Tabucchi e a liberdade de expressão

26/11/2009

O escritor italiano Antonio Tabucchi está sendo processado pelo presidente do Senado de seu país, o berlusconista Renato Schifani, que pleiteia uma indenização de 1,3 milhão de euros. O crime do escritor: ter afirmado num artigo publicado ano passado pelo jornal “L’Unità” que Schifani precisa explicar suas relações com personagens já condenados como mafiosos.

Tratado com descaso pela imprensa italiana, o caso está sendo transformado na França naquilo que realmente é: uma batalha pela liberdade de expressão. O jornal francês “Le Monde” publicou na semana passada uma espécie de manifesto chamado “Nós apoiamos Antonio Tabucchi”, com a assinatura de intelectuais do mundo inteiro – entre eles Philip Roth, Orhan Pamuk, António Lobo Antunes, Mário Soares e Antonio Munoz Molina.

13 Comments

  • jorge 26/11/2009 at 19:16

    Numa democracia, quem diz o que quer, ouve o que não quer, faz parte do jogo! A mesma coisa acontece aqui em Porto Alegre, um jornal de esquerda disse o que quis, agora está fechando as portas, pois foi contra a lei e, difamação e calúnia, por incrível que os petistas podem achar, em uma democracia é crime, não a casa da sogra que criaram em Brasília!

  • Paulo de Castro 26/11/2009 at 19:21

    A liberdade de expressão é a alma da democracia e sem ela, não se pode fazer um mundo livre.

  • Carlos 26/11/2009 at 19:46

    e a Yeda no RGS… ?

  • Mauricio 26/11/2009 at 20:09

    Sou a favor, sempre, da liberdade de expressão como uma das essências do regime democrático que vivemos. Porém, falta ética a muitos profissionais do jornalismo, além de que o anonimato(fonte) não possibilita muitas vezes a plenitude de defesa que deveria fazer parte do sistema. Sem falar aqui do sensacionalismo barato que acaba por ferir o jornalismo investigativo e muitos direitos individuais de privacidade.Então prego, “Liberdade sim, Irresponsabilidade não” pois já nos bastam o políticos.
    E por fim, seria como se estivessemos em uma platéia com milhões de pessoas e acusássemos alguém com microfone e permitir que ele se manifeste sem o mesmo, fale em meio a platéia apenas com sua própria voz, seria ineficaz.

  • joão sebastião bastos 26/11/2009 at 20:40

    Não deve ser coisa muito difícil de provar ,irregularidades no atual governo da Itália. A mídia que náo é propriedade Berlusconi , vincula frequentemente denúncias de irregularidades.Acho que não precisaria de coisas tipo abaixo -assinado ,desde que o Tabuchi tenha evidências do que fala. Caso contrário , cuidado, porque até hoje desconheço desdobramentos do caso da Escola Modelo, denunciada aparentemente sem provas pela Veja, depredada por pais enfurecidos pelas notícias veiculadas e o caso Paulo Francis versus Petrobrás.

  • Nico 26/11/2009 at 21:22

    Sérgio,

    Suponho que a lista “Nós apoiamos Antonio Tabucchi”, seja bemmm maior que a apresentada por vc.

  • Tibor Moricz 26/11/2009 at 23:28

    A favor da liberdade de expressão, mas contra ofensas, calúnias e difamações.

  • JH 27/11/2009 at 01:11

    Sérgio, está sabendo do último escândalo da cena literária brasileira?

    Siga o link:

    http://brunorabin.apostos.com/archives/O%20Globo.png

  • Rodrigo 27/11/2009 at 07:41

    A propósito do fechamento do jornal em Porto Alegre eu sugiro a seguinte leitura:
    http://cloacanews.blogspot.com/2009/11/um-golpe-de-us-65-milhoes-e-duas-mortes.html

    É uma vergonha que se esteja fechando um jornal de tradição independente e séria por ter ousado noticiar aquilo que a mídia hegemônica, em conluio com as verbas publicitárias do governo corrupto, não permite ser conhecido.

    Pordem o desvio político. O motivo do post ensejou.

  • josé rubens 27/11/2009 at 08:44

    Alguém aí lembra do que fez o “Rei” RC, ao impedir a publicação de sua biografia?

  • Mr. WRITER 27/11/2009 at 18:37

    “Não concordo com uma só bosta do que vós dizeis, mas lutarei até a morte para defender vosso direito de dizê-las”

    Bom, é mais ou menos assim e acho que é do Voltaire.

  • Daniel Brazil 03/12/2009 at 21:45

    Ha ha ha, o primeiro comentário, do Jorge, só pode ser piada! O cara tá defendendo a censura, a mordaça e o estrangulamento econômico de um jornal no Estado que tem um dos governos mais escandalosos do país?

    Se Lula processasse os jornais que praticam “difamação e calúnia” contra ele, certamente provocaria uma grita revoltada de “democratas” como o Jorge!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial