Curiosidades etimológicas: Subornar

05/09/2009

Subornar vem de sub + ornar. Ornar deriva do latim ornare – “fornecer, equipar, armar, aparelhar, preparar, embelezar, ornar, distinguir, honrar”, segundo o Houaiss. Trata-se de um verbo um tanto culto, mas ainda vivo como sinônimo menos freqüente de enfeitar, adornar, ornamentar, ataviar, emperiquitar, empetecar.

Subornar é, na origem, pôr uma pulseira de ouro no subornado, um brinco de brilhante em sua orelha, uma gravata italiana em seu pescoço. Até aí faz sentido, mas… por que o “sub”? Justamente pelo caráter sorrateiro, dissimulado da operação. O prefixo “sub”, aqui, tem o mesmo sentido que exibe no adjetivo “sub-reptício”: denuncia ação furtiva, aquela que só é praticada quando se imagina que ninguém – ou, em termos mais modernos, nenhuma microcâmera – está de olho.

Publicado no “NoMínimo” em 1/7/2005.

33 Comments

  • José Raimundo 05/09/2009 at 12:20

    HEHEHEHEHE…
    OS OURIVES DO BRASIL ESTÃO ABARROTADOS DE ENCOMENDAS PARA SUPRIR AS ENCOMENDAS DO “PRÉ-SAL”.
    E POR FALAR DO PRÉ-SAL VCS. SABEM QUANTO IRÁ CUSTAR CADA BARRIL À 10.000 METROS???
    UM POUCO ACIMA DOS U$1.000,00 . ACONTECE QUE PARA EXPLORAR O APRESSADO E ENCOBERTOR DAS SAFADEZAS POLÍTICAS CONTRA OS ELEITORES BRASILEIROS, ESTÃO CONTANDO COM O “ÔVO DENTRO DA GALINHA”…
    ESTÁ MAIS UMA VEZ PROVADO QUE O PT SUPEROU TODOS OS CORRUPTOS QUE HOJE OS APOIAM….
    COMO DIZIA OS CANALHAS ATUAIS NA DÉCADA DE 60/70.
    EL PAREDON PARA LOS CORRUPTOS, E CORRUPTORES YANQUES!
    QUEM TE VIU …… QUEM TE VÊ……
    O PADEDON SERIA POUCO, DEVERIAM VOLTAR O TEMPO DA INQUISIÇÃO.
    INCINERANDO ESSA CORJAS EM PRAÇAS PÚBLICAS, PARA QUE NÃO SOBREVIVA NENHUM VIRUS……….

  • Nelson José 05/09/2009 at 12:45

    E falando em curiosidade, um anúncio veiculado pela empresa, informa que ja estamos tirando petroleo do pré-sal, e um monte de tolos brasileiros acredita nisto e tambem se não me falha a memoria dois anos depois de empossadas esta corja de surrupiadores (coisa que ja vem bem antes) já no Brasil-imperio grassava esta peste, o governo anunciou que o Brasil já era autosuficiente em petroleo agora vem afirmar a mesma coisa, ou a mentia estava lá atras ou é recente, por via das duvidas, acredito que mentiu em ambas as acertivas.

  • Blog Mallmal 05/09/2009 at 13:12

    Sempre pensei que na expressão sub-reptício, o “sub” significava “inferior a”.

  • Odilon Moura 05/09/2009 at 13:33

    Sub- ornar = Ornar por dentro ,ou seja ornar a cueca com dolares. Nada mais própio que essa expressão. Ornar o que não é visto.

  • Tarcisio 05/09/2009 at 14:21

    Sr. Jose Raimundo, o que se dizer diante de tantas constatações, só bobagens, como estas que o senhor acaba de proferir. Cai na real, política é isso aí em qualquer época e em qualquer lugar, a diferença é que nós somos, digamos, mais tolerantes.

  • JC 05/09/2009 at 14:56

    será que a etimologia de raimundo tem a ver com IMUNDO?

  • Carlos Dias 05/09/2009 at 15:06

    Caro Nelson José,
    Não é bravata, mas a Petrobras dos brasileiros já está produzindo oléo do pré-sal. Atualize.

  • Ronaldo Souza 05/09/2009 at 15:57

    Sr.Raimundo porque todo este desespero, com certeza nosso país vai melhorar , pois depende das atitudes e cobrança da população.
    Em relação ao PT ,como todo partido tem os bons e os ruins , o que não podemos aceitar são os políticos nordestinos que ficam decadas no poder e vem morrer ou se tratarem em São paulo , provando que ficam anos no poder e não conseguem construir um único hospital com qualidade em seus Estados .

  • Jaime Afonso 05/09/2009 at 15:59

    Conccordo com o José Raimundo, só deus sabe quanto vai custar o barril de petróleo extraído do pré-sal, talvez a dignidade do bolsa família ou o coro do contribuinte brasileiro.

  • Jaime Afonso 05/09/2009 at 16:00

    O tema é muito bom.

  • FLORISVALDO 05/09/2009 at 16:08

    ESTÃO CRITICANDO A PETROBRÁS DIZENDO QUE ESTÃO QUERENDO VOLTAR AOS ANOS 40 E 50 DIZENDO QUE O QUE ESTÃO QURENDO E VOLTAR AOS TEMPOS DA ESTATIZAÇÃO SERÁ QUE E MESMO??? È JUSTO A EMPRESA INVESTIR EM PESQUISA E EM APRENDIZADO E DEPOIS EMTREGAR AA GRANDES EMPRESAS DE GRAÇA?? SERÁ QUE JA ESQUECEMOS DE SANTOS DUMONT??? QUE OS AMERICANOS DIZEM QUE O INVENTOU FOI OS IMAOS HAYTES?? VAMOS PENSAR NISSO???

  • Valdeci 05/09/2009 at 16:40

    Sr. José Raimundo, estamos presenciando um momento terrível, onde tudo foi esquecido.Agora o que vale mesmo é ser astuto. A mentira, a falta de caráter, a falta de ética tomou conta dos nossos dirigentes. O que conta é a permanência no PODER. Os meios estamos vendo: a propagandice tomou conta de todos os meios de comunicação. Só resta agora pra o PT sair do poder cabisbaixo, pq ele não pode mais cobrar nada.Estou deveras ansioso que 2010 chegue, para que nós, eleitores, possamos dar um basta em tudo isso.

  • Sebastião 05/09/2009 at 16:42

    Interessante
    Só para constar, no interior de São Paulo pelo menos, a palavra ornar ainda é muito usada no sentido de combinar harmoniosamente ( cores, roupas, objetos, sabores,etc.)

  • Fabrício Souza 05/09/2009 at 16:49

    Sr . José Raimundo, vejo vc foi doutrinado direitinho pelos velhos coronéis políticos que venderam o Brasil, e acobertavam toda a corrupção/subornação que existiu no nosso país durante décadas, ou o Sr acredita que todos foram bonzinhos e só trouxeram melhorias ao país? Eu gostaria muito que o Sr FHC fizesse a mim, a proposta de comprar a VALE sem eu precisar usar os meu s recursos e sim o do BNDES. Sou um recém petroleiro que faço parte de grande empresa multinacional e super respeitada, graças ao presidente LULA, que sabe o valor que tem esa companhia para o país. E tirou ela da sucata, que o antigo governo deixou para poder dar também, e fez dela uma grande geradora de empregos e ressulcitou os estaleiros navais brasileiro e muitos outros empregos e diversas áreas também. Infelizmente, como em todo lugar, tem pessoas sem caráter que aproveitam de situações e fazem as falcatruas, e todas essas coisas não tem como o Presidente saber, e quando digo presidente, é qualquer presidente. Você como pai, se for pai, sabe todos os passos de seu filho? Espero que sim, pois tem muitos pais honestos que educaram seus filhos com toda a dignidade e respeito, hoje estão indo visitá-los em presídios, clínicas e alguns em cemitérios.
    Não sou petista, apenas respeito nosso Presidente, pois é um homem que sabe o que é passar fome , e ralar o mês inteiro e ver que o seu ‘pequeno’ salário, não vai dar para suprir as necessidades básicas da família. Eu venho de uma família humilde e hoje sou um vencedor pois meus pais me preparam para futuro, e todos os meus amigos que deram valor aos estudos estão empregados, com bons salários.
    Dê valor a quem dá valor a este país. Pense nisso.

  • Brasuca do Brasil 05/09/2009 at 17:14

    Nada disso essa palavra quer dizer: Subornar vem da palavra maranhence RIBAMAR, isto em brasileiro maranhence quer dizer, cara de pau,corrupção,ladroagem,nepotismo,favorecimento,troca troca,gatunagem,desvio de verbas,formação de quadrilha,prevaricação, e por ai vai.

  • CLAUDIO - Curto e Grosso 05/09/2009 at 17:24

    SUBORNAR
    SU-BOR-NAR
    (lat subornare) vtd Induzir, levar (alguém), mediante quaisquer recompensas ou promessas, a não cumprir o dever e praticar ações ilegais e injustas; peitar, corromper, venalizar: Os tubarões subornam até deputados.

  • Paulo Neves 05/09/2009 at 17:25

    Fabrício Souza,
    Parabéns pela sua colocação.
    Há pessoas boas e más em todos os lugares. Não vamos generalizar as coisas e dizer que todo mundo é corrupto. Existe gente honesta ainda, inclusive alguns políticos. O que está errado é o processo onde eles estão inseridos.
    Vamos torcer para que o Brasil dê certo. Não vamos entregar as nossas riquezas de mão beijada.
    Afinal de contas, durante mais de quinhentos anos fomos governados por pessoas que vinham das classes dominantes. Hoje um trabalhador nos governa. Durante estes quinhentos anos, fomos roubados por todos, mas as pessoas esquecem-se disso. Como no governo Lula há uma maior divulgação dos fatos, acham-no o governo mais corrupto de todos os tempos. O que acho é que o que antes ia para debaixo do tapete, hoje é mostrado. Por isso, “tanta” corrupção.
    E quanto aos comentários do José Raimundo… deixa prá lá.

  • Ademir 05/09/2009 at 17:28

    Senhores Brasileiros.

    Temos que apoiar qualquer mais qualquer mesmo a iniciativa de quem tenta proteger as riquezas de nosso lindo Pais.
    O PETROLEO TEM QUE SE NOSSO

    Vamos tomar cuidado com esta de que parte do dinheiro do PRE-SAL ira para HABITACAO,SAUDE e EDUCACAO.

    NAO podemos esquecer que alguns anos atras nos Brasileiros fomos enganados com a promessa de que a SAUDE no BRASIL iria se resolvida com a criacao da extinta CPMF.

    O QUE FOI QUE ACONTECEU a saude ficou cada vez pior e o montante de dinheiro da CPMF que foi criada para socorrer a SAUDE ficou tambem doente.
    Caiu nas maos de Governos que nao respeitou a vontade de Brasileiros que apoiaram a criacao da CPMF exclusivamente para ser usada para a SAUDE.

    Os governos usaram e abusaram de varias desculpas para justificar o uso indevido da CPMF.

    PERGUNTO A TODOS OS BRASILEIROS, A SAUDE NO BRASIL MELHOROU.

    VAMOS COBRAR DOS NOSSOS POLITICOS,. LEIS MAIS CLARAS PARA SER INVESTIDO REALMENTE PARA O POVO BRASILEIRO ESTE MONTANTE DO PRE-SAL

  • RODRIGUES DE FREITAS 05/09/2009 at 17:29

    Porque é tão importante para a esquerda estatizar toda a economia? Porque é tão importante os que gorvernam o Brasil (Até agora ninguem sabe quem governa, pois Lula, é apenas o garoto propaganda do Sistema, e dentro de sua iletrada cultura, é apenas um bom falante) criar mais uma estatal para explorar o pré sal? Porque será mais empregos para os correligionários, pois a Petrobras, já está saturada, as agências da Caixa, do Banco co Brasil, os trinta e sete ministérios (pra que servem?), todas as estatais, as secretarias, também… E afinal, como na Petrobras, o Governo poderá desviar a dinherama para onde quizer, para ONGs, MST, etc… Mas o que é mais incrivel, é que o tal PRESAL, se de fato existir, o que ainda é uma icógnita, só começará a produzir em 2020!… E do geito que a coisa vai, com o Governo jogando dinheiro fora com tratados altamente lesivos ao nosso pais, para favorecer governos esquerdistas da nossa América LatRina, liderados por indivíduaos que são excrementos de sociedades falidas por todo o tipo de corrupção, como o Chaves na Venezuela, fiquem tranquilos, porque os imensos buracos do presal, serviram, acreditem, para enterrar nosso própio povo…

  • RENATO CHRISTO 05/09/2009 at 17:46

    Se todos estes comentários valessem alguma coisa, esta corja
    de politicos, já estariam todos enjaulados ou enforcados de tanto
    roubar, Nada muda, só na época dos programas políticos é que
    tudo muda, mas quando eleitos, só muda os personagens, mas
    os palhaços continuam os mesmos, e votando, votando, votando
    e votando. E os eleitos continuam roubando, roubando e roubando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • RODRIGUES DE FREITAS 05/09/2009 at 17:49

    Aproveitando, quero lembrar aos desinformados, que o comunismo, também chamado de socialismo, ou ainda marxismo, há muito foi abolido da Rússia, quem primeiro o implantou, e dos Paíes do Leste Europeu, satélites na época da estinta União Soviética. E quando estes paíes se libertaram da ditadura marxista, o que se viu? Povos miseráveis, famintos, alheios a toda evolução tecnológica e social dos outros povos do mundo capitalista, compretamente alienados,,, Empregados em estatais inchadas e falidas, produzindo produtos de péssima qualidade, e em ínfimas quantidades… Mas, como no caso do nosso Governo, uma propaganda massiça, dizendo o contrário, contando maravilhas, fantasias fantásticas… Assim como o nosso Presal, muita propaganda, e pouca veracidade… Esperemos até 2020…

  • RODRIGUES DE FREITAS 05/09/2009 at 17:56

    Ainda em tempo; Dos países comunistas, restou Cuba e Coréia do Norte, onde se compra comida nos armazens do Governo, quando tem, é proibido o uso da internet, do telefone celular, só se poder ler o que o partido Comunista produz, e que gloriosamente se morre de fome pelo bem da Pátria Marxista…

  • Gilberto 05/09/2009 at 18:33

    Subornar está etmologicamente perfeito. Todavia, eu pergunto: Porque ‘subir’ significa ir para cima? É evidente que trata-se de um composto do verbo ‘ir’ com o prefixo ‘sub’ e portanto deveria significar ‘ir para baixo’. Quem poderá explicar tal disparate?

  • walter 05/09/2009 at 18:40

    Sr. Fabricio Souza concordo na maior parte do que o sr. diz, mas é claro que o Lula não é todo esse santinho que o sr. quer colocar. Ele sabe de muitos podres do alto esclão e faz vista grossa é claro. A sra.Dilma que ele quer colocar no lugar dele por exemplo, é uma gurrilheira de mão cheia e ao invés de assumir o encontro com a sra. ex secretária da receita fica dizendo que não se encontrou com ela. Se não houvesse encontro pq sumiu então os vídeos de filmagens da ida da ex secretária ao gabinete da da sra. DILMA. Pq? Então eu proponho que não votemos em mais qualquer candidato apoiado pelo sr. Lula. Abraços.

  • Rubens Oliverira 05/09/2009 at 19:15

    Sr. Raimundo, vai aprender escrever, para depois criticar quem está tirando essa patria da miséria. Vsa nao aprendeu nem a escrever, como quer criticar quem faz alguma coisa por esse pais? e o Sr. o que tem feito além de criticar quem trabalha?

  • Carlos Roberto 05/09/2009 at 19:33

    Extraído do Houaiss v3:

    Prefixo sub:

    ‘ação furtiva, oculta’: subornar, sub-reptício;

  • miguel 05/09/2009 at 19:40

    vamos esquecer o josé raimundo voçes sabem da onde vem a palavra subornar vem la do congresso porque é la que estão os larapiooooooooo……

  • Carlos 05/09/2009 at 20:21

    Ouvi dizer que “vem” lá de Brasília, assim como suspeitar, super faturar, subserviência, suprimir, submisso,sub-repitício, subvenção, súcia, sujeirada, supervacâneo, suçuarana.

  • Paulo 05/09/2009 at 22:27

    A verdadeira historia. Subornar ganhou uma classificação moderna chamada Brasilia, onde tem os chefões do governo.

  • Reginaldo Gadelha 05/09/2009 at 22:40

    O Lula e o PT (partido dos trapaceiros-trapalhões-sugadores-) já estão fazendo a conta dos Ministérios, Secretarias e Autarquias que serão criados para a administração do pre-sal . Alguem tem idéia de quantos “barbudinhos” petistas ( trapalhões) ganharão cargos de confiança, ou de alta especialização nas empresas ligadas ao pre-sal?
    Afinal, o Lula já disse que o óleo de mamona ia nos tornar auto-suficientes, que ia ser uma revolução. Cadê ?
    Agora é o pre-sal que vai nos tornar exportadores de petróleo. Mas, qto vai custar cada barril de petróleo ?
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O Lula fez a oposição mais raivosa que um candidato já teve, xingou, ofendeu, falou palavrões, mentiu, e, continua falando o que quer, e ainda fica com raiva da oposição, diz que a oposição tem orgasmos quando o critica, mas, ele tb tinha orgasmos qdo criticava a torto e a direito ? Tem gente que parece não raciocinar, que não sabe fazer contas. Acredita em tudo que ouve, por isso o Lula tenta fazer o que quer.
    Comecei escrever pensando em falar sobre “suborno”, bem, se o pre-sal passar em 90 dias como quer o Lula, de quanto vai ser o suborno ?

  • _Maga 07/09/2009 at 21:31

    “A vida é gorda, oleosa, mortal, sub-reptícia.” Drummond

    O caracter sutil, hoje se transformou em: ato feito embaixo dos panos, apesar de todos verem o resultados final…

    Um grande abraço

  • Rafael 08/09/2009 at 11:30

    Se eu fosse o legislador do Mundo, instituiria a seguinte regra: todo aquele que fizer uso da letra k para expressar, pela repetição, a onomatopéia de uma risada receberá, como punição por esse pecado capital do mau gosto, tantas chibatadas nas costas quantas letras kk utilizadas.

    Publique-se. Registre-se. Intime-se.

  • Daniel Brazil 10/09/2009 at 22:57

    Pobre língua portuguesa, com estes comentaristas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial