Clique para visitar a página do escritor.

Curiosidades etimológicas: Bonito

31/10/2009

A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as idéias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as idéias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual tomou emprestado o diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus.

Publicado no “NoMínimo” em 30/8/2005.

68 Comentários

  • MARCO 31/10/2009em20:04

    Resumindo ser bom é ser bonito.
    rsrs
    Realmente a beleza da alma supera imperfeições estéticas.

    • Megg 31/10/2009em20:09

      Oi Marco…gostei do seu comentário sobre a palavra bonito!!

  • André Felix 31/10/2009em20:22

    A pessoa boa se torna bonita … ao menos aos meus olhos. Tenho um primo que se casou uma uma mulher que todos dizem ser feia. Quando eu a vi pela primeira vez também a achei um bocado feia.É uma mulher grande com a cabeça pequena, desproporcional em realação ao corpo. Mas ela é uma pessoa tão boa! É otimista, alegre e leal, muito atenciosa com todos, aberta para novas idéias, desprovida de preconceitos. Para ela parece não haver tempo ruim. Agora eu a acho muito bonita. Bonita e boazinha.

  • Aproveito,já que estou preparando um trabalho para,além de parabenizá-lo,solicitar a origem de alguns termos incorporados à nossa língua:pão-duro,gandula(menino que pega bola nos campos de futebol),puxa-saco (para começar).Grato.Eduardo Austregesil 31/10/2009em20:40

    Acima

  • Aproveito,já que estou preparando um trabalho para,além de parabenizá-lo,solicitar a origem de alguns termos incorporados à nossa língua:pão-duro,gandula(menino que pega bola nos campos de futebol),puxa-saco (para começar).Grato.Eduardo Austregesil 31/10/2009em20:42

    Saiu truncado- Eduardo Austregesilo de Athayde

  • Luis bernardo 31/10/2009em20:45

    Bonito mesmo e ver a alegria e felicidade de um filho de Deus nos traz paz de espirito

  • Petrus 31/10/2009em20:50

    Ola , interessante essa explicação, mas queria lhe perguntar: ouvi dizer q a palavra beleza vem de 3 palavras hebraicas: Bet El za, q significam ” Lugar onde Deus brilha”. Vc saberia dizer se isso é verdade? Mas indepenente disso, vemos o qto o entendimento sobre uma pessoa bonita esta errada, hj, como ja fi colocada no texto, nos prendemos ao estético e esquecemos do coração, ja tinha dito o garnde escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry :” o essencial é invisivel aos olhos”! Boa noite a toos e se alguém souber da resposta pode me enviar um email, ok? petrus8@gmail.com

  • benesiqueira 31/10/2009em21:37

    Sem nenhum comentario. Algo de estranho paira no reino da Dinamarca! ! ! ! !

  • Max 31/10/2009em21:48

    Ser bonito é muito relativo. Em alguns lugares pessoas têm que fazer tatuagens, colocar objetos de adorno, moldar os pés em sapatos, etc… Tudo não passa da cultura de cada região achar uma pessoa bonita.

  • realista 31/10/2009em21:51

    bonus, bonus, bonui, bonum, bonu, boni.
    quarta declinação,
    até chegar a bonito teve uma influencia o latin falado na região sul penissula Iberica beirando o Mediterraneo.

    • fran 31/10/2009em23:37

      Não acredito que Boni seja sinonimo de Bonito.
      Se bonitinho é um feinho arrumado, imagina um Boninho…

  • Angel 31/10/2009em22:01

    Bonito! realmente nos dias atuais, ser bonzinho conforme significa o mesmo está dificil, cujo os seres-humanos, não estão com essa bola toda.
    Para ser bonito de verdade têm que começar do seu interior.

    valeu.

  • eval lopes 31/10/2009em22:34

    A beleza do ser humano está nas suas ações, nas suas virtudes, não importa qual seja a beleza ou feiura e sim o que está na alma.Tem nada mais bonito e agradavél que um corãção sensivel transbordando de amor?

  • j.artur graf 31/10/2009em22:38

    bonito + bond +confiança em ingrrêis, bonnus /bellus/benignus
    etc, belo é contraste do feio, o bonito é conceito ,préconceito
    das culturas/pós conceitos, tudo ligado ao cío…ciúmes…na batalha dos dnas , tudo é bonito…..se não for ………préfeio.
    http://www.sibcontratos.blig.ig.com.br

  • antenor Dias Aragão 31/10/2009em22:41

    Olá,achei legal esta explicação, só acho que devemos olhar a pessoa se si (trata de pesssoa) muito mais por dentro. O seu ego. Okeyyyyyyyy.

  • P.S. 31/10/2009em22:56

    Muito bom o comentário do autor.
    Particularmente, desconfio que em nosso intimo sejamos todos iguais. Originalmente somos todos muito lindos “ops” bonitos. Mas.. eis que.. muitos de nós a medida que percebemos diferenças estéticas entre, passamos a atribuir muitos valores diferenciados com base no “conceito” do belo e do feio. Então é comum as pessoas adotarem atitudes e comportamentos em busca de uma recompensa. Assim, o “feio” quer ser um ser socialmente bom, enquanto que muitos que se acham ou são idolatrados por sua beleza física, simplesmente se tornam pessoas imprestáveis, e sua característica principal é a arrogância, SALVO AS EXCESSÕES. Esse é o fato.

  • antonio 01/11/2009em00:04

    saber a origem de uma palavra é interessante , mais o que vale é o que ela representa para o povo do país que a usa.
    obs:isso vale para regiões e estados.

  • Florentina 01/11/2009em01:03

    Bonito é bonzinho…

    Tem sentido. Valeu fazer uma visita aqui.

  • onna 01/11/2009em06:45

    Quando estou com enxaqueca acho tudo horrível….

  • Luis Carlos Sousa 01/11/2009em07:15

    É importante saber o significado de certas palavras, ainda vivemos na dúvida, e nada melhor que um bom escritor para desempenhar este trabalho e nos apresenta-los.
    Parabéns, bom trabalho. Espero mais conhecimento.

  • Marcia A. Oliveira 01/11/2009em07:48

    Adorei, adoro aprender sempre! Todo tipo de beleza atrai o ser humano, a diferença é que a beleza interna atrai e mantém, e produz prazer e felicidade contínuos, sensações que tanto buscamos, enquanto a externa seduz e fascina, mas já está tudo ali, não tem mais mistério e então… cansa, pois buscamos estímulos contínuos sempre, este é o segredo! Gostei também dos outros comentários, pessoas bonitas por dentro tem sempre algo bom a dizer.

  • Marcia 01/11/2009em07:57

    Adorei, adoro aprender sempre! Acho que todo o ser humano é atraído pelo belo, a beleza interna atrai e mantém, produzindo prazer e felicidade a longo termo, sensações que tanto buscamos, já quando somente há beleza externa, ela seduz e fascina, mas já tá tudo ali, não tem mais mistério, então…cansa, pois precisamos de estímulos contínuos, este é o segredo! Gostei também dos outros comentários, pessoas bonitas sempre tem algo bom a dizer!

  • onna 01/11/2009em08:02

    Que a beleza esteja em teu olhar…André Gide-Os frutos da terra

  • Rubens Bachert 01/11/2009em08:13

    Aproveito para solicitar a raiz de BÉLICO.

    • Barsa 01/11/2009em11:17

      Da palavra “BÉLICO”, vem também a palavra derivada: “BELICOSO” e outras da mesma sub-raiz. Todavia, a palavra “BÉLICO” tem conotação de tudo o que é agressívo, guerreiro, cuja raiz vem do latim Bello, Bella, Bellum que, em latim, é do gênero neutro e traduzida por Guerra em português. A crônica “De Bello Gallico” de Júlio Cesar, traduz-se por “A Guerra Gauleza”.
      Não sou erudito, mas creio que tentei uma resposta.
      Barsa

  • Luis Antonio Alves 01/11/2009em09:42

    Comentário acerca do artigo do sr. FHC, publicado em vários jornais neste domingo.
    O que esse ex-presidente faz dando ainda seus palpitecos é causar desconforto e mal estar entre nós brasileiros. Será que já esquecemos o que este sr. não fez, ou melhor, fez de ruim para esta nação? É o Milton Neves do Futebol. É um invejoso, PROFESSOR E INTELECTUAL, mas que, quando no poder, não fez absolutamente nada para melhorar a vida de milhões de brasileiros. Em em seu governo não fez nada do que piorar a vida da classe média e dos cidadãos pobres além de entregar as empresas brasileiras à iniciativa privada. Ainda estamos longe de atingir o país que queremos para nossos filhos, mas, com Lula já demos um passo gigantesco em todos os setores, vivemos uma nova era, se compararmos aos governos anteriores, especialmente ao deste Sr. FHC, que nunca moveu uma palha para melhorar a vida de milhões de miseráveis deste país, que não têm sequer pão e café nosso de cada dia. E vira e mexe, aparece com esses artiginhos, mostrando ainda sua inteligência para colocar no papel o que pensa, mas, para governar, foi um desastre. E um aviso: fiquemos todos, atentos e vigilantes, por que temos um espectro nos rodando, diria que é um segundo FHC E será um retrocesso imenso para este País que ele chegue à Presidencia é o espectro chamado SERRA. Este será muito, mas muito pior do foi FHC. Qualquer um dos que estão ai, pode suceder Lula sem causar maiores estragos, seja ele, Ciro, Dilma, Aécio ou qualquer outro. Pessoas como FHC e SERRA deveriam ser recolhidos em retiros e lá ficarem silentes, para o bem de tods nós. Fora SERRA, fora FHC.

    • Pedro C. da Silva 01/11/2009em10:32

      Não fico tão triste porque pelo jeito parece que sabe escrever, a menos que pediu para outro o fizesse. Mas me parece que deve ler pouco, quando lê tem dificuldade de entender e pouca memória. Só espero que não seja professor de nada, pois tambem o sou. Mas vamos clarear suas idéias:
      1-Toda mudança na política econômica do Brasil começou com FHC, então Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco.
      2-Todas estas mudanças continuaram nos dois mandatos de FHC e graças a Deus o nosso Presidente LILS não mudou em nada e por isto o Brasil está saindo do sufoco.
      3-É bom lembrar ainda que a equipe econômica do Banco Central ainda é a mesma e do PSDB.(por exemplo o presidente Meirelles).
      4-È bom lembrar a Vc. que todos os programas sociais (bolsa escola, bolsa familia, cestas basicas, etc) foram criadas no governo FHC sob o comando de dona Ruth Cardoso, porem organizados e controlados e não como hoje que beneficia politicos do norte e nordeste, onde até um gato (bicho) de um vereador estava cadastrado e recebia bolsa escola. Alguns destes programas tinham outros nomes e foram mudados para apagar a autoria.
      4- Vc. se lembra de algum escandalo envolvendo dinheiro público nos governos FHC? O que me diz do mensalão e outros escandalos para beneficiar políticos da base aliada.
      5- Quase me esqueci que houve sim um, o fechamento do Banco de Santos pelo Banco Central e que um dia antes do fato o Sr. Sarney retirou todo se dinheiro de lá evitando perde-lo e é bom salientar que o mesmo era oposição ao FHC e é o maior articulador da base aliada de hoje.
      6- O que me diz do atual escandalo do Senado? Do empenho do Sr. LILS em preservar o Sr. Sarney?
      Bom se tivesse que enumerar tudo ficaria até amanha escrevendo.
      Aliás peço desculpa sobre esta abordagem, mas deveria ter escrito estas bobagens em lugar pois este assunto é estranho ao proposto pelo questionamento ” origem da palavra bonito”.

  • Afonso 01/11/2009em09:50

    Eu diria que não é bonito entrar numa abordagem gramatical e etimológica e enfiar FHC, Milton Neves, Serra Lula, Dilma, Ciro Gomes, Aécio num assunto estranho. Conversemos (digitemos) sobre amenidades, sim?

  • Lucas 01/11/2009em10:11

    Só para complementar: Belo vem do grego “cosmos”, oposto daquilo que “é do mundo”, isto é “feio”. Lembra-se dos produtos cosméticos? Nada mais que produtos de “beleza”.

  • pill 01/11/2009em10:18

    NÃO TEM NADA A VER QUANTA PAPAGAIADA QUEREM DIZER QUE O CARA FEIO OU A MULHER TEMQUE SER RUIM??

  • Rodolfo 01/11/2009em11:25

    Só uma coisinha, diminutivo em espanhol de “bueno”, é “buenito”.

  • joão 01/11/2009em11:30

    ” Certamente a verdadeira belaza vem do mais íntimo de um ser humano.”

  • Jeca Tatu 01/11/2009em12:11

    Pedro S, sua memória é fraca ou apenas seletiva? Não se lembra do Banestado, reeleição, Sivan, mensalão (Azeredo, ele será julgado agora em Novembro), privatizações (Daniel Dantas), Ambulâncias (Serra)? Não sabe do acordo de Cosme Velho? Não se lembra que FHC foi de quatro ao FMI por três vezes? O Sarney nunca foi inimigo do FHC, era da base também, mas é do Serra, por causa do escândalo da Lanus, lembra-se? Ah, certas mudanças, queira você ou não, quem fez primeiro foi o coisa ruim (Collor, em quem você votou). E o caso do acordo de Alcântara que o Brasil teria que pedir licença aos EUA para usar sua própria base?

  • Varuna 01/11/2009em12:22

    Caro BARSA,

    Só para lembrar, GAULÊS > GAULESA e não GAULEZA, ou seja, ‘GUERRA GAULESA’ .

    Abs.

  • Rosângela 01/11/2009em12:37

    Tá vendo???? Basta tocar de leve na Árvore da Vida, para causarmos um turbilhão … Isto é mais velho que Caim dizendo para Deus que “nada tenho a ver com meu irmão…”

  • Elvis 01/11/2009em12:38

    GOSTARIA DE SABER PORQUE TEM NEGUINHO E BRANQUINHO METIDO A ERUDITO, E ESTES NEM MESMO ENTENDEM O TEXTO E A DISCUSSÃO PROPOSTA. DEVEMOS DEBATER O SIGINIFICADO DE ‘BONITO’ E NÃO POLITICCA, ESPORTE E OUTRAQS LOROTAS. NÃO É BONITO FAZE ISSO. SEMPRE SOUBE QUE BONITO ERA POR DENTRO, OU SEJA , MENTE, CORAÇÃO, E NÃO A CARCAÇA, E POR FALAR EM MENTE, TE3M MUITOS VINTERNAUTOS USANDO O PODER DA MENTE, ELES MENTEM PRA CASSETE, INCLUSIVE PARA DETURPAR AS INFORMAÇÕES SOBR OS AVANÇOS POLITIICOS E SOCIAS DO BRASIL NOS ULTIMOS 500 ANOS ( OS DOIS ESSES DO CA..ETE, EÉ PROPOSITAL, SERÁ QUE VOCE PERCEBEU QUE A NGRAFIA ESTAVA ERRADA?? SE NÃO, LEIA MAIS E ESCREVA MENOS)

    • Xande B 01/11/2009em14:47

      Confere meu amigo, o assunto é a origem da palavra bonito!

  • aliomar 01/11/2009em14:16

    A turma está inflamada! O papo é eitmologia, porém, nestes
    momentos é que vemos que somos animais políticos.
    Entrando nesta, bandeiras à parte, o propósito destes bacanas acima citados é o mesmo, falta-lhes civilidade
    pra somar forças e melhoras o Brasil. Nosso dever é peneirá-los nas urnas.

  • Xande B 01/11/2009em14:31

    Muito legal, gosto muito dessas informações de origens disso e daquilo, estudo letras e vemos muito essas coisas na faculdade.. o latim realmente originou boa parte de nossas palavras… Vlw

  • Xande B 01/11/2009em14:44

    Pessoal, comentei a curiosidade postada pelo Sérgio e agora quero comentar quanto aos assuntos que foram introduzidos pelos que comentaram, assunto FHC e Serra, realmente eu concordo com nosso amigo que tem receio que o PSDB solte a presidência do nosso país, se o FHC tivesse o empenho que Lula tem para fazer as coisas acontecerem o Brasil teria tido crescimento semelhante na era FHC, porém eles ao invés de investir no Brasil com eficácia, o que ele fez? O que foi? Acertou quem respondeu não valorizou nossas riquezas, pois vendeu A VALE entre várias outras privatizações realizadas no governo FHC, uma vergonha, o valor pelo qual a VALE foi vendida não se compra nem 10% das ações dela hoje, e ainda alguns aqui querem dizer que ele era o cara!!! O cara é Lula, pegou o Brasil sem nada demais e o tornou em uma potência, ganhou reconhecimento diante do mundo inteiro, passou tranquilamente por uma crise que abalou as maiores potências. Lula é o cara!!! Se ele inventasse a RE RE votaria nele quantas vezes fosse possível. Se Serra juntamente com a cambada egoísta do PSDB voltar preparem-se brasileiros, pois voltará o Brasil focado nos ricos e que menospreza os pobres. Lula Nos trouze dignidade proporcionando mais igualdade entre os brasileiros, concedendo aos pobres melhores condições, fazendo enriquecer os de classe média alta, elevando a classe média baixa os de classe média alta e proporciando um crescimento justo para os ricos, sem usar de benefícios exagerados para eles como usou FHC. Pra finalizar digo o seguinte: Se Lula colocar suas calças como candidata a presidência EU VOTO nelas. Mas se Serra ou FHC for candidato único eu voto NULO.

  • jarbas nunes falcao 01/11/2009em14:59

    -Tem um comportamento falado, escrito , praticado e vivido que, não consigo botar “””guela abaixo”””. Fala-se um monte de coisas dos políticos , tendo uma porcentagem elevada de verdadeiras, mas, não vejo nenhum movimento sério dos eleitores e não eleitores para se coibir ou evitar tamanhas falcatruas praticadas por êsses homens públicos eleitos e demais designados por êstes para os demais cargos públicos auxilares. Só vejo escreverem e dizerem que na próxima eleição os eleitores darão a resposta nas urnas. ISSO É O FIM DA PICADA. Do jeito que o nosso povo , com todo o respeito, esquecem das “””chineladas”””, elegerão os mesmos,e, todos estamos cansados dessas repetições absurdas. O nosso povo precisa se conscientizar que “”o momento é aqui, agora e já “””. Precisa-se cobrar e com ações manifestadas. Será que é o “”rabão”” que está prêso (com brilhantes exceções) . Não devemos esquecer que o período de um mandato é muito longo se tiver falhas administrativas grosseiras ,e, curtíssimo se for bom. Portanto, é bom estarmos atentos e agindo. Fora disso é utopia.

  • Lombardi . 01/11/2009em15:18

    BONITO dizem ser um rio que existe em MT.

    Acredito e espero que continue BONITO.

  • Rosângela 01/11/2009em15:45

    Só rindo, gente! Só rindo!

    Sejamos bonitos, para ficarmos todos” prosa”… Eu quero ficar toda prosa, quero minha família, nossas cidades, nossos Estados e nosso País Todo Prosa, de tantas Palavras bonitas… e boas para este mundão tão cheio de maldades e “feialdades…”

    Em vez de embarcarmos na prosa desfocamos o lado “bonito” da coisa…

    Que pena…

    Que pena…

    Que pena…

    Tava tudo tão bonito…

  • Rosângela 01/11/2009em15:48

    Vamos todos nós ler de novo… e recomeçar…

    Bem, Bonito isso…

    • linda 01/11/2009em16:13

      entao tem muita gente se achando pois bonita so por fora por dentro uma feiura só

  • adriel 01/11/2009em16:48

    Pouca relevancia, muita encheção de linguiça e nada interessante. Outras palavras do portugues tem historias mais “legais” do que essa.

  • Rosângela 01/11/2009em18:04

    Eu não acredito, Adriel…. eu… não… acredito…

    Você está falando sério? Vamos lá…

    Bonito é bom… Árvore do Conhecimento também tem fruto bom apesar do mal… Que outras palavras palavras você sugeriria desta Árvore tão traiçoeira?

    Sem encher linguiça, tá? ( rsrs… desculpa a brincadeira…) é que…

    Pretendi trazer algo relevante…
    Valeu? ^^

  • alegria 01/11/2009em18:34

    os feios que me perdoem mas a beleza é fundamental.KKKKK

  • luana 01/11/2009em18:41

    Bonito é ver o Ronaldo marcando dois gols

  • kevin salles 01/11/2009em19:01

    concordo plenamente com aluana

    vai Ronaldo

  • sabe tudo 01/11/2009em19:54

    Veja só como o cara sabe falar difícil, fiquei apaixonada.

  • Rosângela 01/11/2009em20:06

    Realmente… alegria, depois desta da “palavra bonito”L… é fundamental… Concordo e muito.

    lembram do E.T.? A ternura do E.T. era de cortar o coração..kkkkkk ( Misericórdia! Que Deus me livre de E.Ts… kkkkkk

  • Rosângela 02/11/2009em10:14

    Desculpa, coloquei a canção na postagem errad. Era aqui. Desculpa:

  • Rosângela 02/11/2009em14:24

    Sim… está ficando tudo muito bonito… muito bonito… muito bonito…

    Estav adando uma olhada aqui pelos “Significados das Palavras” ( adoro ficar aqui futucando… cada pérola…. morro de rir… cada cassetada.. … … êta cantinho “bão”! Este dos significados… adoro… huahuahau)

  • Rosângela 02/11/2009em14:24

    Sim… está ficando tudo muito bonito… muito bonito… muito bonito…

    Estav adando uma olhada aqui pelos “Significados das Palavras” ( adoro ficar aqui futucando… cada pérola…. morro de rir… cada cassetada.. … … êta cantinho “bão”! Este dos significados… adoro… huahuahau)

  • Rosângela 02/11/2009em14:25

    A Palavra é: FUJA!

    ui! ui!

  • Arthur 02/11/2009em15:47

    Duas curiosidades: a oigem da expressão puxa-saco e também porque extensão é com x e estender é com s.

  • Rosângela 02/11/2009em19:29

    Vou aventurar, Arthur.

    Puxa saco = Por exemplo. alguém está atravesando um país inteiro com uma saco de trigo para fazer pão para todos indistintamente. O saco de trigo é muito pesado. E, de repente, aparece um para ajudar a puxar o saco. Eis o significado da palavra altruísta corajosa: PUXA – SACO

    Extensão é com x porque nesta do cara ajudar a puxar o saco, acaba a tensão do que puxava sozinho.

    Agora 2 – estender tem dois momentos: Tem a ver com a paciência que o puxa saco tem que ter para suportar a crítica…
    dos que se estendem em gracejos por existiem puxa sacos.

    Bem, esta foi a minha contribuição.

    E por favor, não vai se estender dizendo que…. pois a tensão já passou da conta…

  • Rosângela 02/11/2009em19:39

    Corrigindo para ficar tudo bem explicadinho. Na “cidade dos começos” tem que ficar tudo muito bem explicadinho:

    Vou aventurar, Arthur!

    Puxa saco: por exemplo: alguém está atravessando um país com um saco de trigo para fazer pão para todos indistintamente. O Saco de trigo é muito pesado. E, de repente, aparece um para ajudar a puxar o saco. Eis o significado da palavra puxa saco.

    Extensão é com x porque neta do puxa saco ajudar a puxar o saco, acaba a tensão do que puxava o saco sozinho.

    Estender tem dois momentos:

    Primeiro: Tem a ver com a paciência que o puxa saco tem que ter para suportar a crítica por ser um puxa saco.

    Segundo: Os que se estendem em gracejos por existirem puxa sacos.

    Esta foi minha contribuição. E por favor, não vá se estender dizendo que… pois a tensão já passou da conta.

    É isso, Arthur ( Artur é um nome poderoso…).

  • Rosângela 02/11/2009em20:57

    Corrigindo: No quarto parágrafo a palavra não é neta. É nesta.” Nesta do puxa saco ajudar a puxar o saco…”

    Desculpa-me, por favor, afinal este blog não é um simples blog… é um Blog de grandes significados e significantes… que já me ajudou muito a corrigir meus paradigmas…

  • Rosângela 02/11/2009em21:23

    Uma homenagem a todos os puxa sacos de trigo pelo Brasil par que o Pão seja para todos e fiquemos todos Prosa… e Versos.. e Canções…

  • Rosângela 02/11/2009em21:30

    Uma homenagem a todos os puxa sacos que ajudam a levar pão pelo Brasil

  • Rosângela 02/11/2009em21:31

    Um alerta a todos os contra puxa sacos:

  • Rosângela 03/11/2009em09:53

    Oi! Bom dia!

    Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
    23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
    24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
    25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
    26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.
    27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.

    Inté,

    zanzisca dEle

  • Tom 03/11/2009em16:12

    so dá rosângela nos comentários 😉

  • Rosângela 03/11/2009em23:48

    Meu Deus… que vergonha… Tom… agora perdi até o tom…Obrigada pela “deixa…”