A melhor forma de homenagear o bibliófilo José Mindlin, que morreu ontem aos 95 anos, é com livros. Como os desta lista “de e sobre Mindlin” que o site O Livreiro publica.
Certamente não é com a disputa açodada pela vaga que ele deixa na Academia Brasileira de Letras – iniciada ontem mesmo, segundo o colunista Ancelmo Gois, e tendo Fernando Henrique Cardoso e Ziraldo em posições de aparente favoritismo.
*
Está rolando, por iniciativa de quatro tradutores de primeira linha, um abaixo-assinado de apoio a Denise Bottmann naquela briga contra a editora Landmark, que tanto repercutiu aqui na semana passada. Eu já assinei.
E para misturar os dois assuntos, bibliofilia e tradução, vale resgatar, com o gancho do aguardadíssimo filme de Tim Burton, este artigo de Gabriel Perissé sobre os brasileiros que se lançaram à difícil tarefa de traduzir os dois livros de “Alice”, de Lewis Carroll – entre eles, numa “adaptação” de 1931, Monteiro Lobato.
13 Comentários
Sérgio,
o meu apoio a Denise já está lá!
Sempre que lia algo escrito pelo senhor Mindlin ouvia a voz dele. Espero que essa lembrança maravilhosa me acompanhe por muito tempo.
Que beleza, nenhum escritor entre os quatro favoritos indicados pelo Ancelmo. O Fernando Henrique deve levas essa.
ACREDITO QUE O EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO LEVA ESSA!!! SEM DÚVIDA!!! É MERECEDOR!!!..PELAS SUAS QUALIDADES COMO HOMEM….PÚBLICO…POLÍTICO E, PRINCIPALMENTE, PELA SUA CAPACIDADE COMO SOCIÓLOGO!!!
Mindlin, precisa de alguém a altura dele ou próximo disso, fundador da Metal Leve, uma das grandes empresas que o Brasil já teve, e um bibliógrafo que amava literatura e a preservava como poucos, espero que a escolha seja dentro do nível do Sr.Midlin, com ética, transparência e com coração aberto para o incentivo a leitura.
Enquanto isso, um a Marco Valério Ladrão, continua vivo! Isso, nào é justo!!!
Adorei o textinho que você colocou ali do ladinho do Todoprosa.
Já está assinado.
(Martinho da Vila indicado para a ABL?!?!?)
uberVU - social comments
Parabéns pelo post.
Vaidade pouca é bobagem!!! FHC e Ziraldo???? Que disputa…
Como a Academia “de Letras” não é necessariamente “das Letras” (haja vista as presenças de Ivo Pitangui, Marco Maciel e cia ltda), meu voto é para o Chico Buarque, que além de músico é autenticamente das Letras.
FHC na Academia Brasileira de Letras? Parece piada.
Tá assinado!
Ele era maravilhoso.