Fala, Tolstoi, que nós te ouvimos

18/03/2013

Ouvir a voz de Leon Tolstoi, um dos maiores escritores do século XIX, é uma experiência quase fantasmagórica. É difícil espantar a ideia de que aquele som não vem do além, mas foi realmente articulado por um ser vivo e gravado por meios terrenos, prosaicos. O fato de que nessa rara gravação de 1909 – um ano antes de sua morte – o escritor não está falando russo, mas inglês, torna tudo ainda mais estranho.

Numa cortesia do blog Brainpickings, o que se ouve aqui é o autor de “Guerra e paz” lendo um trecho da tradução inglesa de seu livro “Calendário da sabedoria”, um precursor da onda de auto-ajuda em que Tolstoi, preparando-se para o fim da vida, resumia o legado de suas inquietas investigações espirituais – em que se combinavam um cristianismo peculiar (e excomungado pela Igreja Ortodoxa), o pacifismo, a idealização da vida no campo e uma espécie de proto-ambientalismo.

Mas o que vale mesmo, de toda a experiência, é ouvir aquela voz.

Abaixo, uma tradução caseira do trecho:

Que o propósito da vida é a busca da perfeição, a perfeição de todas as almas imortais, e que esse é o único propósito da minha vida, é confirmado pelo simples fato de que todos os outros propósitos são essencialmente novos propósitos. Portanto, se tu fizeste o que devias ter feito é uma questão de imensa importância, pois o único sentido de tua vida é fazer nesse breve tempo que te foi concedido aquilo que é desejado de ti por Ele ou Aquilo que te enviou à vida. Estás fazendo a coisa certa?

One Comment

  • rosângela 19/03/2013 at 14:37

    Tolstoi é um autor significativo para todos os que entram em pequenas rusgas com seu cotidiano insípido. Foi um homem que pensou seu “locum”.
    Pena que suas “inquietas investigações espirituais” não foram ao fundo a ponto de descobrir ( desvendar ) que Jesus Cristo é Deus. Pior, nem teve dúvida, o que lhe tirou a grande oportunidade de ter vivido a simplicidade com sabedoria. Mesmo assim, deixemos Tolstoi falar…(rsrs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial