Duas entrevistas

05/05/2008

Os leitores deste blog já sabiam da novela. Agora ela chega oficialmente ao fim – e se isso não for motivo para gritar “parem as máquinas!”, não sei o que será. Trinta e um anos depois de sua morte, Vladimir Nabokov está lançando livro novo. Dmitri, seu filho, levou todo esse tempo para decidir contrariar o último desejo do pai, que queria ver o manuscrito queimado, e publicar, mesmo inacabado, o romance The original of Laura.

Ingenuidade deste blogueiro? Por que não tratar o caso como mais um episódio daquela oportunista e interminável série “Os baús”? Bom, há algumas razões. Primeiro, Nabokov foi, acima de qualquer dúvida, um dos maiores escritores do século 20. Segundo, consta que ele apostava alto nesse livro. Terceiro, era um perfeccionista que trabalhava o texto num nível de acabamento tão estratosférico que seu primeiro rascunho tem tudo para ser mais polido que a maioria das versões finais que circulam por aí. E em quarto lugar – bom, não tem quarto lugar. A não ser, talvez, a resposta que Dmitri, 73 anos, deu em sua entrevista de ontem ao “New York Times” (em inglês, cadastro gratuito), quando lhe perguntaram se a principal motivação para sua decisão de publicar o romance não seria financeira: “É verdade que minha cadeira de rodas precisa de algumas adaptações caras para caber no porta-malas de um cupê Maserati”.

*

O Cláudio – também conhecido como C.S. – Soares, escritor e presença assídua aqui nos comentários do Todoprosa, tem um caprichado site sobre literatura, o Pontolit, que ele insiste em chamar de blog, embora esta palavra carregue algo de banquinho-e-violão e ele toque trezentos instrumentos ao mesmo tempo por lá. Entre suas atrações, o Pontolit tem uma seção de entrevista chamada Leetspeak, que hoje é comigo. Quem for lá conferir a conversa vai descobrir em primeiríssima mão a mudança pela qual passará o Todoprosa nos próximos dias.

9 Comments

  • Gunnar Kelsch 05/05/2008 at 13:26

    Parabéns pela entrevista Sérgio.

  • Tibor Moricz 05/05/2008 at 14:12

    Parabéns ao Sérgio pela entrevista, ao Cláudio Soares pelo pontolit e ao pontolit por ambos.

  • joao gomes 05/05/2008 at 14:28

    E o Fajardie hem?

    Era um dos cachorros grandes?
    Tem algo, dele por aqui?

    http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2008/05/05/ult4738u9685.jhtm

  • C. S. Soares 06/05/2008 at 12:57

    Obrigado ao Sérgio pela ótima entrevista (e pelo anúncio, em primeira mão, da novidade).

    Obrigado ao amigo Tibor pelas sempre tão gentis palavras.

    O Pontolit é blog mesmo, juro, mas de tanto o Sérgio chamá-lo de site, começo a pensar talvez deva incluir alguns recursos a mais, por exemplo, que tal uma área (caprichada) para publicarmos textos dos “novos” (dos experientes tb) autores?

    A “Agenda Literária” já está ativa e disponível para quem quiser anunciar palestras, lançamentos etc (basta enviar email para pontolit@gmail.com).

    Sabe Sérgio, apesar dos “300 instrumentos” (vc realmente está certo) ainda assim, o prazer (e o aprendizado) de interagir com pessoas tão interessantes e com tanto a informar (e produzir) recompensa o esforço.

    E obrigado a todos os amigos do TP pelas visitas ao blog. Olha Sérgio, creia (os números do StatCounter não mentem), é mesmo surpreendente a popularidade do Todoprosa (e do seu blogger, claro).

  • Thiago Maia 06/05/2008 at 13:27

    Parabéns ao IG pela inclusão do TP em sua carta de opções.
    Parabéns ao Sérgio, principal e naturalmente.

  • Sérgio Rodrigues 06/05/2008 at 19:55

    Obrigado a todos os que se manifestaram e especialmente ao Cláudio pela boa entrevista. A estréia no iG está confirmada para esta sexta-feira, dia 9. Podem espalhar. Abraços a todos.

  • Saint-Clair Stockler 07/05/2008 at 21:05

    O Sérgio tem um bigodinho tão.. tão… sexy.

  • Saint-Clair Stockler 07/05/2008 at 21:14

    Eu ODEEEEEEEEEEEEIO o IG!!!! Estou há 5 meses tentando cancelar a minha assinatura com eles, todo mês ligo reclamando que continuam cobrando o valor na minha fatura. Eles me pedem mil desculpas, me asseguram que dessa vez vão resolver…e adivinha o que acontece no mês seguinte?

    Ontem gastei 40 reais de crédito no meu celular só pra falar com eles mais uma vez.

    Filhosdaputa!!!!!

  • Tibor Moricz 07/05/2008 at 21:20

    Saint, deixa pra reclamar na sexta-feira…rsrs

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial