certeza que esse seu preconceito deriva da falta de estudo e de informação. já que falou em deus lembre-se : amai-vos o proximo , independente de qualquer coisa . de qualquer forma tente voltar para a escola e busque mais informações pq. vc. parece uma velha beata .

  • fernando p/ marcionilio pereira 21/05/2008 at 15:00

    que papo é esse ? e como vc. explica os casos de
    pedofilia que ocorreram dentro da propria igreja ? vai dizer que não leu ou não sabe . tenho certeza que esse seu preconceito deriva da falta de estudo e de informação. já que falou em deus lembre-se : amai-vos o proximo , independente de qualquer coisa . de qualquer forma tente voltar para a escola e busque mais informações pq. vc. parece uma velha beata .

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:00

    Nossa e os marketeiros da biblia que o digam. Nem sabemos da homossexualidade na igreja e da pedofilia então nem comentamos. Fechem os olhos..

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:02

    Mas Fernando discutir com o Marcionilio é discutir com uma cerca. Leia isso:

    Apologia ao homossexualismo é o mínimo que posso dizer! Sobre tal comportamento eu só tenho a informar o que está escrito: Não jogue pérolas a porcos! Sabe aquela porquinha que você põe uma argolinha com um rubi em seu focinho, de que adianta! se ela vai ficar rolando e rolando na lama

    entendeu?

  • jorge murad p/ dick vigarista 21/05/2008 at 15:03

    eu não pedi sua opinião .se vc. tá sem dinheiro pra lan house eu não tenho nada com isso . agora volte pro serviço e não esqueça a marmita.

  • Marcionílio Pereira 21/05/2008 at 15:04

    Não existe nada que comprove que uma pessoa nasça gay, isso é um absurdo. Eu chamo isso de licenciosidade por parte da família. Não sabem educar os filhos, essa é que é a verdade. Não impõe limites. O Pai não está presente, para orientar e disciplinar e ensinar valores, inclusives bíblicos para as crianças, daí quando cresce vira essa nhaca aí!!!!!!!!!

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:06

    Oo Murad, que que tem o cu a ve com as calça?

  • Gabriel 21/05/2008 at 15:08

    INCORRER NO CÓDIGO PENAL, QUANDO ME DIRIJO A UM DISCUSO DIRETO A ALGUEM. NO CASO FOI UMA OPINIÃO Q TENHO E FOI POST DE ACORDO COM A PROPOSTA DE OPINIÕES. NÃO ESTOU SENDO PRECONCEITUOSO APENAS MEU PONTO DE VISTA… LIVRE ARBÍTRIO DE EXPRESSÃO. CADA UM NA SUA COM MUITA COISA EM COMUM. OS GAYS SÃO E É UM GRUPO DE DRAGÕES SOBREVIVENTES A UMA REJEIÇÃO SOCIAL E QUEREM SIM A DIFERENÇA, ENTÃO MONTEMOS UM MANIFESTO DE HETEROS QUE SAIRÁ BEM NISSO??

  • jorge murad p/ dick vigarista 21/05/2008 at 15:09

    será que foi isso que aconteceu com os padres pedófilos ?

  • José Santos 21/05/2008 at 15:09

    Oi Sergio. Valeu a reflexão, Parabéns! O problema são alguns comentários que perderam de vista a natureza da discussão. (Daí, eu também resolvi tomar outra direção.) Se muitos ignoram que “Adão e Eva” é conto da carochinha, outros baseiam sua intolerância no “princípio da natureza”. Pois é, sugiro outra reflexão pra vc, Sergio. O humano faz parte da natureza? Porque se formos seguir a natureza, PORQUE OS HOMENS TÊM MAMILOS? POR QUE SE USA A LÍNGUA E OS SEIOS NO SEXO? Por que as adolescentes menstruantes de 12 anos não copulam com os machos produtores – independente da idade – COMO É NA NATUREZA? Por que os homens usam automóveis e aviões? “Deus criou” foi cavalos, mulas e jegues. Por que não avançamos sobre os outros, os rasgando com nossas presas, como fazem os animais nas florestas e savanas? Se é para seguir a bíblia indiscriminadamente, porque não elegemos Levítico como um manual de feitiçaria e de matança, olho por olho, dente por dente? E finalmente, quem criou os bichinhos feios da floresta (Coitadinhos!!!), os dinossauros, as lombrigas e as bactérias? E os bichinhos hermafroditas? Foi o capeta?

  • cremilda 21/05/2008 at 15:10

    vcs. acham que a sabrina sato deve remover a pinta ?

  • marcionílio pereira p/ Fernando 21/05/2008 at 15:14

    Meu caro, pedofilia, pornografia e etc… existe em todo lugar não só na igreja, mas você vai justificar um erro por outro erro, faça um exame de consciência?? Ela eu sei deve estar bem pesadinha!!!!

  • Rafael 21/05/2008 at 15:15

    E, aí, Sérgio? Você continua a professar a crença de que a doença infantil dos juízos malformados que empesteou a Internet tende a ser curada com a convivência mais longa com o dom da réplica?

  • Gabriel 21/05/2008 at 15:17

    O que o peixe disse a peixa???

  • Marcel 21/05/2008 at 15:18

    Nhaca? Hehehehehe…Falta só Chato,Feio e Bobo(e dar a língua) neh Marcionilio?…Já não basta suas opiniões tenebrosas agora a gente tem que ler redação que parece ter saído de segunda série…Do mesmo jeito que não tem o que comprove que alguém tenha nascido gay não tem nada que comprove que alguém tenha nascido preconceituoso e imbecil,mas o que importa é o que eles expressam atualmente ne?…Se é que voce me entendeu…E chega de baixaria…Vamos trabalhar Marcionilio?

  • Marcionílio Pereira 21/05/2008 at 15:19

    E tem mais!!!!! O homossexualismo não é combatido só na igreja católica, mas em todas as religiões do mundo!!! Então não venha com esse papinho de Padre, Padre, Padre, nas outras religiões não tem padre!!

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:21

    eu acho que a sabrina sato deve reover o rim.

  • Marcionílio Pereira 21/05/2008 at 15:22

    Valores de decência cristã cara, isso é que lhes falta.

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:22

    Marcionilio va conhecer outras religioes, que pelo visto voce tem o sócio-sacerdócio-club

  • Jonas 21/05/2008 at 15:22

    Uma evidência de que somos tão mal-orientados quanto ao assunto é o fervor bestial dos comentários e o fato de sair pelo menos uns três a cada minuto…Quando se sabe muito sobre algo nem é preciso reafirmar opiniões…Homossexualismo existe desde à epoca do ser humano(lembra deles?)

  • Tibor Moricz 21/05/2008 at 15:24

    E aí, Sérgio? Se divertindo com essa amálgama esdrúxula e engraçada de comentaristas? Eu estou…rs.

  • Marcionílio Pereira 21/05/2008 at 15:27

    Vai desmunhecar lá nas arábias para você ver. A galera muçulmana te capa lá, daí vc vai voltar para o Brasil muito mais alegrinho, eta!!!!! É a velha inteligência meu amigo: quando vc está no pecado sexual é como acender uma fogueira para si próprio, enquanto vc não se consumir até o último átomo do seu corpo e alma não sossega.

  • Hugo 21/05/2008 at 15:28

    Queima ele Jesus…Queima ele

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:28

    Marcionilio, que time teu?

  • Pedro 21/05/2008 at 15:32

    Pastor Marcionilio,pede logo o dízimo e casca fora!

  • Gilberto 21/05/2008 at 15:35

    VAMOS DEIXAR AS PESSOAS VIVEREM SUAS VIDAS E NOS PREOCUPARMOS COMA NOSSA QUE JÁ É MUITA COISA. A QUESTÃO DA SACANAGEM QUE FAZEM COM OS APOSENTADOS POR EXEMPLO.

  • Rafael 21/05/2008 at 15:35

    Tibor,

    Sempre é bom encontrar alguém dos velhos tempos. As coisas mudaram bastante, hein?

  • Carol 21/05/2008 at 15:47

    Pelo que vi aqui todo mundo quer impor sua ótica para o outro. É por isso que o ser humano está como está.

    Religiosos: Deus disse isso, Deus disse aquilo. Em primeiro lugar, existem pessoas que não acreditam na Bíblia, não acreditam em Deus, enfim, parem de querer que todas as pessoas concordem com seus preceitos religiosos. Se existe livre arbítrio (e está na Bíblia isso) é para ser respeitado. E em segundo lugar, tomando como verdade a Bíblia, Deus também disse que NÃO JULGUEIS PARA NÃO SEREM JULGADOS. Ele é o Juiz, não vocês. Ou vocês se acham tão perfeitos a ponto de serem enviados de Deus para julgar a humanidade. Sigam um pouco o que Jesus falou e praticou aqui na Terra: o Amor, a compreensão, a caridade….

    Gays: Não adianta ficar apelando para o emocional das pessoas, dizendo que ‘o filho delas pode ser gay’. Vocês tem que aprender a viver e ser feliz apesar da opinião dos outros. Afinal de contas, na minha humilde opinião, se vocês são gays é porque é a missão de vocês. Mostrem para as pessoas que vcs são dignos de respeito sendo pessoas corretas, caridosas e compreensivas. Não adianta nada ficar reclamando da intolerância e intolerar a quem não os tolera. Não se paga o mal com mal. Sejam felizes, façam o bem, amem seu próximo e se compadeçam de quem os ataca. Será mai fácil assim.

  • Marinalva 21/05/2008 at 15:48

    NÃO ACHO CORRETO CHAMAR DOIS GAYS DE CASAL, EU ENTENDO Q CASAL SERIA ENTRE UMA MULHER E UM HOMEM, E ENTRE OS GAYS, NUNCA SE SABE QUEM FAZ O PAPEL DE HOMEM E O DE MULHER. ENTÃO DEVERIAM DAR UM OUTRO NOME À ELES, POR EX. PAR, OU OUTRA COISA, MAS QUE COMBINASSEM MAIS COM DOIS GAYS, JÁ QUE A PALAVRA “CASAL” JÁ É DESTINADA A DOIS SERES DE SEXOS DIFERENTES.

  • LUDMILA 21/05/2008 at 15:55

    Pelo amor de DEUS parem com essa baixaria…quem vcs acham que são pra ficar criticando os gays…um bando de hipócrita, que não tem o minimo de bom senso…cuidem das suas vidas (seus enrustidos), deixem os gays serm felizes. o homossexualismo tá aí. é uma realidade, e não são esses comentários preconceituosos que vai mudar a situação. CASAL GAY OU NÃO, VAMOS RESPEITAR..É O MINIMO

  • DickVigarista 21/05/2008 at 15:55

    Não Marinalva, casal é uma casa pequena e rústica, não leu o texto? homem é homem e mulher é mulher e o Marcionilio na verdade é um marciano.

  • JULIANA 21/05/2008 at 15:58

    RESPEITEM O PRÓXIMO FALSOS CRISTÃOS…GAY TAMBÉM É FILHO DE DEUS…E HJ JÁ EXISTE IGREJAS INCLUSIVAS EM SP…É O COMEÇO DE UMA REVOLUÇÃO..SOU HETERO, MAS DOU TOTAL APOIO AOS GAYS.

  • CARLOS 21/05/2008 at 16:06

    é isso mesmo chega de falso moralismo…casal gay sim…existe e pronto acabou…quem não quer aceitar….pelo menos respeita…falam tanto em educação, mas nçao tem nenhuma

  • CARLOS 21/05/2008 at 16:10

    ae marcionilio, se preocupa com a sua vida meu filho, ou então vc vai p o inferno..kkkk

  • Rafael 21/05/2008 at 16:10

    DIRIJO-ME AOS LITERATOS QUE AINDA FREQÜENTAM ESTE ESPAÇO

    Alguém já leu aquele livro do Ortega y Gasset, A Rebelião das Massas?

    Confesso que, de início, achei a tese um tanto exagerada. Hoje, à luz dos novos fatos, estou revendo minha opinião…

  • Eduardo 21/05/2008 at 16:11

    Ser gay ou não ser gay… ? Eis a questão….

  • Ronaldo Manzo 21/05/2008 at 16:13

    Que coisa engraçada não é? Falávamos da expressão “Casal Gay” e não da concepção de certo ou errado. Eu recomendaria uma boa psicanálise para o povo preconceituoso aí de cima, pois, pelo grau de preconceito demonstrado, deve haver algum desejo oculto que quer se libertar e fica se escondendo atrás até mesmo de mensagens bíblicas (perfeitamente questionáveis, visto que Jesus, que foi O cara, nunca escreveu nada além de palavras NO CHÃO!). Não sou gay, mas também não votei no Lula e não fundei nenhuma igreja, mesmo assim convivo muito bem com todos eles: gays, políticos e crentes.
    Difícil entender? Larga a bíblia e pega um Nietzsche!!!

  • Pablo Casado 21/05/2008 at 16:14

    Hahahaha.

    Percebi agora a nova citação no início do blog.

  • Ana 21/05/2008 at 16:16

    Bom nós cristãos somos assim chamados porque acreditamos em Cristo, não nos homens. Infelizmente vemos na igreja muitos casos de homossexualismo, mas Cristo não tem culpa disso…..não podemos perder a fé por maus exemplos de pessoas que só querem satisfazer a sua carne.

  • Bia 21/05/2008 at 16:18

    Engraçado esses heteros fervorosos ficarem acessando matérias que falam sobre homessexualismo… que curiosidade, não?

    Lendo os comentários acima cada vez tenho mais certeza de que seria muito melhor se ter um Estado laico!

  • Roberto 21/05/2008 at 16:23

    “Eles são amantes gays” não tem poblema, mas “eles são um casal gay”, sim? A idade média não acabou ainda…

  • Ana 21/05/2008 at 16:23

    mesmo pra quem não acredita em Deus !!!! então vamos supor que somos apenas um acidente da natureza…mesmo assim….a natureza fez homem e mulher, e os dois se completam de uma forma que os homossexuais nunca vão se completar….são aberrações sob qualquer ponto de vista.

  • karlos 21/05/2008 at 16:23

    Ana, quando vc aprender o que é “homossexualismo” e saber o verdadeiro real de ser homossexual ou conviver com um vc certamente não colocaria adão e Eva no meio de discursão que envolve um ser humano que nasce homossexual e o conflito existente de si e o quanto o próprio sofre diante de si e de sua sociedade que é misquinha, egoísta e, sobretudo, preconceituosa qe não sabe nem o mínimo sofrimento que os homossexual passam. daí vem vc falar que Deus criou Adão e Eva acho que vc deveria participar mais da vida e tirar a tapa e enchegar o que estar além do que ver.

  • Ronaldo Manzo 21/05/2008 at 16:28

    Ana. O que é COMPLETAR para você? Pênis e vagina? Que tal completar com respeito e amor? Isso as pessoas conseguem até com animais, por que não conseguiriam entre indivíduos do mesmo sexo?

  • Tibor Moricz 21/05/2008 at 16:30

    Rafael,

    A isso eu chamo de popularização elevada à enésima potência. Ou o Sérgio propõe assuntos menos polêmicos como esse (nem foi essa a intenção dele, coitado) ou o Blog tem destino duvidoso… Nada contra o povão, mas cada macaco no seu galho. De qualquer forma, fico aqui, rindo com as abobrinhadas.

  • Ana 21/05/2008 at 16:39

    o mundo está podre….as pessoas não tem mais noção do certo e errado….tenho pena de vcs homossexuais pois são infelizes….e fazem seus entes queridos infelizes também….sei q tem pessoas doentes…algumas doentes do corpo ( nascem com tendências) outras doentes da alma ( que vivem nesta vida por simples prazer) ….. não é questão de julgar, condenar….mas DE FALAR A VERDADE…..

  • karlos 21/05/2008 at 16:39

    Marcionílio que vergonha vc falando de Deus, vc sabe o que é “Deus”? Acho que vc deveria ter vergonha de frequentar uma religião, o que Deus nos ensina não é AMAR SOBRE TODAS AS COISAS, RESPEITA O PRÓXIMO ETC. vejo que vc tem muito o que aprender e, sobretudo, olhar pra si mesmo e perguntar quem é vc e o que vc faz neste mundo? Ah! quando vc falar sobre os seres humanos “um ser predominante” não se esqueça vc é um deles e dotado de defeitos e que Deus ama todos por igual sem distição de cor, raça, credo e sexo. E abra sua mente preconceituosa e tire a tapa dos olhos…

  • Joaquim 21/05/2008 at 16:46

    Atenção, atenção, atenção…muito obrigado pela atenção !!!

  • Ana 21/05/2008 at 16:53

    Deus ama todos sim meu amigo…não tenhamos dúvidas…MAS ODEIA O PECADO….
    não estou me dirigindo aqui para as pessoas com tendências homossexuais….Pois Deus vai olhar o coração de cada um.

  • Rafael 21/05/2008 at 16:53

    Pois é, Tibor. Para segurar a turba ensandecida, o Sérgio deverá, como as boas famílias de antigamente, evitar assuntos que não se falam à mesa.

    Tive certeza de que as coisas saíram do controle quando vi um infame qualquer mencionando a mais infame das frases de duplo sentido: que time teu?

    No meu tempo (nem é tanto tempo assim), ninguém que havia chegado à quarta série caia nesse tipo de pegadinha. Fico pensando com meus botões: quantos aqui realmente leram um livro?

    Bem, serve de consolo saber que o Sérgio está reunindo um tremendo material para seus famosos “sobrescritos”.

  • Armando Pereira dos Santos 21/05/2008 at 16:54

    Ei, Ana !
    Deixa eu te explicar uma coisa. Nenhum homem,salvo os que já nasceram homosexuais, está “nessa vida”, como você diz, por prazer.
    Você acha isso possível simplesmente porque é mulher e gosta da coisa.

  • karlos 21/05/2008 at 16:58

    Então vc está dirigindo para que direção, e quem garante que o que vc está falando a respeito dos homossexuais são pecados. Pode ter certeza que Deus nos ama sim, até aqueles que se acham o certo diante os outros…

  • DickVigarista 21/05/2008 at 17:05

    Quer saber? Ninguem sabe nada..

  • Ronaldo Manzo 21/05/2008 at 17:07

    Ana, É muito fácil colocarmos a culpa em Deus!!! ELE vai te castigar! ELE vai te julgar! ELE vai te analisar! ELE blá blá blá… sendo que o bloqueio é nosso! DEUS ODEIA O PECADO SIM e quando ofendemos uma pessoa cujo comportamento não NOS agrada, colocamos a culpa em Deus e PECAMOS DUAS VEZES!
    Eu não disse se é certo ou errado, só disse que você não é a pessoa indicada (aliás essa pessoa não existe) para JULGAR!
    só isso! admiro sua postura cristã, se você leva a sério é ótimo para você. Mas, para que seja ótimo para os que te rodeiam, economize seu preconceito, senão você será cética demais e não aproveitará nada do que Deus te reservou nessa vida. Não acredito que ele tenha nos criado para nos prendermos dentro de casas ou igrejas, mas sim para encarar as tentações e os pecados DE FRENTE, sem ceder a eles, claro! Mas estendendo a mão àqueles que precisam, independentemente de quem sejam. Pense nisso!

  • Marcello Kharay 21/05/2008 at 17:08

    Parabéns ao Sérgio pelo texto. Em apenas quatro parágrafos muito bem redigidos, conseguiu apresentar de forma clara a etimologia do vocábulo “casal”.
    Todavia, deve ser triste para um escritor ter de se deparar com a quantidade de asneiras constantes nesses comentários.
    Em primeiro lugar, o texto do Sérgio tem por escopo defender que o termo “casal” pode ser empregado para designar duas pessoas homossexuais, o que resta provado através do estudo semântico da palavra. E ponto final. Não se trata de uma análise axiológica do tema.
    Entretanto, a maioria absoluta dos comentários adentram o mérito da questão, como se o debate fosse sobre “o certo e o errado” no que concerne à homossexualidade.
    Fanáticos religiosos sem instrução, homossexuais recalcados, internautas ociosos – todos querem expressar sua opinião sobre o homossexualismo, olvidando-se de que o autor do texto se limitou a escrever sobre a possibilidade do uso do palavra casal no âmbito homossexual.
    Muitos comentários deixam claro que seus autores sequer leram o texto ou, pelo menos, não sabem interpretar o que lêem.
    Isto sem falar na exacerbada quantidade de comentários que me provocam dores nos olhos, em razão dos atentados contra a língua portuguesa.
    Por oportuno, ressalte-se que várias pessoas empregam a expressão “livre arbítrio”, a qual consiste em pleonasmo vicioso, uma vez que “arbítrio” significa, segundo o Dicionário Globo, deliberação que depende só da vontade de quem resolve, ou seja, o arbítrio é, por essência, livre.
    A todos os comentaristas: aprendam a ler e utilizem os meios em razão da finalidade para a qual foram criados. Ao autor do texto: mais uma vez, parabéns!

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 17:08

    Vamos lá pessoal !
    Falem mais bobagens !

  • Ana 21/05/2008 at 17:12

    Ronaldo. Penis e vagina são duas coisas sagradas tanto quanto qualquer outra parte do nosso corpo….esse que é o X da questão…vcs banalizam as coisa…tratam tudo como objeto…..deveriam se envergonhar.

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 17:15

    Ihhhhhh, a Ana tá ficando doidona !
    Resolveu introduzir o pênis e a vagina na história…

  • Ronaldo 21/05/2008 at 17:16

    Toda vez que se comenta sobre o homossexualismo há uma série de confrontos sobre certo, errado, pode, não pode, etc. Há que se esclarecer que todos são iguais perante a lei, porém há um alerta no sentido espiritual. Deus criou macho e fêmea e abençoou o casamento. Enfim, para quem crê na Bíblia, meditem no seguinte trecho: “”Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,” (I Coríntios 6 : 9)”. Leiam ainda Romanos 1.27,28: “E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm”. Creia, não é preconceito, apenas temos o dever de avisar sobre esta prática que não está de acordo com a vontade de Deus.

  • Ronaldo Manzo 21/05/2008 at 17:17

    Ana, desculpe, eu quis apenas dizer que o texto se refere ao termo ´Casal´ e que, para isso, não se deve focar apenas o ato sexual. Há pessoas do mesmo sexo que convivem com muito mais respeito e amor do que casais hetero. Infelizmente, é verdade. Mas existem!!!

  • Ana 21/05/2008 at 17:17

    armando não seja ridiculo apenas respondi um comentario feito pelo Sr. Ronaldo.

  • Roberto 21/05/2008 at 17:18

    PS. Deus não existe. E ainda temos a separação Igreja e Estado.

  • karlos 21/05/2008 at 17:18

    Marcello Kharay, fiquei elogiado de ler seu recado de modo congruente e perspicaz ao tema.

    Você é o ” Cara”.

    Ah! Não estou puxando saco viu (riso).

  • Tibor Moricz 21/05/2008 at 17:19

    Rafael,

    Aliás, creio que A Rebelião das Massas de Ortega y Gasset tangencia a bagunça épica que temos aqui no Todoprosa…rsrs

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 17:20

    Tudo bem, afinal cada um introduz o que quiser aonde quiser.

  • Ana 21/05/2008 at 17:20

    tud bem…como disse meu amigo Ronaldo… ” apenas temoso dever alertar as pessoas sobre as consequencias espirituais de seus atos…mas cabe a cada um acolher ou não.

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 17:21

    Prezado lcarlos,

    Em que idioma estás a se expressar?

  • Ana 21/05/2008 at 17:27

    e quanto ao Sr. Sérgio querido autor do texto em questão….seu texto está muito bem escrito…vc foi feliz em suas palavras…e imparcial também…desculpe por termos fugido do assunto que vc propôs.

  • O Perspicaz 21/05/2008 at 17:28

    Acredito que Machado de Assis e Silvio Romero formariam um belo casal gay: com a benção de Deus, evidentemente!

  • Ronaldo Manzo 21/05/2008 at 17:30

    Ana, foi um prazer debater contigo! Compreendo sua posição, por ter conhecimento de um documento tão importante como a Bíblia, você não pode se omitir e deixar de informar as pessoas sobre seu conteúdo. Por outro lado, respeitar os conceitos do outro é também uma forma de amar ao próximo. Espero que tenhamos aprendido algo com isso.
    Bom feriado!

  • Gelson 21/05/2008 at 17:30

    Meu Deus em que mundo vivemos?? É lamentável ter que ver isso, estamos em pleno séc 21, III Milênio e as pessoas discutem sexualidade como tabu…
    Deixa cada um fazer o q quer, dar o q quer pq a terra vai comer msm. Vcs se agridem com respostas, isso é muito primitivo… Parem e pense Ser Gay não é doença e não anormal, somos seres humanos e não é estranho outro ser humano.
    Axo melhor cudar da saúde pq da vida ja tem muita gente cuidando…

    sinceros lamentos como um cidadão que ler.

  • Ana 21/05/2008 at 17:33

    e para finalizar quero deixar uma pequena passagem bíblica para os defensores do “livre arbítrio” ( quem não acredita na bíblia desconsidere) TUDO LHES É PERMITIDO, MAS, NEM TUDO LHES CONVEM !

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 17:34

    Querida Sra. Ana,

    Concordo e sugiro que amanhã o querido Sr. Sérgio introduza um outro tema sobre outra aberração qualquer.

  • Ana 21/05/2008 at 17:37

    Ronaldo Manzo. Digo o mesmo pra vc ! fico feliz por compreender meu posicionamento….Tenho muitos amigos que são homossexuais….e tenho muito respeito e amor por eles….um abraço.

  • joana 21/05/2008 at 17:37

    isso é o de menos..o importante é ser feliz

  • joana 21/05/2008 at 17:44

    ANA ACHO QUE VC DEVERIA PENSAR DUAS VEZES ANTES DE CHAMAR UM GAY DE ABERRAÇÃO…MAIS FÁCIL VC SER UMA..COM ESSA CABECINHA..SE ACHANDO NO DIREITO DE JULGAR AS PESSOAS…ACHA QUE TEM ESSA UNÇÃO TODA…

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 17:45

    Quando tudo parecia calmo, eis que alguém surta…

  • Ana 21/05/2008 at 17:46

    Desculpem por ter usado essa palavra aberração…..foi sem pensar….desculpem

  • ELO 21/05/2008 at 17:47

    é isso msm joana!!! só Deus pode julgar..e tenho certeza que ele ama todos da mesma forma…parem de falar por ELE..sem saber oq realmente ELE pensa…SEI QUE JAMAIS ELE CRIARIA UMA ABERRAÇÃO…E OS GAYS JÁ NASCEM ASSIM

  • alguém 21/05/2008 at 17:49

    DEUS NÃO FAZ ASCEPÇÃO DE PESSOAS….IGREJAS INCLUSIVAS JÁ…MAIS INFORMAÇÕES..www.igrejaparatodos.com.br

  • camile 21/05/2008 at 17:52

    TEM TAMBÉM A COMUNIDADE CRISTÃ NOVA ESPERANÇA…JÁ TEMOS IGREJAS EM VARIOS ESTADOS, E ATEH NA ARGENTINA…DEUS É MARAVILHOSO, INCLUSIVE COM OS GAYS…UMA COMUNIDADE QUE TE ACEITA COMO VC É

  • Ana 21/05/2008 at 17:52

    o problema não está na pessoa…e sim no ato….o homossexualismo é uma aberração….infelizmente pra quem pratica…mas é…..busquem ajuda…..enquanto podem…tchau….

  • junior 21/05/2008 at 17:54

    nossa que legal!!!!

  • Dy 21/05/2008 at 17:55

    Ana, acho que vc deve ter algum problemal!!!
    Vc se reprime assim para não se assumir? Aberração é um ser humano jogar uma criança do 6º andar, sendo ela pai da criança ou não!!!

  • Arnaldo Jabor 21/05/2008 at 17:55

    Its rainy man, aleluia, its rainy man.. viva os gays e a parada gay em que só vai hetero.

  • junior 21/05/2008 at 17:56

    é uma ato de amor entre 2 pessoas..oq tem demais???????????/

  • junior 21/05/2008 at 17:57

    é isso msm..os hetero metem o pau nos gays…mas domingo vão estar tdos lá..lotando a pulista

  • LUDMILA 21/05/2008 at 17:59

    VIVA OS GAYSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  • amanda 21/05/2008 at 18:02

    eu vou dar um apoio mesmo…além do mais a parada é tudo de bom…nós hetero nunca fazemos festas tão boas assim

  • lu 21/05/2008 at 18:07

    nossa…vai ser bom msm…vou com a minha namorada…somos um casal gay..rss

  • katia 21/05/2008 at 18:13

    p mim quem fala muito..é pq tem vontade

  • eu 21/05/2008 at 18:15

    kd os criticos???????????????

  • O Cínico 21/05/2008 at 18:15

    Para acabar com a palhaçada, sugiro ao moderador estabelecer um filtro que barre automaticamente todos os comentários em que apareçam as palavras: Deus, homossexuais, gay, vagina e pênis.

  • Iargo 21/05/2008 at 18:15

    Ah! ah! ah! ah! Passei alguns momentos bem divertidos diante dessa polêmica toda entre os debatedores. Muito engraçado mesmo. Deve ser por isto que na língua inglesa homossexuais são chamados de GAY (alegre). Então “salve, salve a alegria, a pureza e a fantasia”, como cantou Pepeu um dia. Façam amor, não a guerra. Neste sentido os homossexuais são exemplares mesmo. Ao contrário de seus acusadores ditos “heteros”. É preferível distribuir beijos do que tiros. E eu fico impressionado como pessoas ditas cristãs adoram usar o nome Deus em vão, contrariando um dos 10 Mandamentos, base de sua fé e se arvoram em juízes do comportamento de seus irmãos e irmãs, já que somos todos filhos do mesmo Pai Celestial. É muita falta do que fazer. Mas eu humildemente confesso que nunca tive o privilégio de ser chamado ao escritório celestial para ser designado porta-voz da divindade. Não posso falar pelo Criador. Quem sou eu ? Sou apenas um ser humano com qualidades e defeitos e fraquezas como qualquer um ou qualquer uma que nasce neste mundo louco. É impressionante como em pleno alvorecer do século XXI as pessoas ainda estão preocupadas com o comportamento sexual alheio. Um ser humano é muito mais que sexo. Abaixo os rótulos culturais ! “Não sois máquinas, homens é que sois” (Charlie Chaplin). E não me façam confusão, por favor: homens no sentido de seres humanos. A propósito, por favor, quem souber, me diga: Qual é mesmo o sexo dos anjos ?

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 18:18

    Falou o boiola !

  • eu 21/05/2008 at 18:21

    eu e vc….

  • eu 21/05/2008 at 18:24

    para largo….DISSE TUDO PARABÉNS

  • Alinette 21/05/2008 at 18:25

    Viva Marcelo Kharay!
    E obviamente parabéns ao autor, que encontrou uma forma muito objetiva de dirimir a dúvida.

  • eu 21/05/2008 at 18:26

    BOIOLA É VC ARMANDO..SEU DOIDO ENRUSTIDO

  • claudia 21/05/2008 at 18:29

    ser gay é natural…parem com essa polemica

  • Iargo 21/05/2008 at 18:30

    Ah, sim, desculpe, Sr. Sérgio Ropdrigues, o tema principal do debate foi tão desviado (sic) que acabei não expressando o que penso de casal ser uma palavra que possa se aplicar também aos parceiros gays. Claro que sim, como não ? Se assim se consideram, que assim seja. Felicidades aos casais gays, muita alegria e satisfação. Se a pessoa não puder ser feliz da maneira que achar melhor, desde que não invada o espaço alheio, que problema existe ? Às pessoas que gostam de pegar versículos isolados dos textos bíblicos para justificarem seus pontos de vista, especialmente o apóstolo Paulo, deixo aqui uma citação tirada de uma das cartas dele: “Ama e faça o que quiseres”. E ainda, como cantou o saudoso Raulzito em Sociedade Alternativa, “todo homem tem direito de pensar o que quiser, de amar a quem quiser, de viver como quiser, onde e como ele quiser”. No meu modo de entender gays formam casais alternativos.

  • Armando Pinto Grande 21/05/2008 at 18:31

    UUUUUUUUUUUUUUiiiiiiiiiiiiiiiii

  • claudia 21/05/2008 at 18:34

    ou não? não vejo nada demais..e olha q sopu ht

  • claudia 21/05/2008 at 18:36

    VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • claudia 21/05/2008 at 18:38

    .

  • claudia 21/05/2008 at 18:44

    ….

  • Théo 21/05/2008 at 18:45

    Sou gay a muitos anos e nao sou infeliz. Sou muito equilibrado! Certo do que quero e do que sou. Nao sou afeminado, sou homem e vivo como tal, Embora seja gay continuo pagando meus impostos e o dizimo na Igreja.
    Me sinto igual a todos e ao mesmo tempo unico.
    Por mim tudo bem! Casal, parceiros, namorado ou até mesmo amigo! Mas será que isso importa tanto aos olhos de quem sente fome e frio.
    Que tal encontrarmos soluçoes para problemas sociais mais urgentes!

  • cris 21/05/2008 at 18:48

    casal gay…casal é casal po

  • adriana marietti camargo 21/05/2008 at 18:51

    como seria bom se todos fossem compreensivos e aceitassem que para amar não exite limites.

  • JULIANA 21/05/2008 at 18:56

    neh

  • JULIANA 21/05/2008 at 18:58

    que bom seria..se pudessemos ser livres

  • guilherme 21/05/2008 at 18:59

    a

  • joana 21/05/2008 at 19:00

    cada um é oq que quer..devemos cuidar da nossa vida

  • Lucio Jacó Egewarth 21/05/2008 at 19:03

    É coisa comum. É. Mas até ser normal vai uma grande diferença. É distúrbio sim. Não há nada de natural. Cada um justifica sua torpeza do seu jeito. Mas, o que fazer? Há quem justifique as drogas, o aborto e outras tantas aberrações. Neste mundo existe de tudo…

  • katia 21/05/2008 at 19:04

    as lésbicas são tão sensuais…acho lindo casal de 2 mulheres

  • katia 21/05/2008 at 19:05

    se liga lucio…ABERRAÇÃO É VC…SEU IGNORANTE

  • katia 21/05/2008 at 19:06

    EXISTE DE TUDO MESMO…INCLUSIVE VC

  • katia 21/05/2008 at 19:06

    INCLUSIVE VC

  • TIAGO 21/05/2008 at 19:08

    é isso aí as lésbicas são lindas…e não são nehuma aberração

  • karina 21/05/2008 at 19:10

    eu concordo com o tiago

  • Chico 21/05/2008 at 19:10

    A discussao esta tao sutil que chega a dar medo da sociedade que a gente vive – ou criou. E olha que esse eh um espaco literario, imagina se fosse uma oficina de retifica de motores. Mas essa da rebeliao das massas… essa foi boa Rrrrafael. Otima lembranca essa do homem massa…

  • ma 21/05/2008 at 19:11

    nossa..eu tb concordo

  • sedy 21/05/2008 at 19:14

    Olha esse negocio de toda vez q relatarem sobre casal gay e falarem em Deus, naum está certo, toda vez falam a mesma coisa:”pra q deus criou homem e mulher?” eu quero saber quem somos nós pra julgarmos? e tem mais se falam tento em Deus, já pararam pra pensar q tudo q fazemos, falamos e etc… é pq ele permite, entaum obviamente se existe pessoas do mesmo sexo se amando é pq devemos viver assim sem reclamar…

  • Carlos 21/05/2008 at 19:15

    Eu concordo com o Théo!
    Temos tantos assuntos mais urgentes a serem tratados!
    Porem temos que aprender as expor nossas opinioes de forma educa e gentil.
    Por mais que sejam verdades o que trazemos dentro de nós. Aprendamos que esta verdade nunca esta acima da Caridade!

  • ma 21/05/2008 at 19:15

    fazer oq…assunto polemico é assim msm

  • João 21/05/2008 at 19:19

    Olha Katia, que tal respeitar a opinião alheia? Não seria mais inteligente ao menos?

  • ma 21/05/2008 at 19:20

    fui…abraço p tods os gays de plantão…se divirtam muito na parada domingo

  • ma 21/05/2008 at 19:21

    se liga joão…falta de inteligencia é de quem chamou primeiro os gays de aberração..esses sim devem respeitar

  • ma 21/05/2008 at 19:22

    PRECONCEITO É A PURA FALTA DE INFORMAÇÃO

  • Harpia 21/05/2008 at 19:24

    “Claro que na Idade Média, quando surgiu a palavra, leis e costumes não permitiam aplicá-la a parceiros do mesmo sexo. Mas estamos no século 21”

    Nem todos, nem todos …

  • Tanis 21/05/2008 at 19:25

    Tambem concordo com o Téo.
    O importante é sermos felizes como desejamos!

  • Fabio 21/05/2008 at 19:31

    Entao chamo os dois cara que trabalhao comigo de casal, sao advogados e se conheceram na facul!!! E sao exemplo de homem e cidadao … ha e de casal tambem… e concordo com o nosso amigo Théo o importante e vivermos felizes como somos e assim fazer feliz quem esta ao nosso lado!!

  • Théo 21/05/2008 at 19:35

    Obrigado!!!

  • Hefestus 21/05/2008 at 19:38

    Não tenho outra explicação pra tanta gente religiosa vindo parar aqui para falar bobagem e protestar contra o que não existe: alguém leu e repassou por e-mail para seus outros “ermãos de feh” dizendo que em um determinado blog um determinado escritor precisava ser detido porque estava “dizendo que gays podem formar casal” e fazendo “apologia ao homossexualismo”.
    E o pior: em algumas décadas esse povo religioso do mal vai ter força de articulação suficiente para eleger um presidente. Aí vou considerar a hipótese de migrar para o Uruguai.

  • Isabel 21/05/2008 at 19:44

    ai eu acho q tem q ser usado o termo casal para os gays SIM!
    e eu não me assustaria se alguem chegasse para mim apresentando como marido uma pessoa do msm sexo…
    AMOR É AMOR E TEM Q SER VIVIDO!

  • Théo 21/05/2008 at 19:46

    rsrsrsrsrsr

  • Théo 21/05/2008 at 19:48

    rsrssrsrsrs

  • Dominus 21/05/2008 at 19:56

    Procuro ve-los como pessoas iguais a mim, iguais aos meus diletos, com defeitos e qualidades; aliás, alguns deles possuem muito mais qualidades do que muitos de nós, tido como “normais”. Porém, pessoalmente, não concordo com o termo casal, que para mim é formado por dois sexos diferentes. Para mim, são par ou dupla, por aí afora; mas o direito deles de serem respeitados acho inquestionável.

  • antonio 21/05/2008 at 19:56

    As pessoas não conseguem discutir nenhuma situação sem usar das muletas: DEUS, BIBLIA…assim não dá para sustentar nenhuma discussão.

  • Saint-Clair Stockler 21/05/2008 at 23:16

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA, morri de rir com alguns dos comentários daqui. Que gente ignorante, que cambada de imbecis. Não admira que o país seja esse caos, a julgar pelas cavalgaduras que postaram comentários imbecilóides. Tenho pena dessas pessoas. Não, mentira: elas me enfadam e enojam. Tenho pena nenhuma, não.

    Sei que, nesse caso, foi involuntário, Sérgio. Mas tenho de lhe agradecer.

  • Eric Novello 22/05/2008 at 00:10

    É Saint, é impressionante como o festival de burrice sempre vem acompanhado da palavra Bíblia. Pelo menos fica clara a fonte da lavagem cerebral. Deus criou o homem e a mulher. Bem, também criou o macaco e a girafa e nem por isso iam achar normal se o homem dormisse com a girafa e a mulher com o macaco, imagino eu. Sei que não adianta pregar aos cegos, mas existe homossexualismo no reino animal também. Aliás, desde polvos, molucos, leões, ratos… ops!! Eles devem fazer tudo escondidinho para não chatear o “criador”. Ou vai ver o criador estava sem o que fazer e pensou “e se eu juntar esses dois leõezinhos, já que a leoa anda tão ocupada com aquela hiena ali do outro lado”.

    E ainda me falam de grau de investimento… esse pessoal tem que investir em um pouco de cultura. Se puderem ler mais de um livro, claro, não sei se é “permitido”.
    Casal feliz, com muito orgulho.

    Só para terminar, tenho amigos de várias religiões muito esclarecidos, então pensando bem, a Bíblia não é desculpa para esse monte de burrice que andam cuspindo por aqui.

  • Zaira Julietti 22/05/2008 at 00:47

    Está sim, vejo casais como companheiros, individuos iguais e diferentes. Gays possuem esse direito de se tratarem e serem tratados como casais tranquilamente, são seres vivos (já que o Eric citou as relações animais). Não li os comentários, somente bati o olho num e outro, alguém citou um questionamento: Por então Deus criou e o homem e a mulher?. Não sei, quem tem duvidas pergunte a ele, talvez para se completarem, mas se um se completa com outro do mesmo sexo que sejam felizes afinal não é isso que falam, que devemos buscar nossa felicidade(odeio essa expressão, mas tudo bem)? Isso que importa, com certeza se fosse pecado mortal vivos não estariam, então bizarro é usar a biblia/religião como desculpa, deve ser inveja porque existem muitos gay bonitos e mais felizes que muitos heteros.

    Os gays que sejam felizes com seus companheiros e continuem formando CASAIS felizes de verdade…

  • Raquel 22/05/2008 at 01:15

    mas o que é isso… o pessoal da marcha para cristo cruzou com o pessoal da parada gay e alguns resolveram se estapear? eu, hein, Rosa!

  • pedro curiango 22/05/2008 at 01:19

    O Saint-Clair Stockler disse algo interessante no primeiro comentário a esta mensagem. Não sou gay e me sentia um pouco incomodado quando um homem me apresentava a outro dizendo: “é meu marido.” Mas o caso aconteceu tantas vezes que, hoje, aceito tudo com naturalidade. Agir de outro jeito seria perder velhos e estimados amigos, a quem respeito e admiro. São coisas a que nos acostumamos com o tempo e a rotina da repetição (como ler livro no computador, etc). Incomodava-me também com o uso da palavra “hilário,” este curioso anglicismo brasileiro que nem parece que é, e infelizmente já estou me acostumando. Agora, uma questão para o Sérgio: com a sua passagem para o IG o número de comentários aumentou consideravelmente – quatro, cinco vezes maior agora – o que é triste. Antes, a grande maioria dos comentários era inteligente, agora está quase tudo uma tristeza só, como, por exemplo, os que aparecem neste grupo que estamos lendo. Será que você, Sérgio, ainda conseguirá ler todos eles [198 até agora!] e acrescentar seus comentários? De minha parte, de agora em diante, creio que vou ver o número primeiro – se passar de uns 40, nem chegarei a abrir a página. Mas continuarei a ler seus comentários iniciais.

  • Sérgio Rodrigues 22/05/2008 at 02:02

    Nas circunstâncias, Curiango, não nego que seja uma decisão sábia.

  • tru 22/05/2008 at 03:22

    Que ralé são estes leitores do IG! Deveriam ser fuzilados. Evocam Deus, a Bíblia e outras ficções como estas! E maioria é uma cambada de homossexuais enrustidos, nervosinhos com a possibilidade de serem igualados a gays em direitos. No fundo, temem o que desejam: o direito de darem o rabo, que eles transformariam em dever!

  • Alberto Martinet 22/05/2008 at 06:23

    Olá, Sérgio,

    Quanta mudança no estilo dos que lhe devolvem estes ecos todos, hein! É certamente o preço da fama — nem sempre módico…

    Tudo um tanto cacofônico, mas … divertido, assim mesmo. Tiro meu chapéu para o mais desopilante dos comentários:


    Mas o que é isso… o pessoal da Marcha para Cristo cruzou com o pessoal da Parada Gay e alguns resolveram se estapear? Eu, hein, Rosa!
    Comentário de Raquel — 22/5/08 | 01:15

    Boa continuação e … bon courage!

  • Sérgio Rodrigues 22/05/2008 at 10:06

    Merci, Alberto. Um abraço.

  • Diogo 22/05/2008 at 10:07

    Sérgio,

    Como invariavalmente acontece, me deliciei com o texto -são sempre excelentes, nada menos do que isso.

    Como muitas vezes acontece, me incomodou um pouco o fato de o artigo parecer pressupor, em alguns momentos, que novos usos precisam ser abonados pela etimologia para que se tornem legítimos.

    Você não precisa esclarecer que não acredita nisso, nem apontar passagens do texto que impedem essa leitura. Na verdade, o que me causa estranhamento é a ambigüidade: ora, é como se a etimologia precisasse legitimar (“sustentar”) os usos, ora é o contrário – o que, claro, é o que faz sentido.

    Abraços.

  • Carlos Magno 22/05/2008 at 10:08

    O eufemismo tem o objetivo concreto na sua aplicação, mesmo que adotado de anglicismo, galicismo ou de qualquer outro ismo.

    A verdade é que a semântica abranda ou carrega. No caso abranda, pois até em casa diante das crianças é muito mais leve dizer-se casal gay, do que casal de homossexuais, de lésbicas ou de viados.

    E casal coisíssima nenhuma. Casal na acepção de lar é mesmo um homem e uma mulher; é masculino e feminino.

    Não adiantam esses subterfúgios para distrair o que seja corrente, usual e indisfarçável. Em todas as instâncias existe e sempre existirá o declarado rigor religioso, moral e até científico, mesmo que a natureza comprovadamente desvie seu curso e pregue peças no saber humano. E como vem pregando ultimamente…!

  • Diogo 22/05/2008 at 10:12

    Sérgio,

    Como invariavalmente acontece, me deliciei com o texto -são sempre excelentes, nada menos do que isso.

    Como muitas vezes acontece, me incomodou um pouco o fato de o artigo parecer pressupor, em alguns momentos, que novos usos precisam ser abonados pela etimologia para que se tornem legítimos.

    Você não precisa esclarecer que não acredita nisso, nem apontar passagens do texto que impedem essa leitura. Na verdade, o que me causa estranhamento é a ambigüidade: ora, é como se a etimologia precisasse legitimar (”sustentar”) os usos, ora é o contrário – o que, claro, é o que faz sentido.

    Abraços.

  • Sérgio Rodrigues 22/05/2008 at 10:21

    Diogo, não creio que a etimologia seja invocada em meu texto, em momento algum, como legitimadora do uso, a não ser num sentido muito preciso e na verdade de oposição a essa idéia: tratei de puxar o tapete dos que, estes sim, tentam usar a língua para legitimar sua homofobia, dando um verniz “científico” ao que não tem nenhum: “Casal é assim, é assado, basta olhar no dicionário”. Acredito que o primeiro parágrafo deixe isso suficientemente claro para me dispensar de outros esclarecimentos depois. Mas é tão óbvio que o uso é soberano, e bastaria para que se chamasse um par homossexual de casal mesmo que o sentido original de casal fosse, digamos, “guarda-chuva”, isso para mim é tão básico que talvez eu me desobrigue em excesso de ficar martelando a idéia. Vou pensar nisso. Um abraço.

  • El Torero 22/05/2008 at 13:29

    Uma das razões pq sempre o leio, além de seus textos, são os comentarios dos residentes do blog. Agora com este fluxo ficou mais dificil, ainda bem que alguns nick´s são conhecidos e “pesco”, eles, no meio desta passeata.
    De minha parte, oque observei na parada gay aqui de Floripa, aonde fui com minha namorada, foram muitos CASAIS de gay´s, e é oque ouço em bate papos qdo o assunto vem à baila. Abraço.

  • Vagner 23/05/2008 at 11:39

    Pra ser bem sincero, achei muitos comentários bem hilários, mas infelizmente não me darei ao luxo de ler todos. Acho que por hoje já estou satisfeito.
    Ao Marcionilio, F. Dias e tantos outros iguais a vcs, expresso meu contentamento em saber que já evolui muito nesta vida, principalmente se comparado a vcs…Obrigado por não fazerem parte da minha vida.
    Uma palavra à vcs: PENA
    Sugestão: Nunca é tarde pra aprender, vcs só precisam começar..
    Obrigado !

  • thiago 24/05/2008 at 00:57

    Sai do IG, Sérgio, volta pra independência… Talvez você tenha menos ‘acessadores’ mas manterá o nível dos leitores… tá triste a cousa.

  • Matteo 24/05/2008 at 11:49

    Puxa! Como os gays incomodam a tanta gente! Principalmente aos ditos “héteros”. E quanta bobagem as pessoas pensam e escrevem sobre os gays. Reflexos de nossa cultura cristã. Mas, na boa, todos estão certos, já que se mantêm fiéis às suas visõs de mundo. Para mim pouco importa quem é hétero ou gay. A única coisa que para mim faz diferença é o fato de todos nós sermos seres humanos e, como tal, termos direito a ser felizes, não importando com quem seja. Viva os héteros! E Deus abençoe os gays!

  • Gerônimo 25/05/2008 at 00:45

    O maior problema da raça humana é que ela confundiu o tal do lívrio arbítrio com o direito de se meter na vida alheia. Veja por exemplo quando acontece um acidente na estrada: todo mundo quer saber quem foi, por que foi, como foi e vira quase que uma delegacia onde cada um tem uma versão para fazer um Boletim de Ocorrência. Sem falar na xeretice e aí o trânsito para de vez, tanto de um lado quanto do outro. Se cada um cuidasse da sua vida e não tentasse “destruir” tanto a vida do outro, dos animais, do planeta, enfim, talvez ninguém quisesse saber se era certo ou errado, casal esse ou casal aquele e sim se todos esses pares eram felizes e fariam alguma coisa para os outros serem também felizes. Acho que é isso! Né messss?

  • aiaiai 26/05/2008 at 12:20

    Que pena que eu perdi essa “polêmica”. Adoro conversar com pessoas que pensam como se estivessem na idade média! kkkkkk
    Primeiro: é claro que é casal!
    Segundo: deus não criou o homem e a mulher, o homem ou a mulher (sei lá quem começou essa coisa) é que criou deus.
    Terceiro: a bíblia é só um livro, bacana, mas um livro, escrito por pessoas. Não tem nenhuma verdade eterna, assim como nenhum outro livro.
    Quarto: estamos em 2008!!!!

  • paula 26/05/2008 at 15:27

    Ilustro as terríveis dúvidas que a situação suscita. A filha, de 7 anos, pergunta no café da manhã: “mãe, quando um gay casa com outro gay, o filho nasce gay?”
    Resposta espinhosa…

  • Carlos Magno 26/05/2008 at 18:58

    Esse aiaiai! Sai lá do outro blog para vir dizer asneiras aqui.
    Não sabe nem a definição clássica de casal e vem enumerar questões de escolástica pessoal. E de transcendental importância, nossa!

  • José Santos 27/05/2008 at 16:01

    Pois é, não concordo com o termo “mouse”. Devia se chamar “manuseador palpável de software (que também não deve se chamar software) E devemos chamar “bacon” de toucinho; “viado”de “Bichinho bonitinho com o E trocado” e “burro” de “burro” mesmo, desde que seja um animal irracional.

  • Carlos Roberto Martins de Souza 15/06/2008 at 22:07

    “Portanto, deixará o varão o seu PAI e a sua MÃE e apegar-se-á a uma MULHER , e serão ambos uma só carne” Gêneses 2 : 24
    O texto por sí só esclaresce qualquer dúvida com relação a formação e origem da palavra CASAL. É inconcebível querer dar outra conotação que não a formação por união de seres de sexos opstos, no entanto parece que para atender a uma grupo de sesequilibrados nas suas frustraçoes e nos seus sentimenttos, a imprensa procura inserir em seus comentários a inverdade de que uniões de mesmo sexo forma uma casal. Ora, parece brincadeira e por isto anexo o que diz um dos melhores dicionários de nossa lingua:
    Veja só as definições que encontrei:

    Casal s. m. usado fidedigna e ortodoxalmente (portanto, não colide com os mais nobres e respeitáveis dicionários nacionais [onde ramifica-se a oficial estrutura linguística de uma nação]) nos significados abaixo:

    1) par composto de macho e fêmea (homem e mulher) unidos por casamento; o termo atualmente continua restrito a pares heterossexuais (vide dicionários de boa procedência).

    2) um casal de filhos (de sexo diferente);

    3) um casal de de animais de estimação (de sexo oposto);

    4) pequeno povoado;

    5) lugarejo;

    6) granja;

    7) herdade;

    8) conjunto das propriedades de uma família;

    9) conjunto de pequenas propriedades rústicas;

    10) par composto de macho e fêmea;

    11)… Derivação: por extensão de sentido:
    11.1) Duas coisas iguais; par, parelha (Nota: COISAS não significa: PESSOAS)

    É o dicionário e não eu que faz esta afirmação. Portanto, qualquer tentativa de desvistuar o sentido de uma união estável formada por pessoas de sexos opostos é querer fazer prevalecer a mentira e a imoralidade.

  • thiago 30/06/2008 at 19:27

    e gente tenho um relacionamento a tres mezes e nao sei mais o qe fazer para dar certo , vcs poderam e ajudar enviando para meu e mais ago agradeço a vcs ! thiago.miranda.titi@gmail.com preciso de ajudar para ter um relacionamento duradouro !

  • Moisés 26/01/2010 at 22:12

    Boa Noite a todas as Pessoas que visitam este site, bom eu como evangélico tenho por obrigação de Colocar uma enquete nesta tão polêmica Situação, o que eu vou colocar é mim Baseando na Biblia Sagrada, com Poucas palavras vou Resumir meus comentarios 1 corintios C. 10 v. 22, 23 Ou irritaremos o senhor? Somos nós mais Forte do que ele?
    Todas as Coisas mim são licitas, mas nem todas as coisas convem; todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas edificam.

    temos a Liberdade de tudo, porem, dentro das possibilidades biblica, Deus fala bem claro em
    1 corintios 11.1 Sede Meus imitadores, como eu, de cristo.
    Resumindo, poucas palavras bata para um bom entendedor.

    I Coríntios 11:3 Mas Quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão a cabeça da mulher: e Deus a cabeça de Cristo.
    em momento algum Deus fala que o homem é a cabeça do outro homem, meus Amigos este é um Desejo carnal, vindo
    do diabo, pelo qual os seus estendimentos estão cegos,
    a biblia tiago c.4.v.7 dis que nós devemos resitir o diabo e ele fugirá de vós.
    se alguem não enteder esta minha enquete está lá em 2 corintios c. 4 v4 portanto o deus (diabo) deste ceculo cegou os entendimentos dos incredulos para que lhes não respladeça a Lus do evangélio que é a imagem de Deus

    matar, roubar, mentir, enganar, aduterio, prostituição, e muitos outros é pecado, o diabo está ganhando mais uma contra as pessoas que estão pregando o evanglho de cristo. cabe nós mostrar-nos e provar pela Biblia Sagrada, se alguem precisar de ajuda Biblica pode deixar a mensagem em meu msn, tenho a honra de ajudar.

  • Moisés 26/01/2010 at 22:29

    Vocês podem ver que em Momento algum eu falei algo de mim, e sim mim baseando na biblia sagrada, não existe opinião nem opção Minha, mas da Biblia, então quer tornar uma pessoa útil pra Deus, leia a Biblia, marcos 12. 24 erra o homem por não examinar as escrituras.
    moisesvideo@hotmail.com

  • edney valvet 23/08/2015 at 21:59

    Casal nao tem nada a ver com casa,se assim todo mundo seria casal é uma palavra com varios sentidos como “casal macho e femea ,animal,casalar-se” juntar-se em casal para reproduzirem,casal de enlace amoroso “filho e filha,casal de filhos” gato e gata “casal de gatos” também é usada para definir dois dferentes em união sentimental ,palavra ja sacramentada ,não tem jeito gostando ou não a palavra é “heterossexual”
    Como assim, Edney, “casal não tem nada a ver com casa”?! Isso é um fato, fatos não dependem da sua opinião. Que tal aprender?

  • Eduardo Greco 28/11/2015 at 16:09

    Pode nao ter nada de errado em falar “casal gay” mais originalmente a palavra define dois diferentes e vem da palavra “acasalamento” uniao sentimaental para perpetrar espécies,casal de filhos”menino e menina” casa de netos”neta e neta” casal de animais “macho e femea” ainda que de maneira atravessada caiba “casal gay” a palavra é heterossexual.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial