O que acontece com as palavras quando as lemos

27/11/2009

Atenção, editor ou autor: procurando idéias para fazer um videoclipe promocional do seu livro, esse gênero que o YouTube pariu e que vai amadurecendo velozmente? (Bom, eu meio que estou…) É sensacional essa animação aí, produzida sem uso de computador por um estúdio britânico para o New Zealand Book Council, em cima – literalmente – de um livro chamado Going west, do neozelandês Maurice Gee. Bela dica do blog que o jornalista Almir de Freitas, editor da “Bravo!”, mantém no site da revista.

12 Comments

  • Isabel Pinheiro 27/11/2009 at 13:16

    O vídeo é lindo, não sabia que tinha sido feito sem computador. Sérgio, só pra você saber, o feed do Todoprosa voltou ao normal no Bloglines. Abs!

    • Sérgio Rodrigues 27/11/2009 at 13:24

      Obrigado pela boa notícia, Isabel. Um abraço.

  • Marcelo ac 27/11/2009 at 14:20

    Sérgio, fuçando seu blog, me deparei com a novidade. BÁR-BA-RO!!

  • olney figueiredo 27/11/2009 at 16:35

    Puxa vida, lindo mesmo!

  • Pedro Leal David 27/11/2009 at 19:40

    Sergio,

    Muito bacana o vídeo. Me fez pensar sobre uma das minhas grandes obsessões. Tenho muita curiosidade sobre o a forma de ler das outras pessoas. Se são ou não iguais as minhas, se as minhas mudam de acordo com os textos etc…

    Se não estou enganado, nunca se falou disso aqui… pelo menos desde que frequento o blog…

    Já reparei que o tema é recorrente no nosso querido Rubem Fonseca, que tenho lido muito ultimamente.

    Ele sempre fala que ” soletrar é coisa de analfabeto, que palavra não tem som”. Fala por meio de seus personagens e pelo que já me contaram amigos dele, repete também a ladaínha por aí… odeia a história de ” o ivo viu a uva”…

    E você reparou a forma que ele lê um trecho do Seminarista ? É muito veloz, sem dar nenhum tipo de ênfase às palavras ou frases.

    Penso muito nisso porque embora pareça maluquice, me ocorre com frequencia o pesadelo de que uma pessoa pode desaprender a ler… rs

    Enfim, bacana o vídeo… rs

  • C. S. Soares 27/11/2009 at 20:10

    Sergio, esse vídeo me lembrou aquele da 4th Estate lançado ano passado. http://www

  • Cassia 27/11/2009 at 21:12

    Lindo o vídeo.
    Gostei tanto que me interessei em ler o livro. Já vou encomendá-lo em minha livraria virtual.
    SINOPSE DO LIVRO: Was poet Rex Petley a murderer? And why, forty years later, does he drown out on the gulf? His friend Jack Skeat is drawn to examine the landscapes of their childhood, going west from Wellington to Auckland, as he attempts to unravel the mystery of Petley’s life.

  • Marcelo ac 27/11/2009 at 22:35

    Vendo a outra animação que C.S. Soares mandou, vejo que a coisa não é nova. Mesmo assim, a ideia é bem legal.

  • Rosângela 28/11/2009 at 09:13

    Quando lemos, as palavas saltam do papel e nos amaciam ou nos espetam. Nos libertam ou no prendem. levam-nos à luz ou levam-nos às trevas.

  • Daniel Brazil 03/12/2009 at 21:37

    Bom, “sem uso de computador” é um certo exagero. É um vídeo digital, impossível de ser editado sem um computador. Talvez não tenha o que chamamos habitualmente de “computação gráfica”, realidade virtual. Deve ter sido desenhado, recortado, movimentado e gravado frame-by-frame, como faziam os antigos artesãos do cinema de animação…

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial