Sabe a gritaria no mercado americano contra o fechamento e o corte de páginas em suplementos literários país afora, comentada na nota “De suplementos e videoclipes”, aqui embaixo? Pois é, nada de ficar nas lamúrias com os amigos de chope. Uma organização chamada National Book Critics Circle resolveu pôr corda no bloco e organizar a campanha. Se vai dar algum resultado, não se sabe. Mas faz barulho.
Com isso, fecho o botequim para tirar duas semanas de férias. Dia 21 estou de volta. Até breve.
13 Comentários
E em http://www.edrants.com, Edward Champion criou a sensacional campanha Save the Blogs!:
http://www.edrants.com/?p=5988
Depois dos quadrinhos, claro, resenhas e críticas sobre livros sempre foram a minha parte favorita no jornal. É triste ver esse espaço definhando, mas duvido que seja reversível.
Se o jornalismo impresso em geral está mesmo afundando, esse movimento do National Book Critics parece apenas exigir a permanência nas cabines do navio. Mas boa sorte para eles.
E aqui em nossa seara, como vão nossos suplementos semanais? O Idéias do JB parece sobreviver por puro milagre num jornal que vive à sombra do seu passado. O Prosa é cheio de cores e vitalidade, mas um pouco monocórdio às vezes. A Ilustrada da Folha é o suplemento que não ousa dizer seu nome. São os poucos que frequento e, embora não me satisfaçam plenamente, me pergunto como seria sem eles.
Meus caros, para quem já viu o suplemento literário dominical do NYT o Prosa e Verso é uma piada de péssimo gosto. Idem o Idéias. Esse protesto do NBCC é de grande valor, não temos aqui meia dúzia de gatos pingados pra se juntar e realizar algo semelhante…
O Prosa e Verso vai de mal a pior, ainda mais agora que inventaram de dar mais espaço a matérias de cunho jornalístico do que a resenhas. Em dez minutos você lê tudo, e na maioria das vezes só aproveita a coluna do Castello.
pra quem passar por aqui só de vício, link para entrevista de will self no guardian. ele estará na flip, mais um xororô da profissão de escritor (da boca pra fora):
http://books.guardian.co.uk/whyiwrite/story/0,,2075745,00.html
Isso tudo e muito mais.
Para quem gosta de fotografia (e talvez de livros..rs):
http://www.carabarer.com/gallery.php
abras,
Já é dia 21, Sérgio.
O Sérgio ainda deve estar sob os efeitos da longa esbórnia.
Ele não tem cara de que bebe, não… Se bem que ele é mineiro, né? Cachaça de alambique, essas coisas… Será que eu sou o único mineiro que NÃO bebe?
Você não bebe, nem come quieto Saint.
Como sim, Tibor. Mas é melhor calar: este é um espaço LITERÁRIO.