Philip Pullman separa Jesus de Cristo

29/03/2010

Abaixo, a tradução caseira de um trecho publicado pelo “Guardian” de The good man Jesus and the scoundrel Christ (O bom homem Jesus e o canalha Cristo), o novo livro de Philip Pullman, que está sendo lançado depois de amanhã na Inglaterra. Na história, o autor de “A bússola de ouro” – primeiro romance de uma série best-seller cuja suntuosa adaptação cinematográfica foi interrompida após campanha da direita cristã – imagina Jesus e Cristo como irmãos gêmeos antípodas. Se Pullman estivesse falando de Alá, seria fatwa garantida. Mesmo sem sentença de morte, porém, a vida do autor tem tudo para ser difícil nos próximos tempos, como comprova o humor seco deste encontro entre Maria e o “anjo”:

Naquele tempo, Maria tinha cerca de dezesseis anos, e José nunca a havia tocado.

Uma noite, em seu quarto, ela ouviu um sussurro vindo da janela.

– Maria, você sabe como é bonita? Você é a mais adorável de todas as mulheres. O Senhor deve tê-la favorecido especialmente para que fosse tão doce e tão graciosa, e tivesse esses olhos e esses lábios…

Ela ficou confusa e disse:

– Quem é você?

– Sou um anjo – disse a voz. – Deixe-me entrar e eu lhe contarei um segredo que só você deve saber.

Ela abriu a janela e o deixou entrar. Para não assustá-la, ele havia assumido a aparência de um homem jovem, como um dos jovens que conversavam com ela junto ao poço.

– Qual é o segredo? – disse ela.

– Você vai conceber uma criança – disse o anjo.

Maria ficou perplexa.

– Mas meu marido está fora – disse.

– Ah, o Senhor quer que aconteça já. Eu vim da parte dele especialmente para providenciar isso. Maria, bendita é você entre as mulheres, por ser a escolhida. Você deve agradecer ao Senhor.

E naquela mesma noite ela concebeu uma criança, exatamente como o anjo previra.

97 Comments

  • Saulo Hipolito Ribeiro 29/03/2010 at 15:51

    Depois da Bússola de Ouro, qualquer coisa anticristã poderia vir deste autor, parece que ele odeia o Céu, espero que ele alcance ou o inferno o espera, aí ele poderá refletir sobre as “verdades” que escreveu.

    • Alberto M. Rocha 29/03/2010 at 16:40

      Concordo com o Henrique Rodrigues, ademais o perigo das palavras vêm principalmente daqueles que se julgam os donos da verdade como o Sr. Saulo que se incomoda com um mero conto de ficção, como se a bíblia não fosse também um conto de ficção que muitos consideram verdades.
      Sou católico por formação familiar mas repugno qualquer censura a um livro que foi concebido para simplesmente mostrar uma maneira diferente de tratar uma outra obra. Vejam a ironia sobre o enorme estrago causado pelo Código da Vinci? Estrago nenhum, o que a igreja conseguiu com sua campanha contra o livro foi ajudar a promovê-lo ainda mais.
      Li a trilogia das fronteiras do universo de Phillip Pullman e vislumbrei uma obra de arte que em nada alterou meus conceitos a respeito da igreja católica, e lamento muito não vê-la na íntegra no cinema, seriam dois filmes visualmente deslumbrantes.

  • Henrique Rodrigues. 29/03/2010 at 15:59

    Jesus existe? Deus existe? Inferno existe? Céu existe?
    Coelho da Páscoa existe? Papai Noel existe? Cegonha existe (esta existe!)?

    • Ricardo Sobral 29/03/2010 at 17:09

      Me desculpa, mas quando uma pessoa utiliza algo tão sagrado pra um grupo de pessoas como Maria é para os católicos e insinua que ela teve um caso extraconjugal no seu quarto a 2.000 anos atrás e plantou uma mentira, isso pra mim é ofensa sim ! Vc tem todo o direito em não acreditar e eu respeito isso, agora tem o dever de respeitar minha fé e de todos os católicos. Pq nossa fé ofende tanto vcs ? Pq a necessidade de achincalhar com o que para nós é sagrado ? O que se ganha com isso ?

    • Alexandre 29/03/2010 at 17:49

      Vc existe? de onde veio?
      Ah tá deve ser do MACACO né, aquela estorinha de criança que foi contada pelo Sr. Darwin.
      Conhece os PORQUES?

    • Microempresario 30/03/2010 at 14:49

      Ricardo, peralá. Que história é essa de “vc tem o DEVER de respeitar minha fé” ?? (grifo meu). O livro não foi escrito para vc. Não gostou, não leia. Outras pessoas tem o direito de ter opiniões diferentes da sua, e de externá-las.

  • Marcos 29/03/2010 at 16:07

    sobrenome Pullman, é de origem judaica??Se for ,como ter parcialidade…

  • nardo 29/03/2010 at 16:07

    HENRIQUE RODRIGUES VOCE EXISTE ??? ACHO QUE NÃO PRA DIZER TANTA BESTEIRA.

    • Henrique Rodrigues. 29/03/2010 at 16:12

      Para Nardo. Porque que não pode escrever besteiras? Pode Sim. Quem pode garantir que eu escrevi besteiras? E você tem prova (excetuando a cegonha) que algum desses ítens que eu citei existe?

  • nardo 29/03/2010 at 16:09

    ESSE PULLMAN DEVE SER IGUAL AQUELE….. MOLE..QUADRADO… E BOM PARA COMER.

  • Michel Almeida 29/03/2010 at 16:09

    Jesus existe? Deus existe? Inferno existe? Céu existe?
    Coelho da Páscoa existe? Papai Noel existe? Cegonha existe (esta existe!)?

  • Dorival José Borges 29/03/2010 at 16:24

    O Todo Poderoso entregou a todos os humanos algo chamado inteligência e o sagrado livre arbítrio, entre outras graças, para que quem quer que seja, possa jogar a inteligência no lixo, e assim, optar por dizer que o Pai celestial não existe. Não julguemos estas pessoas! Eu defendo o direito sagrado de qualquer um deles de jogar no lixo o que eles bem entenderem, inclusive o dom da inteligência.

  • Ricardo Sobral 29/03/2010 at 16:28

    Independente do que vc acredite ou não, não se pode tripudiar dessa maneira da fé alheia. è uma questão de respeito. Sou católico, acredito sim em Jesus em Maria e tudo o mais. Nem por isso tenho o direito de ridicularizar judeus, islâmicos, budistas, espíritas e etc. Fé, baseia-se na crença e vc CRÊ ou não. Simples assim. Agora o que esse bastardo do Phillipe Pullman e o ignorante Sr. Existe? devem aprender a ter respeito pela crença alheia.

    • Henrique Rodrigues. 29/03/2010 at 16:46

      Ricardo. Se o Sr Existe a quem você se referiu é eu, não tem problema. Cada um tem a sua própria opinião. O importante é não ofender ninguém e causar polêmica. O debate sempre é importante.

  • DC para DORIVAL JOSÉ BORGES 29/03/2010 at 16:45

    Quanta besteira junta. Como vc fala em livre arbítrio quando não te consultaram se vc queria nascer neste planeta de merda??? Como uma pessoa inteligente pode acreditar, em pleno século 21, em mitologia???
    Caro o seu o meu e o nascimento de todo mundo ocorreu e ocorre involuntariamente em face de uma simples ejaculação.
    Ora Dorival, quando se fala em Todo Poderoso, qual seria ele, pois no planeta há uma penca de Todos Poderosos. Só na Índia há um atrás de cada porta além do rio Ganges que é o deus Gaia.. Na China um em cada região. Na África, uma batelada. Na religião judaica o Jeová, que nada tem haver com o Alá dos islamicos. Na Católica creem em 3: Pai – Filho e Espírito Santo.

    Dorival, tenha paciência!!!!

    • Dorival José Borges 29/03/2010 at 17:20

      Respeitável DC.
      Acredite, eu tenho paciência. E provei possuí-la, ao expressar o legítimo direito de cada indivíduo de crer ou não, NAQUELE que eu creio a quem é impossível se referir na forma plural, porque sendo ELE único e não havendo nenhum poder que supere o dEle, ELE é chamado de TODO PODEROSO!!! No meu ponto de vista, você faz uma menção bastante correta quando se refere ao mitológico [ deus ] gaia. Com letra minúscula, perfeito! Percebe como reconheço seus acertos? Todos somos sujeitos a erros e acertos. Permita-me respeitosamente te dizer o seguinte: Todo Poderoso não pode ser escrito no plural, porque não há poder igual nem acima do referido PODER. Tenho certeza plena que seu dote de intelecto vai se manifestar convergente com isto. Não há como negar. Neste mundo, em relação ao qual concordo novamente com você, se tratar de um planeta de merda, o$ ” podero$o$ ” pensam que poder se resume em ter e uma gigantesca massa popular também vive a mesma ilusão. Vamos concordar em mais uma coisa: a existência do Todo Poderoso independe de nossa crença, mas, é importante nos conscientizarmos de que nossa existência depende dEle, que em um momento manifestou através do máximo poder o querer da existência de seres que sejam a imagem e semelhança dEle. Simples assim. Não perca a paciência. Filosofar, é melhor, pode acreditar.

  • Fernando Casaes 29/03/2010 at 16:46

    Esses hipócritas cristãos e toda sorte de religiosos tomam para si as dores de seus “mártires”, mas esquecem que acima da defesa deles está o direito de pensar, de falar, de expressar o que quer que seja. Se o veículo é a arte então, não há o menor cabimento para, como já fizeram os cristãos, acender a fogueira. Liberdade! Que todos tenham o direito de expor suas idéias… Inclusive as críticas.

    • Ricardo Sobral 29/03/2010 at 16:58

      Vc tem o direito e a liberdade pensar, falar, fazer o que bem entender desde que não ofenda as pessoas. Quando uma pessoa utiliza algo tão sagrado pra um grupo de pessoas como Maria é para os católicos e insinua que ela teve um caso extraconjugal no seu quarto a 2.000 anos atrás e plantou uma mentira, esse alguem está se utilizando da chamada liberdade para ofender sim as pessoas. E sinceramente, não consigo enxergar o benefício a sociedade ! LIBERDADE COM INTELIGÊNCIA E RESPEITO

  • Fernando Casaes 29/03/2010 at 16:50

    Sérgio Rodrigues, continue seu belo trabalho pela arte, pela cultura e, sobretudo, pelo direito que todos temos à expressão. Aos demais, guti guti…!

  • Amorim Meneezes 29/03/2010 at 16:56

    Se continuarmos, como humanidade, como a maioria dos humanos estão, breve chegaremos a ser inferiores as bestas. É hora de despertarmos para ver o novo Sol, e vivermos um novo Dia, tão anunciado pelos grandes Profetas, que o homem usa, como seus técnicos de futebol, para culpá-los ou exaltá-los como os culpados das derrotas ou das vitórias. Daí, se escondem atras de seus “livros Sagrados” querendo impor um Deus que só existe para seus interesses pessoais. O Creador nos criou a sua semelhança e nos mandou vários mensageiros, homens e mulheres, porém, Creio que a Maior Luz, o grande Holofote foi e É Jesus de nazaré, para nos mostrar o que É ser um ser “Cristo”, e um Ser assim nunca será Um Canalha e sim Um grande Ser. Rá!!! O sol nos fornece a Luz física para vivermos aqui, os grandes Iluminados a Luz espiritual, independente de religião, seita ou ritual. Rá!!

  • James Carlos Udoriise 29/03/2010 at 16:59

    É impressionante como certas pessoas conseguem ser tão vazias e sem nenhum tipo de brilho vivendo na face da terra. Pessoas que parecem muito satisfeitas com o mundo de guerras, desunião, atentados terroristas, entre outros. São simplismente elementos sem nenhum tipo de conhecimento sobre assunto nunhum, muito menos sobre as coisas de Deus e que mesmo assim tentam provar a inexistência daquilo que nada conhecem e que não se esforçam em conhecer. Contrariamente, preferem dizer que “é tudo babozeira”, “não existe Deus, não existe nada”. Esses mesmos ainda se julgam super inteligentes, seres realmente especiais, uma vez que parecem, segundo os mesmos, serem os únicos a “enxergarem” a “verdade”. Triste é saber que esses não são poucos. Acham que eles mesmos são deuses, que viemos do nada, que nada a mais existe além daquilo que podem reproduzir em laboratórios específicos… .Que dó! Dó dos que se deixam levar por esses pensamentos descabidos e sem fundamento algum. Dó daqueles que não perceberam que é exatamente por conta de pessoas desse tipo: materialistas, sem fé, sem amadurecimento espiritual, sem Deus, é que temos, nas mesmas proporções, elementos espalhados pelo mundo como o desamor, a falta de solidariedade, a ignorância, a intolerância (inclusive de muitos que se dizem reliogiosos), as guerras, etc. As pessoas precisam aprender que conhecer Deus é uma experiência acima de tudo, PESSOAL. A ciência pode sim nos ajudar a encontrar muitas respostas, porém, para aquilo que essa ciência não consegue explicar, a “ciência espiritual pode”, mas essa só se constroe quando estamos prédispostos a aprender, a descobrir, a desvendar e a vivenciar essa experiência, esse contato verdadeiro com Deus. Quem conhece Deus verdadeiramente e de coração sabe que as provas da presença dele em suas vidas são muito claras e indiscutíveis. Sabe também que a fé de um cristão verdadeiro está acima de qualquer opinião externa contrária, é mais forte e mais consistente que qualquer outra “ciência”, está acima de qualquer disputa política, religiosa ou social. Ser cristão é, antes de tudo, conhecer Jesus e ter Ele como O MELHOR E MAIS PODEROSO AMIGO. Que pena que tanta gente ainda não tem a felicidade de conhecer este amigo com tanta intimidade como conhecemos. Rezamos para que um dia conheçam. Não podemos esquecer que ser cristão também representa um compromisso de levar Jesus para essa pesoas. Deus abençõe a todos e uma feliz páscoa, a páscoa verdadeira, a páscoa que quer dizer renovo!

    • LR 29/03/2010 at 22:28

      Sr DC,a passagem citada por vc quer dizer q Deus criou o homem sem pecado algum no caso Adao e Eva,mas depois de terem comido do fruto proibido nao so eles como nos deixamos de ser semelhante a Deus que Nele nao ha pecado algum,e Jesus é o filho Deus q veio ao mundo para morrer por nos na cruz e que ao terceiro dia ressucitou e hoje esta acentado ao lado de Deus para q todo aquele que Nele crê nao pereça mas tenha a vida eterna esse é Jesus de Nazaré e foi para isso q Ele veio ao mundo. João 3:16 ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nêle crê não pereça mas tenha a vida eterna”.

  • DC para Amorim Meneezes 29/03/2010 at 17:06

    Ô Amorim! Tenha dó. O “Creador” nos criar a sua semelhança é pra se desconfiar. Pois se eu fosse um deus jamais criaria uma bosta como o homem a minha semelhança.
    Bem, te aconselho a estudar e ler um pouco para saber, sem influência religiosa, quem foi o Jesus de Nazaré. Pouquíssimas pessoas sabem.

  • Alberto M. Rocha 29/03/2010 at 17:06

    Pessoas que se dizem tão inteligentes não percebem que ao dizer “as verdades do Sr Pullman…”, estão por conta própria transformando uma obra de ficção em algo real, algo factível. E ora gente, se não gostaram do tema por que perderam seu tempo na leitura? Vão assitir ao BBB, talvez extraiam alguma cultura de lá…. fala sério.

    Quanto ao “…tripudiar da fé alheia”, deveria ir para o Afeganistão ou o Iraque onde pessoas se degladiam eternamente por não ignorarem a fé alheia, pessoas assim vivem em guerra constante consigo mesmas. Como diz o ditado “macaco, olhe o seu rabo”, deixe os dos outros de lado, ou melhor dizendo, cuide da sua vida ao invés de se incomodar com a do seu vizinho.

  • DC para JAMES 29/03/2010 at 17:15

    JAMES (ou Jeimes). Vc que é cristão fanático doentio, o que vc me diz sobre as duas bombas atômicas que os cristãos americanos jogaram em Hiroshima e Nagasaki em 1945 e mataram 250.000 mil pessoas numa pancada só????.

    O que vc me diz, sem falar dos morticícios na Idade Média praticada pelos cristãos, sobre a matança de mais de 16 milhões de judeus, de 1939 a 1945 pelos cristãos nazistas???

    Tenha dó JAMES, vá estudar!!!

    • Ricardo Sobral 29/03/2010 at 17:24

      Quem precisa estudar é vc ! A 2a. Guerra Mundial não foi uma guerra religiosa. Como vc mesmo disse existiam cristãos dos dois lados. Assim como cristãos que lutaram ao lado de judeus, muçulmanos (sim pq o Oriente Médio e o Norte da África sofreram com o flagelo Nazista) e várias outras religiões. quanto as cruzadas, realmente foi um episódio lamentável da história em que Poderosos utilizaram-se da crença das pessoas em busca de riqueza e glória. Agora, pra se fazer uma crítica SÉRIA sobre esse momento da história é necessário entender o modo de vida e o pensamento das pessoas naquele período (secs XI, XII, XIII e XIV) e não simplesmente tecer comentários a esmo do conforto do sec XXI. ESTUDE MAIS meu caro e não me venha com essa sua cultura de realejo!

  • Márcia 29/03/2010 at 17:24

    Que tal pensarmos no que nós podemos fazer para melhorar o mundo que vivemos? Cuidarmos de nossas crianças já seria um bom começo… Conheço professores que dizem que os pais querem que as crianças aprendam, mas não ensinam EDUCAÇÃO. O mundo está perdido, porque as famílias abandonaram suas crianças.

  • Vanessa 29/03/2010 at 17:29

    Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua, deixe o cara divulgar o que quiser, vocês tem prova do que aconteceu a milhões de anos algum de vocês estavam lá, então, falem o que quiserem divulguem o que bem entender, isso é importante e nos levam a pensar, a dialogar e a manifestar se ainda temos um pouco de crença em Deus ou em que nos acreditamos. Ele apenas divulgou umlivro ele não esta fazendo mal pra ninguém, imaginem esses politicos que dizem ter Deus no coração e sop prestam pra matar a sociedade de fome, falta de educação etc… Isso ninguém vê,né? Me poupem e vão fazer algo pra melhorar o mundo.

  • Amorim Meneezes 29/03/2010 at 17:30

    DC, pode ser detesto Cristo, por isso, dc, vc. não existe, logo, quem não existe não teve Creador e sim foi mau criado, pois não sabe diferenciar conhecimento de sabedoria, além de ter estudado Irmão, eu, tmbém tenho sabedoria, porque sei que Nasci há ez mil anos átras e não tem nada neste mundo que, eu, não saiba de mais. Eheheeh, qdo acabar o maluco sou eu. Hahahaha…com todo respeito, viu Irmão?????

  • Rodrigo Stenio 29/03/2010 at 17:52

    Na verdade amigos e amigas, trata-se de ARTE, pura e simplesmente assim…Quando um autor, roterista, pintor, artista plástico, músico, ou mesmo um escritor, resolve criar uma obra assim, não se trata de desrespeitar ou não a fé alheia. Trata-se de ARTE!!!
    A mesma não tem a intenção ou a incumbência de informar ou formar opinião, na verdade contestar o óbvio, e manter-nos alertas e racionalmente sentimentais, está mais próximo das funções diretas da ARTE.
    Quando grandes pintores e escultores, ainda na antiguidade eram pagos para ilustrar passagens e acontecimentos bíblicos, também lhes era dito que tudo deveria ser alvo, puro, inocente e celestial; com certeza nem sempre a interpretação dos artistas era assim tão pueril ou literal, como algumas pessoas insistem em interpretar a bíblia. Mesmo assim as obras eram entregues na forma e conjectura escolhidas…então ficam aqui algumas questões: “Se a própria igreja pode determinar as imagens sacras, será que um artista também não pode ter uma leitura diferente dos fatos? Isso por si só, reralmente se caracteriza como desrrespeito? O que é realmente verdade, a imagem que a igreja formou há milênios, ou a que temos vontade e liberdade de criar?”
    Se a realidade dos tempos atuais encomoda tanto a igreja, não é realmente claro que já passou do momento de se transformar e se unir a mesma, ou a relutância por uma realidade própria, ainda vai precisar criar outros países?

  • CRENTE 29/03/2010 at 17:52

    UÉ, JESUS NÃO É AQUELE QUE PEGOU A MARIA MADALENA DE JEITO ???

  • marta 29/03/2010 at 17:52

    no principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.portanto Jesus é o Cristo,o FILHO DE DEUS.

  • Professor Fábio Emílio dos Santos 29/03/2010 at 17:59

    A sua história bíblica está fora do contexto da Palavra de Deus! Para uma pessoa entender a Bíblia, ela deve ter o Espírito Santo e, pedi – lo para morar no coração e em todo ser , o que você comenta no livro sobre a aparição do Anjo, está mal explicado, na verdade o anjo Gabriel apareceu a Virgem por nome de Maria e disse: ”salve agraciada o Senhor é contigo o ente que de ti há de nascer será chamado de o Salvador do mundo, porque há de remir o seu povo ( os hebreus )e por- lhe á o nome de Yohoshu’a ( Jesus ) (Evangelho de Mateus) Jesus Cristo advertiu: ”que viriam muito falsos profetas no seu nome, e que fariam muitos sinais, que se possível fosse, enganariam até os escolhidos”. Jesus Cristo é um nome mudado, pois o verdadeiro nome é em Aramaíco uma língua ( idioma) que já sofreu várias mudanças ao longo dos tempos , e o nome dele é: Yohoshu’a Hamashia quem mudou do aramaíco para o grego foi o São Gerônimo ,então ”Cristo” sendo grego, está fora do contexto histórico ”em parte” já que esse nome grego tem várias traduções em vários países e, Yohoshu’a ,não, muitos desconhecem isso, o que só faz crescer a ignorância pelo nome em Aramaico. Favor examinar a Bíblia, pois só dela virá a verdadeira interpretação de Deus e seu ”Logos” ( estudo / conhecimento. Sérgio Rodrigues como disse o Rei Salomão ” O temor do Senhor é o principio da sabedoria” quer ser sábio! tem que ter temor no coração temor /respeito ao que é santo e sagrado que é Deus, Jesus (yohosu’a ) te abençoe e te guarde!

    • Marcelo Alves 29/03/2010 at 20:24

      Caro professor, essa bíblia que o professor está falando foi escrita no mínimo 40 anos depois de “Cristo” e depois copiado por copistas não profissionais por vários anos. Então não podemos aceitar que seja a palavra de Deus, mesmo porque, Jesus é uma pedra no sapato de Deus.
      “Cérebro é uma coisa muito interessante, todos deveriam ter um”

  • tenente 29/03/2010 at 18:08

    esses “inuteis” para aparecerem na mídia publica qualquer coisa, então o melhor é ignorar e jamais adquirir produtos desses infames.

  • Cido 29/03/2010 at 18:10

    Deixo 1 pergunta para quem souber responder:
    Como alguém que supostamente foi tão importante para sua época e para a posteridade não tenha deixado nenhuma prova fisica de sua existencia ????

    Abraços !!!

    • Mauro Antônio Viguini 29/03/2010 at 18:48

      Porque qualquer prova fisica que fosse deixado por Jesus, seria motivo de uma terrivel idolátria, mesmo não deixando prova fisica alguma, o homem deu um jeitinho de idolatra-lo, essa imagem de um homem barbudo que dizem se retrato dele, as pessoas beijam um pedaço de papel, um pano, estatuas feitas com todo tipo de material, ferro, barro chumbo etc…
      Jesus disse, bendito aquele que não vê e crê.
      você deve crêr com coração, não com os olhos.

    • Maria 30/03/2010 at 13:13

      Mauro Antônio, essa resposta é o cúmulo do absurdo, chega a ser surrealista.

  • João 29/03/2010 at 18:27

    Depois de muito blá, blá, blá, todos se esqueceram que Maria ainda é virgem, portanto, a única forma possível para isso acontecer seria inseminação artificial. Anjos não existem. Seria uma forma de representar algo incompreensivel para os povos daquela época. Suponhamos que no ano 100 aC, lá na galiléia, de repente cruze os céus um Boeing 747. Como êle seria representado? Óbviamente como uma grande ave, pois o único bicho que voa é uma ave. Pois é, no caso do anjo, há uma representação de um homem com asas, ou seja, um homem que voa, e homem que voa é piloto, astronauta, paraquedista, etc…Então, analisem à luz da ciência e vejam que houve uma interferência extraterrestre naquele dia, pois não existiam pilotos e muito menos aviões, astronautas ou paraquedistas. E, Jesus Cristo, que não deve ter frequentado nenhuma escola, cuja inteligência, poderes milagrosos e fabulosa oratória era muito superior ao do povo daquela região, óbviamente teria um DNA fora dos padrões terrestres.

    • Mauro Antônio Viguini 29/03/2010 at 19:25

      Maria teve outros filhos além de Jesus, ela não morreu vigem , ela teve relação sexual com José.
      leia na biblia. Mateus: 1-24,25.
      MT1:24 E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher.
      MT1:25 e não A CONHECEU até que deu a luz seu filho, o primogênito, e pos-jhe o nome de Jesus.
      OBS: A CONHECEU (oque significa, eu nem preciso escrever né!!)
      PRIMOGÊNITO (significa que Jesus foi o primeiro filho de Maria, se Jesus fosse o unico filho de Maria, seria unigênito.)
      Em MARCOS: 5-3 diz: Não é esse o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão?
      E não estão aqui conosco suas irmãs? E se escandalizavam nele.

  • luiz 29/03/2010 at 18:52

    È um escrito baixo e irresponsável

  • Rogério Moraes 29/03/2010 at 19:08

    Olha, até hoje não consegui entender como esse blog atrai mais religiosos do que amantes da literatura. Os posts do Sérgio são excelentes, mas o nível das discussões é baixíssimo.

    • Mauro Antônio Viguini 29/03/2010 at 19:39

      Uma mentira quando é muito repetida, torna-se uma verdade, é isso que devemos combater, porque esse escritor não escolheu outro personagem, porque eu nunca vi nenhum escritor escrever bobajem de Maria, de João, ou de Pedro, qualquer outro personajem biblico, pq atacam somente Jesus? Na verdade eles só querem vender livros, e atacando o personagem principal, só que esse pobre coitado, não sabe a besteira que esta fazendo, escrevendo essas babozeiras.

  • Fernando Casaes 29/03/2010 at 19:18

    Sérgio Moraes, é que os amantes da literatura, em geral, gostam da expressão sob todos os aspectos e conseguem, grosso modo, enxergarem além das linhas ou, se preferir, das tábuas rasas da lei. Já os “religiosos” só enxergam o que lhes convêm. É a tal coisa do “ouvi dizer”, do “me disseram”, do “pediram que eu acreditasse”, enfim… Não vão além do permitido…São astronautas perdidos no mundo do faz de conta. Só isso.

  • Fernando Casaes 29/03/2010 at 19:20

    (…) e conseguem, grosso modo, enxergar(…)

  • Fernando Casaes 29/03/2010 at 19:21

    Putz, desculpe-me, Rogério, chamei vc de Sérgio…

    • Rogério Moraes 30/03/2010 at 01:13

      Sem problema, Fernando. Concordo com você. Acho que a religião, quando exagerada, acaba cegando as pessoas. Olha esses comentários no blog. Sem contar que há anos tenho uma dúvida: como pessoas que em tese leem avidamente a Bíblia escrevem tão mal? Sem contar o fluxo paranóico-histérico das reflexões. Fico me perguntando se não há blogs religiosos para que possam discutir suas opiniões sobre Deus, Jesus, Bíblia etc. Creio que ao entraram num blog de literatura deveriam entender que todos esses personagens e o “livro sagrado” se prestam sim a reinterpretações literárias. Essas pessoas pensam que Saramago e Camus são salafrários que não respeitam as suas crenças. Garanto que esses dois não pensaram em nenhuma dessas pessoas ao escreverem suas obras. Nunca esquecerei de um homem que se levantou durante embate final de O Advogado do Diabo, gritou contra a tela e depois saiu, olhando para nós, o restante dos espectadores, e disse “que palhaçada, que falta de respeito”. Não sou religioso, mas isso nunca me impediu de apreciar obras de inspiração religiosa. Pena que os cristãos, com toda a iluminação que vem do Senhor, não conseguem ser menos intransigentes. Enquanto isso, temos esse espaço dedicado a literatura sendo invadido por discursos intolerantes e fora de propósito. Lembro que o Marçal Aquino uma vez disse que os amantes da literatura no Brasil mais pareciam uma seita, de tão reduzidos. Ou seja, o Todoprosa alegoriza nesse momento a cruzada das religiões oficiais contra a nossa humilde seita.

  • Bonilha 29/03/2010 at 19:28

    A luz da ciencia, esclarece que não há provas de que haja extraterrestres.
    O diálogo é completamente imaginário e nem prestende ser outra coisa.
    Como ele mesmo diz

  • Hefestus 29/03/2010 at 19:32

    Uns gritam com a Bíblia no sovaco e outros brandem o argumento da origem extraterrestre da vida. Gurizada, uma dica: o texto é de ficção. FICÇÃO, uma reinterpretação FICTÍCIA de outro texto, o bíblico, que eu acho ficção e vocês acham realidade. E a arte da literatura é a arte de construir belas mentiras, portanto: o texto é ficção, é uma mentira, e vocês poderiam simplesmente ficar na sua com sua bibliazinha ensebada achando o que está ali o máximo em termos de realidade e deixar a literatura para quem tem conceitos um pouco mais complexos do que “é mentira” ou “é verdade”.
    Abraço.

    • Mauro Antônio Viguini 29/03/2010 at 19:51

      desculpe amigo, mais ficção deve ser a sua vida, você não conhece a biblia, por isso diz um monte de bobajens, mais não te culpo, eu também era assim, minha vida tb era uma ficção, quando passei a conhecer a palavra de Deus, vi que eu era igual a um “santo ” de barro, tinha olhos mais não via, tinha boca mais não falava, tinha ouvidos mais não ouvia, pernas eu tinha mais não andava, mãos mas não apalpava.
      Jesus vai fazer com você oque fez comigo, um tremendo milagre, o bonéco de barro vai ser transformado em um homem, filho de Deus.

    • Hefestus 29/03/2010 at 21:37

      Desculpa aí, Mauro, mas se Jesus pudesse fazer um milagre, bem que poderia ter sido fazer você escrever corretamente. Abraço.

    • Rafael 30/03/2010 at 10:46

      Um tal milagre, isso não é exigir demais do Filho do Homem?

  • João 29/03/2010 at 19:43

    Caro Sergio,

    Dizer que o filme não foi pra frente por causa da direita cristã é dar muito poder a este povo. A série não foi pra frente porque foi mal feita. O estudio não teve peito para bancar a história.

    O fato de existirem outros filmes anti-cristãos torna sua afirmação questionável.

    Abraços e sucesso

    João

  • Malta 29/03/2010 at 20:07

    Muito interessante os comentários feitos para responder um livro que daqui alguns anos ninguém mais se lembrará. Em relação aos críticos bíblicos, penso, ou melhor afirmo que com certeza eles não fazem a minima idéia de qual assunto é tratado na bíblia, pois, são comentários infelizes que demonstram um total desconhecimento. A bíblia tem um arcenal literario fantastico, que nenhum outro livro na historia conseguiu produzir. Imaginem mais de 40 autores em um periodo do 3000 anos escrevendo sobre o mesmo tema, isso é fantastico!!!ou melhor dizendo Divino!!!! Aconselho aos criticos estudarem um pouco mais a bíblia, sem as lentes da religiosidade e da lógica barata. Não se baseiem por frustações que o cristianismo infelizmente produziu e produz. Cristo não fundou o cristianismo, não era esse o Seu proposito, Seu proposito foi nos dar vida através de Sua vida.

  • Malta 29/03/2010 at 20:15

    …só para terem uma idéia, nenhum outro livro foi tão colocado à prova quanto a bíblia. Não existe outro livro com maior número de comprovações arqueologicas e historicas quanto a bíblia. E só para lembra os maires inventores (cientistas) da historia acreditavam que esse Livro fantastico chamado BIBLION (Bíblia), é inspirado por Deus.
    Sou radicalmente contra qualquer tipo de censura, deixem o autor publicar o seu conto e que ele venda bastante, afinal, precisamos exercitar nossa crítica, precisamos conhecer todo tipo de obra literaria, quem sabe não disponte ai um novo José Saramago!!!

  • Tibor Moricz 29/03/2010 at 20:43

    Deus está morto. Pullman o matou em “A faca sutil”. Também matou Metatron. Não ficou ninguém para apagar a luz. Nem Jesus, que morreu bem antes disso tudo.

    • Harpia 30/03/2010 at 20:37

      Que heresia! Todo mundo sabe que quem matou Deus foi Nietzsche! 😉

  • afonso 29/03/2010 at 20:51

    Falar mal da Bíblia é mole, quero ver se vcs tem coragem de fazer prova com Deus. Desafiem Deus.
    Se não acreditam, o problema é de vcs céticos de plantão.
    Acreditam nas baboseiras e obras lixerárias e negam a inspiração Divina da palavra de Deus. Isso por não conhecerem o autor da palavra (Bíblia). Pois é o único autor que tem o poder de estar presente quando à lemos.
    Deus, perdoem pois não sabem o que falam, mas que o poderoso nome de Jesus Cristo opere a libertação destas vidas das garras do príncipe deste século.

  • Leo k. 29/03/2010 at 21:13

    Fé é fé, nao tem explicação. O fato de Cristo nao ter deixado qualquer marca material é facilmente explicável. Ele era pobre, e apenas reis e generais naquele tempo deixavam marcas para a posteridade, em estátuas e gravaçoes na pedra.

    Cristo morreu na cruz, como qualquer condenado nao-romano (por isto, Paulo nao foi crucificado, mas Pedro foi…). E, no entanto, sua palavra veio até nós, ultrapassando os séculos. E nao venham com este papo de poder da Igreja, que impos esta ou aquela história. Cristo e seus discipulos eram os pobres entre os pobres, os fracos entre os fracos. Eram oprimidos duas vezes, como judeus, pelos romanos, e como cristãos, pelos judeus. Só a fé explica o milagre de estarmos aqui discutindo este tema, queiram ou nao os que nao creem.

    Para quem é ateu e se acha muito superior, deixo aqui um tweet do “Criador”. Disse ele: “Amados fiéis, se algum ateu zombar de sua fé, responda a ele assim: pior é voce, que acredita no PT…”. E eu acrescentaria aqui qualquer político ou partido. É isso aí, cada um escolhe em que acreditar.

    Abs

  • Otavio Alves Ribeiro 29/03/2010 at 21:24

    Quem não estudou a Bíblia, desde as suas origens, penso não ter autoridade para emitir uma opinião sensata e abalizada a respeito. Dizem que todo assunto polêmico dá ibope. Assim são os escritores polêmicos. Querem aparecer na mídia e faturar suas obras, que de religião,quase todas, nada têm de importante.

  • Otavio Alves Ribeiro 29/03/2010 at 21:29

    Só acredito e leio comentários bíblicos daqueles estudiosos que se debruçaram anos a fio sobres os Escritos Sagrados. Todos têm o direito da livres expressão. Não temos o dever de acreditar em tudo que é publicado.

  • Malta 29/03/2010 at 21:32

    Esquecemos de um detalhe importante. Li tantas criticas sobre a bíblia e garanto que todos os que criticaram não cohecem ao menos três passagens bíblicas, ou uma sequer…para não pedir muito, pois, os grandes estudiosos bíblicos precisam conhecer profundamente a lingua grega, hebraica e aramaica, além de antropologia, historia, arqueologia e tantas outras ciencias, que são extremamente necessarias para uma boa interpretação bíblica.

    • Microempresario 30/03/2010 at 15:04

      Prezado Malta, e quanto a todos que que se dedicam a defender a bíblia e ofender a quem pense diferente: vc garante que eles tem todos os “conhecimentos necessários” ?

  • Vladimir 29/03/2010 at 21:38

    Nem perderei tempo lendo um livro de escritores mediocres como o autor.
    Vou ler algo do tipo:
    Álvares de Azevedo
    Ariano Suassuna
    Carlos Drummond de Andrade
    Machado de Assis
    E por ai vai… quem é Philip Pullman ????

  • Luciana 29/03/2010 at 21:59

    Uma pessoa que consegue dizer um absurdo desses de Deus Todo Poderoso, só tem uma explicação: É fruto do demônio, que está a lutar contra os filhos de Deus pois sabe que seu fim está proximo!!!

  • Tibor Moricz 29/03/2010 at 22:10

    Álvares de Azevedo? Quem é esse cara?

  • Inacio Cordeiro Furtado dos Reis 29/03/2010 at 22:12

    O IG não PUBLICA comentários ofensivos, dê sua OPINIÃO com RESPONSABILIDADE. De que vale esta advertêcia se permitem opiniões de excrecênças da humanidade ofendendo á todos os “poucos” Cristãos do mundo? Este comentário, provavelmente, não será publicado, não faz mal, desabafei. Não se trata de certeza matemática mas, é quase certo de que a maioría desta diarréia verbal que tive o disprazer de lêr foram postadas por COMUNISTAS. Pelo palavreado decorado de algum autor, “pederacomuna”, pode-se perceber claramente a origem mesquinha inerente aos vagabundos que filosofam o NADA sem acrescentar, uma colher de sopa que seja, áquele que trabalha mas a ignorâcia maldita da politicalha não permitiu sequer o seu acesso ao auto controle de sua numerosa família. Assim é o COMUNISTA, por se achar pobre, “sofrido”, “azarado”… odeia os pobres, basta que amealhe uns “trôcos” a mais, pronto … toca o pé na cara do pobre. Vocês nunca vão entender Deus, Jesus Cristo, Sagrada Família, Apóstolos, sabem por que?… vocês não conseguem AMAR, amar mesmo, uma mulher, um homem, um semelhante necessitado, pois vocês ODEIAM a FAMÍLIA, são rancores e ranços profundos ligados aos pais de vocês. Vocês chegam a se odiar, talvez aí esteja uma justificativa para andarem vestrôtos, sujos e aparentando como tal, se mutilam, autoflagelam o corpo com ignomínias, talvez para ofender a sí ou aos seus pais. Deus e Jesus são os únicos que poderiam perdoar os atos terroristas e assassinos que sua idiotosofia comunista levam vocês a cometerem. Nós, sêres humanos HUMANOS não somos capazes de perdoa-los, estão jogando fóra a única chance.

  • LR 29/03/2010 at 22:48

    A verdade esta em Joao 3:16-18 ”Porque Deus amou o mundo detal maneira que deu o seu Filho unigênito,para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo,não para que condenasse o mundo,mas para que o mundo fosse salvo por Ele.Quem crê Nele não é condenado;mas quem não crê já está condenado,porquanto não crê no nome unigênito Filho de Deus.Esse é Jesus Cristo

  • Carlos 29/03/2010 at 22:52

    Nos tempos modernos existe uma democracia, uma liberdade conquistada por antigos NOBRES que muitas vezes pagaram-na até com a vida. Mas infelizmente esta liberdade causa este tipo de expressão. QUE PENA. Tanta luta, tanta vida, para este tipo de coisa, de produto. Tenho pena da alma desta pessoa; será que não teria algo mais útil para publicar, algo que ensinasse o bem ás pessoas, que levasse PAZ e HARMONIA entre esse povo herdeiro desta LIBERDADE duramente colhida? O que essa pessoa espera para sua vida futura, para sua família? Que colha os frutos de sua ignorância, pois tenho certeza de que foi bem ensinado.

  • Kim Look Dandara 29/03/2010 at 23:08

    Quanta bobagem!!! Tanto dos religiosos como do escritor….rsrsrs….Misturar liberdade de expressão com comunismo…….Quanta loucura e idiotice…..Todo ser humano tem livre arbítrio para acreditar ou desacreditar nesses mitos , estas historinhas e contos de fadas tornados sagrados…Não é por ser seguido por uma maioria que que o resto que não acredita tenha que se alienar…Eu respeito todas as religioes, mas a acreditar nesses mitos…É demais, né!!!! Poupem a minha inteligência….Liberdade plena sempre!!! De pensamento e de expressão….

    • LR 29/03/2010 at 23:29

      1 Corintios 3-19 ” Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus;pois está escrito:Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”.Jamais duvide da Biblia è um livro sagrado deixado por Deus.

  • LR 29/03/2010 at 23:10

    Romanos 6:23 ”Porque o salário do pecado é a morte,mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna,por Cristo Jesus nosso Senhor.” João 3-36 ”Aquele que crê no Filho tem a vida eterna;mas aquele que não crê no Filho não verá a vida,mas a ira de Deus sobre ele permanece.” Esse é o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo

    • Amâncio Siqueira 30/03/2010 at 23:28

      Incrível: ira é pecado, mas a ira de deus é santa. Homicídio é pecado, mas homicídio da parte de deus é sagrado. E por aí seguem os argumentos dos religiosos. Sabedoria diante deles é loucura. Mas todo louco não acha assim?

  • Kim Look Dandara 29/03/2010 at 23:17

    Historinhas escritas por pre históricos, escritores espertalhões do passado , não muito diferente que pPhilip Pullman…A diferença é que os do passado colocaram ameaças e amendrontamentos em seus escritos em nome de Deus, para obrigar a humanidade a segui-los….Quanta besteira…Eu sigo é o meu caminho…Este tem inicio, meio e fim…Os religiosos tem mesmo é medo da realidade, e vivem de ficção…..e sonhos…..Eu sonho, mas tenho consciência da realidade humana.

    • LR 29/03/2010 at 23:39

      Provérbios 30:5 ”Toda a Palavra de Deus é pura;escudo é para os que confiam Nele.

  • ROGÉRIO DE FRAGA 29/03/2010 at 23:20

    Lametável como as pessoas usam e abusam do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Não querer aceitá-lo é opção de qualquer pessoa, mas “chacotar” o seu nome… isto é a mais completa prova de ignorância e “vázio interior”. Este tipo de manifestação não é nenhuma novidade, além do mais, a Bíblia faz inúmeras refeferências sobre este tipo de manifestação, pois que, Satanás jaz neste mundo e exerce sua influência para tentar desmerecer o nosso Salvador.
    Deus abençoe a todos!

  • Kim Look Dandara 29/03/2010 at 23:31

    Se discoradr da opinião alienada da maioria pra vc é chacota, ignorancia sim é a sua de achar que deve ser elevado por acreditar no que acredita e endemoniar os que não acreditam…Isso é aberração sua e de uma mairia brucutu que para existir deve massacrar o resto…Saiba que nem sou divino e nem demonio, sou apenas terraqueo humano positivo e negativo em busca de equilibrio e não dessa elevação suprema que vc se acha pertencer e nem as profundezas que me oferece…Essa crença estúpida suas é repugnante….Tô fora!!!! Nem por isso deixo de ser um cidadão de paz e do bem…..

  • Robson Lima 29/03/2010 at 23:32

    Para se fazer uma crítica bem feita é necessário conhecer profundamente o “objeto criticado”. Isso vale para o autor do livro e para as pessoas que estão especulando sem terem tido contato direto com o referido texto. Defendo que a liberdade de expressão deve ser preservada, dos que “têm fé” e também daqueles que “não têm”.

  • pedro curiango 30/03/2010 at 01:49

    Cadê a Rosângela?

  • Júnior 30/03/2010 at 01:51

    Infelizmente do arrependimento nem sempre dá tempo de voltar atrás, e o que sobra é a triste lembrança de saber que poderia ter feito a escolha certa. Pense, se você tivesse dois caminhos e precisasse escolher um para manter a sua vida, e você tivesse a opção de perguntar a um vivo e a um defunto a quem você perguntaria? Eu prefiro ser fiel ao Senhor Jesus, único digno de todo louvor e adoração. Que Deus te abençoe e ilumine os seus passos….

  • DC para RICARDO SOBRAL 30/03/2010 at 08:28

    Hei SOBRAL!! Pode até ser que minha cultura seja de realejo, o que já é alguma coisa. Mas pelo seu escrito vê-se que a sua ignorância até brilha. Quer dizer que se a 2ª Guerra Mundial fosse uma querra religiosa todas as mortes praticadas pelos cristãos seria válidas??? Esquecí da 1ª Guerra Mundial que se deu na Europa. Vc deve ser um daqueles fanáticos doentios que seguram a biblia de cabeça para baixo e não sabem que ela nada tem haver com o cristianismo, pois esse livro é exclusivo dos Judeus, que, segundo eles, foi inspirado por JEOVÁ. que é um Deus que nada assemelha-se com os TRÊS DEUSES cristãos(Pai, fFlho e Espírito Santo(?), com ALÁ, GAIA, VISHNU, SIVA, GANESHE e uma batelada de outros cultuados em pleno século 21.
    Infelizmente como vc faz parte da massa ignara, tem que acreditar, mesmo, nessa mitologia cristã. Dê uma lidinha em um bom livro de mitologia grego-romana e vc verá o quanto desta o cristianismo absorveu para montar a sua mitologia. Uma delas são os Deuses do Olimpo transando com as humanas. Êles não davam treguas.

  • DC para PROF.FABIO EMILIO DOS SANTOS 30/03/2010 at 08:42

    Professor. Alvíssaras. Pergunto-lhe: como o 3º Deus na hierarquia (Espirito Santo) pode orientar na interpretação da Biblia dos judeus se quando existia a Bíblia ele ainda não existia??? Pela mitologia cristão sua criação foi bem depois, alí por volta dos anos da criação do Dogma de Cristo ( 325 dc.)
    Abraços

  • DC para INACIO CORDEIRO FURTADO DOS REIS 30/03/2010 at 08:44

    PÔ Inácio! Então vc foi um cordeiro furtado dos reis. Que sacanagem fizeram com você.

  • Gaúcho 30/03/2010 at 10:14

    E eu que achava que a Rosângela era perigosa… Rogério Moraes é que tem razão: por que tantos religiosos em um blog de literatura tão bom?

    • Amâncio Siqueira 30/03/2010 at 23:34

      Exato. Por que esse pessoal não se limita a seus (muitos) canais de pregação? Todo saite ou blogue sobre literatura tem alguns desses indivíduos que não sabem interpretar textos, não leem outro livro que não a bíblia (a não ser que os pastores de suas igrejas escrevam algum) e comentam bobagens sem qualquer relação com a discussão.

  • Amâncio Siqueira 30/03/2010 at 10:26

    Ainda bem que publiquei meu Evangelho antes, senão me acusariam de plágio, mesmo tendo escrito há cinco anos. Mas é impressionante como algumas ideias passam por mentes tão distantes em momentos tão próximos.

  • Amâncio Siqueira 30/03/2010 at 10:37

    Sobre a discussão, que saiu do campo literário para o religioso, quero lembrar apenas que, assim como eu, Saramago, Sienkiewiks e tantos outros, Pullman trata em seu livro Jesus pelo que ele é: um personagem de ficção, que pode render boas ou más histórias, a depender de quem as conte.

  • zanzisca de Jesus 30/03/2010 at 11:08

    Estão vendo? Religião de JesusCristo nunca foi questionada por ninguém. O problema não está na religião.Mas está na Pessoa JESUS, O UNGIDO. Os cristãos verdadeiros que encarnam Jesus são os unjidos, os cristãos.Os cheios de verdade, integridade e humildae.

    Jesus é divisor de águas… Águas de cima… nuvens lindas e águas de baixo:
    Rios de águas vivas
    E mar mundo multidão mamadeira…

    É só isso.

    Por isso não tenho religião nenhuma e as ameças já estão vindo. Só porque tenho fome de Justiça.Kikoisa, né?

    Olha, Sergio, você como escritor jornalista, pode muito bem, ter neste tempo grande responsabilidade em registrar a Hitória da fome da Justiça, e adoraria te ter como parceiro, quer dizer, se v ocê preferir o caminho das riquezas justas. E pelo seu jeito acho que prefere.
    Um abraço,
    isca de Jesus

  • Vinícius Antunes 30/03/2010 at 12:19

    Depois de Saramago e por aí vai, este assunto não está um poco batido, não?

    • Inacio Cordeiro Furtado dos Reis 31/03/2010 at 12:28

      O que???! O Saramago falou que Deus não existe? Ah, bom, então não se fala mais nisso! Nossa, quase que eu cometo o mesmo erro de Tiradentes, discordar de Português…. (ufa! esta passou perto!)

  • Tuma 30/03/2010 at 13:16

    Boring…

    Depois de Saramago e por aí vai, este assunto não está um poco batido, não? [2]

  • Bernadete 30/03/2010 at 15:05

    Viuxe!!!! Este post abriu as portas para todas as
    ” extravagâncias”, para ficar no ameno!

  • Daniel Brazil 30/03/2010 at 22:31

    Deus, se você existe, faz com que teus filhos não maltratem tanto a nossa língua!

  • Saint-Clair Stockler 30/03/2010 at 22:37

    Philip Pullman é um grande, um estupendo, um formidável escritor. Sua trilogia ‘Fronteiras do Universo’ devia ser considerada Patrimônio da Humanidade. Hilário que aqui no Brasil a Objetiva tenha trocado o termo “daemons” na segunda edição de sua trilogia para “dimons”. Claro, com medo da Igreja e dos cristãos babacas (um pleonasmo, eu sei). Um dos episódios mais lamentáveis na história da literatura publicada em língua portuguesa.

    Vou comprar esse livro sobre o canalha Cristo assim que ele sair!

  • Saint-Clair Stockler 30/03/2010 at 22:41

    Site do Pullman, para quem estiver interessado:

    http://www.philip-pullman.com/

  • Maria Amelia 18/05/2010 at 11:15

    Se os cristaos usaram Jesus para ganhar a midia que diferenca tem o Sr Pullman no momento?

    QUER PODER IGUAL a TODOS QUE GANHARAM A midia na HISTORIA do mundo,

    se a Historia tivesse sido escrita por quem n’ao estava na midia !!!!
    tudo seria muito diferente…

    e dai que o SR Pullman diz isso???

    NAO e cientifico o que ele falou?
    totalmente viagem dele contra a viagem dos critaos

    e a revolta que vejo em alguns que comentaram e so a oportunidade de dizer nao???
    sem provas cientificas???
    FICA UMA OPINIAO IGUALZINHO QUALQUER CRISTAO ???
    O SR PULLMAN PROVA QUE TEM MUITA FE,
    milhares de outros que ele diz estarem mentindo falam da mesma forma que ele imbuidos de credibilidade…
    Isso para mim e so alguem muito esperto que achou a maneira de ganhar MUITO DINHEIRO com a falta de coerencia com a propria realidade,

    se DEUS NAO EXISTE O DIABO E O QUE???

    SO EXISTE SIM PORQUE TEM O NAO???

    SO EXISTE TREVAS PELA AUSENCIA DA LUZ…

    Matar DEUS e matar tb as trevas pois termina a referencia,

    QUE bobagem ???
    que importa como foi a historia???
    que importa DEUS E O DIABO???

    O QUE IMPORTA Philip Pullman?
    para mim o que eles querem e sim muito dinheiro e entrar na midia???
    o que melhora no seu dia a dia a descoberta disso???

    Gente desculpe mas se tem uma coisa que me faz mal e ver quanta gente para defender o mal e a dificuldade em falar do bem…
    e aqui eu pude perceber como tem gente que curte isso e olhem se vcs estiverem certos que Deus n’ao existe vai ser legal, mas nao podem admitir que existe uma pequena e remota possibilidade de Deus existir e se ela for real?????????
    O que vcs vao fazer????????

    os cristaos admitem o bem e o mal, estamos numa Instancia Dual???

    Pullman deve estar muito feliz com a Opulencia que vive hoje e assine em baixo quem tiver algo que se assemelhe.

    A lei das oitavas e para mim o correto independente de quem criou o universo.

    Boa sorte em suas escolhas.

    Sou muito mais O mestre Gurdieff que fala para quem tem entendimento
    e nao o apelativo do SR Pullman querendo aliciar criancas??? essa e a maior prova de manipulacao???

    amiguinho do Daemond.

    Abra;os

  • marcos 30/09/2011 at 03:31

    Quero em poucas palavras dizer que este DEUS e maravilhoso e quero tambem afirmar sua existência. Caros amigos, se vcs não acreditam nele nem em sua nesta história não leiam sobr ele nem mesmo critiquem sua existência. Falar que ele é um assassino isso e a mais covarde de todas as ofensa que eu ja vi um ser humano dizer de DEUS, em 1° lugar ele e dono de tudo que respira, e dono da minha e de sua vida e tira e da a vida a quem ele quizer, não precisa pedir sua ou a minha opinião no que ele deve ou não fazer com a humanidade, quero ver aqui ou em qualoquer lugar uma pessao que diz ser inteligente o suficiente para indagar a DEUS sobre suas decisões, e com ele debater suas ideias.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial