Ian McEwan de volta à Flip e outros links

14/12/2011

O escritor inglês Ian McEwan, uma das estrelas da edição 2004, estará de volta à Festa Literária Internacional de Paraty em 2012. “Se não será necessariamente ‘maior’ do que a criada em 2004, a expectativa com a vinda de McEwan para a Flip 2012 deve (…) ter um lastro ao mesmo tempo mais sólido e diverso”, diz o curador Miguel Conde, em post publicado hoje no site do evento, referindo-se ao fato de o autor, na época, ser conhecido do público brasileiro quase exclusivamente pelo sucesso do romance “Reparação”.

Não precisava se incomodar. É verdade que a obra de McEwan não é só “Reparação”, mas este romance permanece como seu ponto mais alto – tão alto que já justificaria a repetição do convite. Com o americano Jonathan Franzen, estreante na festa e também já confirmado, o escritor inglês monta um meio-campo literário de peso como há anos não se via. Se “Liberdade”, de Franzen, andou sendo saudado por aí como “o livro do século”, considero “Reparação” um candidato muito mais respeitável a essa hipérbole – desde que sejamos capazes de abstrair o quanto ela tem de tolinha, claro.

Para outras novidades da Flip 2012 anunciadas hoje, clique aqui.

*

O livro que mudou a vida de Jonathan Safran Foer este ano não é de ficção, embora imaginação não lhe falte: The shallows, de Nicholas Carr, um longo ensaio sobre o que a internet está fazendo com nossos cérebros – literalmente. Estou começando a ler. Aqui (em inglês), a declaração de fã do escritor americano.

*

Quer conhecer a lista dos 12 escritores brasileiros mais lidos no exterior? Fora a ausência do campeão Paulo Coelho, eliminado no tapetão, aposto que você já a conhece antes de clicar aqui.

*

Será que os blogs de livros bateram no teto? William Morrow – um blogueiro de livros – está em dúvida.

*

Rotina de um escritor em tempos de internet, segundo a tirinha “Os passarinhos”, de Estevão Ribeiro. Engraçado? É. Mas o retrato é mais fiel do que parece.

3 Comments

  • Vanessa 14/12/2011 at 15:07

    Não vejo a hora de conferir a próxima FLIP!!!!!
    http://garotadistraida.wordpress.com

  • pedro curiango 14/12/2011 at 17:46

    Um amigo passou-me a seguinte notícia, que está sendo distribuída na internet:

    A produtora norte-americana Heritage Film Project anuncia a realização
    do documentário /Lisboa: Biographical Sketch on Brazilian Writer Adriana Lisboa/, a ser lançado em 2012.

    As filmagens ocorrerão em duas etapas, a primeira em Denver, nos Estados Unidos, durante a segunda semana de janeiro de 2012, e a segunda no Rio de Janeiro, entre 18 e 28 do mesmo mês.

    O filme, que é produzido pela Heritage Film Project — com patrocínio da Embaixada Brasileira — tem direção do escritor e documentarista argentino Eduardo Montes-Bradley, que já realizou trabalhos sobre autores como Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Ana María Shua e Luis Gusmán. Montes-Bradley já abordou a cultura brasileira em um filme anterior, /Samba On Your Feet/, sobre o carnaval carioca.

  • Saint-Clair Stockler 17/12/2011 at 05:56

    Mas, gente, o Chico Buarque é escritor? Bom, deve ser, né? Editoras publicam livros com o nome dele na capa, ele ganha prêmios, etc. e tal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial