Dunga

21/06/2008

Dunga é o maioral, o ás, o bambambã, o batuta, o melhor de todos, o rei da cocada preta, o chefão. E para evitar que se interprete a frase anterior como uma defesa do contestado técnico da seleção brasileira, convém esclarecer que antes de ser o nome profissional do gaúcho Carlos Caetano Verri, capitão da equipe tetracampeã mundial em 1994, e mesmo antes do anão da Branca de Neve, dunga já era um regionalismo brasileiro, substantivo comum e adjetivo, com os sentidos listados acima. Ironia?

Pode-se ler assim, claro. O próprio uso popular do termo dunga se presta a isso. Sua primeira acepção, de “sujeito sem igual em sua especialidade, exímio”, ganhou no Nordeste, segundo o dicionário Houaiss, um emprego irônico como “homem de influência local, chefe, mandão”. Convenhamos que, desde os tempos em que desfilava nos gramados suas qualidades de volante raçudo e dotado de forte espírito de liderança, Dunga, jogador de técnica limitada, estava mais para a segunda acepção do que para a primeira.

Como a sonoridade não nega, dunga veio da África, afirma Nei Lopes, estudioso da cultura afro-brasileira e autor do Novo dicionário banto do Brasil. Lopes foi buscar sua origem no quicongo (língua da família banta) ndunga, “pessoa de grande porte”. Mas vamos com calma: grande porte, o Dunga? E como fica o anão do conto de fadas nessa história?

No terreno da ironia feroz. Quando o filme da Disney foi lançado, em 1937, batizando finalmente os sete anões anônimos dos irmãos Grimm, aquele orelhudo simpático de roupa verde, mais frágil que os companheiros, ganhou no Brasil esse nome mordaz. Acabou virando o primeiro e mais famoso dos Dungas com maiúscula, responsável por tantos apelidos. Em inglês, chamava-se Dopey, gíria que significa abobalhado, burro. Quem quiser ver aí algum tipo de justiça poética ou futebolística, pode.

Publicado na “Revista da Semana”.

65 Comments

  • Reinaldo Chiarelli 21/06/2008 at 12:00

    É o mundo não vai acabar por isso. Bom mesmo seria ver o BRASIL fora de uma copa do mundo.
    Pois aí as coisas iriam melhorar, acredito eu.
    Já que ele foi grosseiro falando que não precisa deste cargo, pois já tem a sua vida resolvida, deu sorte na vida, pois ainda o chamam de PROFESSOR, ele tem título, diploma, pós, mestrado, doutorado. Tem gente que tem tudo isso e nunca vai ter a vida resolvida.
    Só no BRASIL mesmo. País do futebol?

  • Altamente Critico 21/06/2008 at 12:05

    O texto em geral é interessante pois descreve o significado da palavra Dunga na lingua portuguesa e sua relação de acordo com a tradução do conto “Branca de Neve…”.

    Mas o final “…Quem quiser ver aí algum tipo de justiça poética ou futebolística, pode.” é desnecessário.

    Sérgio, reflita “Prefiro perder a piada do que o leitor”.

    estigmatizar ou exaltar alguém geralmente cansa.

  • Piada 21/06/2008 at 12:08

    Ridículo

  • William 21/06/2008 at 12:09

    Tem toda razão, Reinaldo!!! Desde quando o Brasil é obrigado a ganhar todos os jogos que dispita!? Foi uma resposta à arrogância e prepotência daquele “Robinho”, que disse que faria dois gols na Argentina e não o fez. O Brasil só vai ganhar alguma coisa, quando houver casa, saúde, honestidade, conhecimento e vergonha na cara, não só dos políticos, como de todos os cidadãos!!

  • Josmar Martins 21/06/2008 at 12:12

    Eu tenho absoluta certeza que Dunga não tem culpa de ser o técnico da Seleção de Estrangeiros denominada de brasileira. Foi convocado e sendo uma boa boca, quem não aceitaria?
    No Brasil tem muitos Dunga tanto que os estádios enchem quando tem jogo de clubes considerados grandes e vão para assistirem uma mistura de marmelada com creme.
    Há de se fazer uma reforma completa no futebol nacional ao estilo europeu (não o mundial), para que tenhamos aqui um futebol mais puro e sem essa de assassinar o dialeto portuguës. Que eu saiba tri é 3 x seguidas mas isso é superfluo.
    MUDA BRASILLLLLLLLLLLLLLLL

  • audenio rocha 21/06/2008 at 12:15

    O Brasil dos bobos onde o futebol ou um titulo mundial faz os idiotas esquecerem dos ladrões com fez FHC que em 1994 enquanto meia dúzia de bobos ria enquanto vampeta dava cambalhotas o governo aumentava o preço dos alimentos,pois o brasil tem cinco títulos mundiais e o que isso melhorou na nossa qualidade de vida em relação a paises da europa que não tem nenhum?

  • Josmar Martins 21/06/2008 at 12:18

    Coincidëncias caro Audenio. Lula então também se aproveitou do caso isabela pra subir os preços?

  • José Lauro Antoni 21/06/2008 at 12:22

    Meu caro comentarista você esta como os outros sempre tentando arrumar desculpas quando não se ganha. Não existe seleção invicta, como dizia Dino Sani ¨em futebol se ganha, se perde, se empata,¨ mas nós nunca podemos perder que é fim do mundo, temos mudar nosso conceito de quando se perde tá tudo errado, e também deixar de ser preconceituoso com a identidade do Dunga como gaúcho.

  • Ademir Dias da Silva Filho 21/06/2008 at 12:24

    Acho que ja que o Dunga disse que tem a sua vida resolvida, poderia aproveitar a deixa e pedir demissão da Seleção Brasileira, mas se ele acha melhor ser chamado de burro em rede nacional, é problema dele.No fundo ele só quer mostrar as camisa da grife da sua filha.
    Isso é ridiculo Dunga.

  • jeh 21/06/2008 at 12:43

    Nossa!!!!!! Pelo amor de Deus!!!! Esse é o espaço mais inútil que já li na net!!!! Com certza esse apelido caiu muito bem no Dunga mais à dai criar uma coluna pra explicar fala sério hein???!!!!

  • GI ANDRADA 21/06/2008 at 12:51

    NÃO JOGO A CULPA TODA NO DUNGA, OS JOGADORES TAMBÉM SÃO PÉSSIMOS E ISTO FUTEBOL ESTÁ MUITO SATURADO O PIOR QUE NÃO JOGADORES PARA SUBSTITUIR ESTES, QUE SITUAÇÃO TRISTE. AINDA BEM QUE TEMOS OUTROS ESPORTES VOLEI NATAÇÃO GINÁSTICA E OUTROS ……AINDA BEM.

  • Paulo Santos 21/06/2008 at 12:54

    Primeiro, àqueles que querem crucificar o Dunga, que nao está no cargo por dinheiro como muitos estiveram, mas por puro patriotismo, como se deve depreender, já que nao precisa do cargo, mais calma e compreensão.
    Quantas seleçoes brasileiras se classificaram para o mundial e, ate uma delas com a repescagem, começaram mal e trouxeram o caneco depois?
    Pensem antes de falar asneira.

  • raphael 21/06/2008 at 12:58

    eu axu que esse texto eh apenas uma brincadeira sobre futebol, nao eh para gerar intrigas sobre politica, sou estudante de engenharia no brasil, estou estudando no canada, sei que no brasil eh foda as injusticas, mas este texto eh apenas uma brincadeira

  • Marcos Costa 21/06/2008 at 12:58

    Com todo respeito, burros são aqueles que colocam todas as suas alegrias numa coisa chamada futebol. Não pelo futebol em si, pois ele é uma arte maravilhosa. Mas pela simples falta de capacidade de não encontrar algo mais significativa para investir suas emoções mais nobres (como o amor e o ódio). Um ser humano em condições normais, deveria avaliar o jogo da seguinte forma: “É, o Brasil perdeu, mas, e daí? amanhã vai ganhar. Numa atitude nobre, parabeniza o adversário e dá uma palavra de ânimo para seu time querido. É anormal, ficar com raiva do técnico, dos jogadores ou do time adversário e seus torcedores. Um bom exemplo disso aconteceu no jogo do Brasil com Argentina: Brasileiros e Argentinos se abraçavam e comemoravam juntos aquele maravilhoso espetáculo oferecido por dois grandes times do mundo.

  • Henrique 21/06/2008 at 13:01

    Típica coisa de pseudo-intelectualóide: falar de coisas fúteis com vocabulário difícil e texto complexo. Vai procurar o que fazer, meu caro…

  • beto 21/06/2008 at 13:07

    Temos assuntos muito mais importantes do que a camisa do dunga e futebol que cheira sujeira brava, hospitais,escolas, fome por ex, o ideal seria o Brasil fora da copa, aí iamos olhar p/ o que interessa….

  • Hugo Mancini. 21/06/2008 at 13:10

    Não posso deixar de dar meu pitaco: penso que tão ‘ Dunga’ quanto o Dunga deve ser quem o colocou lá não é mesmo?

  • Alfredo J. de Souza 21/06/2008 at 13:23

    Salve nossa seleção, dos brasestrangeiros…., falta muito patriotismo, vergonha na cara e futebol…, veja a Holanda e outros países jogando na eurocopa. Por favor, Sr. Presidente da República, que diz torcer para um determinado time de São Paulo, e que joga muito mais bola que a seleção brasileira…, Oaí! , um dia este país será realmente sério, falata educação, cultura, consciencia política, vergonha na cara de muitos polticos, empresários cidadãos, pois o futebol, novela, carnaval, serve como pano de findo para por abaixo dos panos a realidade do nosso querido Brasil., Deus salve-nos…!

  • agno frança neto 21/06/2008 at 13:34

    burro é quem colocou ele no cargo,sem ao menos ele dirigir nenhum clube.

  • Osmar Alves 21/06/2008 at 13:40

    Nunca vi torcedores argentinos torcendo pelo Brasil, por pior que estivesse o jogo, mas o contrario aconteceu neste último jogo. Deixem o técnico trabalhar! O brasileiro precisa acreditar mais em si. E não digo isso só no campo do futebol, mas em todas as áreas. Acorda Brasil! Vamos eleger melhor nossos representantes e aí sim verão como as coisas mudam. E mudam pra melhor.

  • Josenildo Rebouças 21/06/2008 at 13:41

    O Dunga nao tem culpa e nem capacidade para o cargo á culpa é de quem o colocou la.

  • luiz wandick 21/06/2008 at 13:44

    Primeiramente, antes de criticar, voce tem que descubrir se todos leitores gostam do seu trabalho e se voce também não foi rejeitado em algum emprego e se achando o bom. Porque voce não experimenta ser o tecnico da seleção, já que voce sabe muito bem aonde estão os pontos errados, va lá concerte-os e faça da seleção Campeã. Precisamos pedir (não criticar) para que os jogadores reflitam que precisam jogar o que sabem na seleção e não somente nos clubes em que jogam, os jogadores, se analisarmos, são os + culpados e ganham horrores de $$$. O tecnico não erra passes, não erra penalti e não dá chutão longe do gol. Falou……

  • LUIZ GONZAGA 21/06/2008 at 13:47

    O Dunga foi sim um dos maiores jogadores em sua posição, principalmente da Seleção Brasileira…
    Esse equívoco é fácil de ser compreendido… Que eu saiba o Dunga não estava à frente da equipe técnica de nehum time.. Faltava-lhe experiência de ser ténico.
    Pegue o Pelé e coloque como ténico que vai cair no mesmo buraco…. Não é porque o sujeito é bom no que faz que vai organizar bem uma equipe…
    Diametralmente, pegue o melhor médico (que nunca foi professor) e mande-o ensinar o que sabe nunha sala de aula que vai ser um desastre…
    O Dunga errou muito no início de sua carreira como técnico e, hoje, está colhendo esses frutos. Pode ser que esteja no caminho de acertar…Mas quem sabe?
    Espero que o Brasil seja classificado!

  • Nara Bueno 21/06/2008 at 13:49

    Infelizmente nosso país é cheio de ¨palpiteiros¨, mas de pessoas com boas atitudes pra mudar os fatos, estas são poucas. No futebol, não poderia ser diferente. Eu acho muito fácil ficar atrás de uma tela de tv ou sentado na arquibancada de um estádio, julgando o trabalho do técnico. Penso que o Dunga é competente sim e bastante esforçado, pq saber conviver com as ¨estrelas¨ da seleção brasileira, não deve ser nada fácil. Todos nós sabemos que à muito tempo jogar na seleção brasileira deixou de ser algo patriota e tornou-se ¨business¨. Aparecer para o mundo e jogar por amor à camisa de quem pagar mais.

  • Jan 21/06/2008 at 13:57

    Ele por si só não é burro,burro e incompetente,corrupto,bonachão,foi quem o indicou,ele passa à ser burro por ter aceitado um cargo para o qual não estava preparado,quando o mais sábio a fazer seria agradecer e recusar,é triste ver no até naquilo em que somos considerados bons;conseguimos dar vexame!!!

  • DiomícioA.Ramos 21/06/2008 at 13:58

    Meus amigos, o Dunga não tem culpas nem a obrigação de ganhar, ele está lá na Seleção por que um Burro o colocou, este Burro chama-se Ricardo Teixeira, que não intende nada de Futebol, pois uma Seleção, presupõe que são escolhidos os melhores, jogadores quanto o Técnico e o que vemos é um Técnico Péssimo e jogadores de segunda divisão,. Antigamente dava gosto de ver a nosso Seleção jogar, hoje em dia dá é muito desgosto, não tem mais nenhuma emoção ver este Futebolzinho triste, não temos um batedor de faltas neta SELEÇÃO, É UMA VERGONHA.

  • carlos cezar 21/06/2008 at 14:02

    Gente, deixa o rapaz trabalhar, afinal, o Brasil está cheio de INTELIGENTES sem fazer nada. Olhem pro congresso, percebam os políticos, reflita o que você faz… Tem paciencia e acreditem no próximo como se fosse.. VOCÊ!! E aí? Vai retrucar ou faer coisa por? Acima de tudo, tem uma força maior a nos guira… DEUS!
    Quem é você prá´poder jugar? Um mero humano e falho…
    Deixem o rapaz trabalhar!!! Vai lá Dunga e tenha a força contigo!

  • dirceu 21/06/2008 at 14:04

    Deixem de estupidez!!! Técnico “nunca” ganhou jogo… Voces que “conhecem” futebol, possivelmente nunca tenham pisado num gramado… ONZE dentro do campo e…deixem-nos à vontade que êles resolverão. Precisa (e está difícil) acabar com os “craques” promovidos por jornalistas (alguns dos quais nem para “jornaleiros” (sem considerar pejorativo o têrmo) serviriam. Todos sabemos (e quem não sabe é BURRO E MAL INFORMADO) que o “cargo” de Técnico só foi criado para atender a interesses “ESCUSOS E MONETÁRIOS”.
    Falei. (Prá quem não entendeu ou não alcançou:PONTO FINAL !)

  • marcelo Q. 21/06/2008 at 14:13

    Post com o único objetivo de ridicularizar o técnico da seleção. Só serve para mostrar o tipo de pessoa que você é. Parabens mesmo pela iniciativa.

  • Alcindo Tenorio Pereira 21/06/2008 at 14:15

    Dunga é bom técnico, como foi bom jogador. Agora, não deveria seguir o esquema dos técnicos anteriores, que teimam em buscar jogadores de times estrangeiros. Estão há tanto tempo separados da nossa realidade, com interesses nos países onde vivem, que esqueceram do nosso futebol. Dunga deveria mesmo aplicar seus conhecimentos futebolísticos apostando naqueles jogadores de times brasileiros, de norte a sul; que vivem e dependem do futebol brasileiro. O técnico é bom, os jogadores convocados são grandes astros, mas não formam equipe.

  • dirceu 21/06/2008 at 14:16

    … e vamos perguntar para alguns “lucianos”, “galvões”, etc., em quantos times êles jogaram. E vamos perguntar a alguns “netos” quantas jogadas (não me refiro a uma ou outra falta cobrada com sucesso) êles executaram…O mesmo vale para os “kfouris” e “cajurus” e “dápenas” da vida. Comentaristas que “conhecem” a idade, o local de origem, a vizinhança e quem sabe a “côr da cueca” dos jogadores, não o são, são pura e simplesmente FOFOQUEIROS… Tenho saudade daqueles que conheciam o que diziam, o que narravam, o que comentavam (Walter Abhraão, Rau Tabajara, Flávio Iazetti, Paulo Planet Buarque, Pedro Luiz, Geraldo José de Almeida, Edson Leite, Fiori Gigliotti,etc.)… Alguém contesta ????????????????????????????????????????

  • Diomício Ramos Anjos 21/06/2008 at 14:44

    Tenho Saudades do Tempo em que á Seleção Brasileira dava Show de Bola, e era conhecida como Seleção Canarinho, quém não se lembra da Copa de 70, núnca mais tenhamos uma Seleção igual aquela, na quela época os jogadores qdo. eram convocados, comemoravam que dava gosto de ver, era pura emoção eles jogavam por amor a camisa, hoje não é preciso falar em quém eles tem amor (dimdim), Eu quero sugerir a Ricardo Texeira que solicita os Tapes, dos jogos da UEFA, que a TV. Record Transmitiu e que eles se juntassem em uma sala e assistissem para ver como se jagam e tem disposição defendendo os seus Países, tenho certeza que eles iriam ficar envergonhados diante do futebolzinho que os apresentaram.

  • Tom Tavares 21/06/2008 at 14:48

    Capitão da seleção brasileira campeã do mundo, Dunga, segundo o texto do Sérgio Rodrigues, seria um “abobalhado, burro”.
    E os outros inúmeros milhões de patrícios que nem lá chegaram, como deveriam ser classificados? “Sub-abobalhados” ou “sub-burros”?
    Tom Tavares

  • Mauri Martinelli 21/06/2008 at 14:50

    O BRASIL PEGANDO FOGO E VOCÊS DISCUTINDO FUTEBOL…

    Ando meio quieto no canto! E ando mesmo. Não gosto de nada que vejo, e como alguns assuntos
    são batata quente prefiro fazer coisas mais úteis.
    Mas algo está errado. Uma luz vermelha está piscando insistente na minha frente. Não está se encaixando. No caso a Polícia Federal. Hoje em mais um de seus espalhafatosos comportamentos fez e aconteceu, inclusive na Câmara. Não é estranho? Por que? O TCU deve ser o responsável por fazer a auditagem das obras, aliás já fez e mostrou tudo o que estava errado sem que nenhuma providência fosse tomada.
    Não seria o caso da PF ter se transformado em braço armado (mais um) do governo? Não estou dizendo que os acusados são inocentes – não é isto, mas pensando bem, a cada operação sob os holofotes o Congresso fica “menor”, moralmente falando. A PF é subordinada àquele senhor que teve a filha expulsa do PT e não tomou o partido dela – o que convenhamos qualquer pai com um mínimo de diginidade faria. Pois bem, este Senhor é o mais aguerrido guerreiro das hostes governamentais. Será que não estão procurando uma desculpa para, com o apoio popular, acabar com o Congresso e nos impingir algo tipo Fidel Castro? A “criatura” está totalmente dissociada do seu partido. Ele quer o poder. Como disse o Brizola uma vez, ele pisaria no pescoço da própria mãe para conseguir. Não precisou chegar a tanto, mas pode pisar no pescoço do PT…
    Qualquer um com os dois neurônios funcionando saberia que o tal PAC era uma atrativa isca gordinha para peixinhos corruptos. Mas ele foi em frente!
    Qualquer um com os dois neurônios funcionando saberia que usar o EB para promover o “bispo” Crivella acabaria mal – mas ele foi em frente.
    Muda as Leis a seu talante, haja vista o caso da supertele e da TV Traço Zero. Agora está decidindo criar, isto mesmo, criar uma empresa de aviação estatal. Seria cansativo repetir tudo o que está estranho neste país. Teoria Conspiratória? Pode ser! Mas como bem disse o Jornalista Carlos Chagas quem não está querendo entregar Belo Horizonte vai querer entregar Brasília? Pode ser um erro pensar mal dos outros mas dificilmente você estará enganado!

  • Liliane do Carmo Moreira 21/06/2008 at 14:51

    O grande problema dos jogadores da seleção brasileira, é o “estrelismo”!
    Como o Brasil é a seleção com o maior número de títulos, e mais conhecido mundialmente, levando-se em conta sua tradição, os jogadores acham que apavoram, que as demais seleções “amarelam” ao ver a cor de nossa camisa.
    Acordem!!!
    Foi-se o tempo que isso tinha algum peso!
    Hoje, o Brasil já não é o favorito. Existem muitas outras seleções tão competentes como a nossa!
    Já o Dunga, é pau mandado da CBF, é claro!!!
    Até no futebol existe uma máfia, só os tolos não percebem!!!
    Se isso não fosse verdade, a seleção seria formada de jogadores que atuam no Brasil, que arrebentam aqui nos nossos campeonatos regionais, e não em desconhecidos que muitas vezes ficam até no banco de reservas!!!

  • Mauri Martinelli 21/06/2008 at 14:53

    “E vida de gado, povo marcdo, povo feliz!”

  • Mauri Martinelli 21/06/2008 at 14:54

    “E vida de gado, povo marcado, povo feliz!”

  • Edson 21/06/2008 at 14:55

    O Dunga não é o único culpado, é evidente! Vejam só o Ricardo Teixeira impondo o Ronaldinho Gaúcho na seleção a todo custo. Eu não consigo entender, como um cidadão (o Sr. Ricardo Teixeira) pode permanecer à frente da CBF por tanto tempo e depois de todas as denúncias de corrupção. Fora Ricardo Teixeira e Democracia na CBF JÁ!!!!

  • Jorge Luiz Frascino 21/06/2008 at 14:56

    Dunga é o cara mais malandro nesta história, otário são os torcedores que gastam seu miséro dinheiro para assistirem esta mulambada de milionários com brinquinhos de brilhante, tranças, carros importados e nome da noiva gravado na chuteira.

  • Jorge Luiz Frascino 21/06/2008 at 14:59

    Sinto pena dos que ainda acreditam que temos o melhor futebol do mundo. Temossim um futebol medíocre com jogadores caí caí e nada mais que isso.

  • Agenor Martins Neto 21/06/2008 at 15:04

    Nem os brasileiros podem ser chamados de DUNGA, pois dunga é um herói, dentre os que salvaram a Brnaca de Neve da bruxa malvada. Os brasileiros nunca vão salvar a “branca de Neve” das mãos de ladrões do Ali BaBá. Eis ai mais um ensaio de seus pupilos, o assalto ao PAC. Cadê os criticos daquilo que não vale tanta critica. Os jogadores e comissão técnica estão ganhando dos patrocinadores, se não agrada desliga a TV ou muda de canal. Na administração que se alimenta de fraudes e peculato não se pode desligar ou mudar de canal. O cerreto é deixar de ser Burro e julmento e tomar iniciativas, ou seja, suspender definitivamente os mandatos, ou melhor, eliminá-los. VOTE NULO nas próximas e nas OUTRAS.

  • MARCELO 21/06/2008 at 15:08

    AI,AI AI AI o que tem haver futebol com política ou qualquer outra baboseira. critiquem seja de forma negativa ou positiva mais critiquem vcs acham que o cara que escreveu esse artigo está muito preocupado com essas críticas
    Leia e opine quem quiser. Aí fica enchendo a página com nhe nhe nhe bla bla “o brasil não vai pra frente” “PAC” E OUTROS lixos
    É isso aí não pode perder mesmo não pelo menos pra Venezuelas da vida, fora Dunga cagão
    fala sério

  • arildo 21/06/2008 at 15:11

    cade o futebol Braisil

  • Adriano 21/06/2008 at 15:18

    É incrível parece que o futuro do Brasil como Nação e povo desenvovildo tenha alguma relação com o futebol. Francamente participar ou não de uma copa do mundo não mudará ou tornará pior a nossa situação social! Parem com esse discurso antigo de que só assim o povo vai dar atenção ao que acontece ao seu redor!?
    E como achar que ao precisar de atendimento médico, segurança, transporte de qualidade, educação etc e não conseguirmos não damos conta do que nos rodeia…..sinceramente isso já cansou.

  • João Andrade 21/06/2008 at 15:19

    Os brasileiros não são os únicos que entendem de futebol, mas acredito que sejam os únicos que se acham superiores nesse esporte. O titulo de penta-campeões não nos dá o direito de menosprezar a habilidade dos adversários. Acorda, Brasil!

  • Aldo 21/06/2008 at 15:22

    Valeu! o debate é legal! dunga espero q tenha sido o último botinudo do nosso brilhante futebol!
    Q Euro chata! eles vão continuar vindo por aqui pegar gdes jogadores!
    Dunga nunca foi prá lá! eles ñ gostam de botinudos!
    Gostam de Ronaldo”s.
    O Dunga vai pagar O Pato!

  • Jorge Luiz Frascino 21/06/2008 at 15:24

    Milionários do Dunga conseguiram duas façanhas históricas para o futebolk brasileiro, perder para a Venezuela e conseguir ficar em quinto lugar na classificação. Hoje em dia deu uma pedalada se torna Pelé na concepção de comentaristas medíocres de Tvs a cabo que fazem de tudo menos comentar futebol, eapitam, escalam e criam suas cobras sem veneno. Imbecil do Silvio Lancelotti fala mais em comida que em futebol, parece o programa Mais Você da Ana Maria Braga da Globo.

  • Jorge Luiz Frascino 21/06/2008 at 15:26

    Meu time de peladas dos finais de semana ganha de goleada desta mulambada milionária. Dunga pede pra cagar e vai embora..

  • Marco Sanches 21/06/2008 at 15:37

    Já que o assunto é futebol e piada, escuta essa:
    Assisti hoje pela manã na tv a cabo, o Vanderlei Luxemburgo dando uma aula “Magna” (sic) – segundo o representante da OAB chamado D´Urso – UAU – à convite da OAB/SP. O treinador brindou os ouvintes – alunos e qualificados anfitriôes – com a palestra que versava sobre ÉTICA E HUMILDADE NO FUTEBOL BRASILEIRO. Foi ovacionado pelos presentes. Depois dizem que o problema do povo é educação. Do povo?? Quando outro dirigente da conceituada instituição chamado Aprobatto, além de consagrar o palestrante elevado a mestre, ainda o definiu como melhor técnico brasileiro, concluí que a piada e a esperteza dos malandros seduzem os ingênuos, com ou sem escola.
    Grande abraço.
    Respeitosamente,

  • MARCELO 21/06/2008 at 15:52

    Se fosse pra eleger um novo técnico da seleção eu votaria no cara que escreveu esse artigo que me parece ser o criador desse blog pq o cara é inteligente escreveu sobre um tema que todo mundo quer opinar, escrever bonito e etc, aí malandro que é sabe que quanto mais pessoas opninarem mais número de acesso ele terá no seu blog daqui a pouco vai virar blog cheio de publicidades

  • Sérgio Rodrigues 21/06/2008 at 18:07

    Um agradecimento geral aos comentaristas pelo comparecimento maciço. Apenas um foi apagado, por conter uma ofensa mais grotesca. O resto está valendo, futebol é futebol. Só me resta torcer para que, naquela maioria de silenciosos, o número de leituras malucas tenha sido menor. Abraços a todos.

  • Andréa 21/06/2008 at 19:03

    E eu que pensava que a galera de literatura era mais bem humorada…Com Dunga ou sem Dunga, nosso velho e bom Nelson dizia que no Maracanã se vaia até um minuto de silêncio. Quanto mais um treinador…
    Bom domingo pra vocês e só mesmo a Libertadores pra nos redimir…

  • Sérgio Rodrigues 21/06/2008 at 19:06

    Bom domingo pra você também, Andréa. Só um reparo: a menos que eu tenha andado distraído, hoje a galera da literatura ainda não deu as caras por aqui.

  • Isabel Pinheiro 21/06/2008 at 19:14

    Deu, Sérgio. É que não vale a pena comentar… Abração e bom domingo.

  • Sérgio Rodrigues 21/06/2008 at 19:47

    Entendo, Isabel. Abraços.

  • Tibor Moricz 21/06/2008 at 20:46

    Só pra contrariar…

  • Tibor Moricz 21/06/2008 at 20:50

    E não é pagode…

  • Tibor Moricz 21/06/2008 at 20:51

    Porque pagode dá mais celeuma…

  • Tibor Moricz 21/06/2008 at 20:51

    E chega de celeuma por hoje.

  • shirlei horta 22/06/2008 at 16:49

    E quem é a “galera da literatura”?

  • Sérgio Rodrigues 22/06/2008 at 21:00

    Parece bem claro, Shirlei: os freqüentadores habituais do blog. Aqueles que, por não caírem aqui de pára-quedas, atrás de uma chamada na home, estão mais preparados para pegar o espírito da coisa do que o empolgado pessoal dos comentários acima.

  • C. S. Soares 23/06/2008 at 09:14

    Eu proponho um “overlapping”: que o Brasil “passe a bola” e seja representado pelo Fluminense nas eliminatórias e que a seleção brasileira, a do Dunga, receba a bola no “ponto futuro” (lembrando Claudio Coutinho) e assuma a posição do tricolor no Campeonato Brasileiro.

  • Tibor Moricz 23/06/2008 at 11:51

    Eu proponho que esse assunto seja encerrado…rs

  • Múcio 25/06/2008 at 10:31

    O Dunga ou outro saírem é fácil. Gostaria de saber como sai o Ricardo Teixeira.

  • Sérgio Rodrigues 15/01/2009 at 09:48

    Gostaria de saber o adjetivo para o praticante do jogo de dominó.

    Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial