Salada da casa

16/01/2009

A Flip anuncia a vinda do escritor mexicano (nascido no Panamá) Carlos Fuentes, de 80 anos. Pela importância histórica, um cachorro grande em Parati.

*

Khaled Hosseini e Ken Follett foram os autores mais lidos do ano passado, numa consolidação das listas de mais vendidos de nove países (de fora da Europa, só EUA e China). Paulo Coelho aparece em vigésimo lugar.

*

“Cada sentença é tão simples e verdadeira quanto o sangue.” Hã? O nível estilístico não é grande coisa, mas o entusiasmo do crítico por The taker and other stories, de Rubem Fonseca (uma coletânea americana pinçada de diversos livros e puxada por “O cobrador”, com tradução de Clifford E. Landers), vale a leitura do texto publicado este mês na revista eletrônica Words Without Borders.

*

Da editoria de bizarrices divertidas: quando você imaginou que veria Gustave Flaubert lendo um trecho de “Madame Bovary”? E tem muitas outras animações (toscas, mas…) com escritores mortos de onde saiu esta.

*

Michel Laub voltou a blogar, o que é ótimo. Mas prefere se abster de juízos sobre autores nacionais – o que é compreensível e talvez até sábio, mas uma pena assim mesmo.

5 Comments

  • Claudio Soares 16/01/2009 at 15:56

    Sérgio, vc vai gostar deste [acabei de postar no Twitter do Pontolit]: Um mapa das tendencias do mercado editorial – http://ow.ly/3XL

  • flavio 16/01/2009 at 16:10

    A literatura norte-americana nao e comparavel ao alto nivel literario europeu. O mercado aqui esta inundado de best-sellers que so falam de terrorismo e etc. Os mesmos assuntos ridiculos, nao apresentam nada de relevante.

  • Noga Lubicz Sklar 16/01/2009 at 21:34

    ainda não cheguei a Stephenie Meyer, mas já passei por Jodi Picoult… espalha não…
    que nível, hein?

  • Carlos Fuentes 19/01/2009 at 00:36

    Carlos Fuentes

    Uma das mais importantes visitas ao solo brasileiro, li o Espelho Enterrado, coisa que qualquer cidadão que quiser entender a história da nossa América Latina e do Brasil teria que ter lido, principalmente o nosso Presidente, avesso a leituras.

  • ELIANAMARTA 19/01/2009 at 06:25

    Sabio é o Michel de abster-se de juízos pois certos julgamentos podem trazer transtornos. Faço minha as palavras do apostolo Paulo por está razão me ponho de joelhos; A quem possa interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial