– Você acha que a palavra “babaca” vem do latim baburrus, “tolo, palerma”, ou é uma forma reduzida de babaquara, do tupi mbae’be kwa’a ara, “o que nada sabe, mas manda”? Ou não engole nada disso, acha que babaca vem mesmo é do português basbaque, embasbacado?
– Eu sei lá. Larga esse Houaiss.
– Diz que a data pra acepção de “vulva” é 1939. A de “bobo”, veja só, trinta anos depois. A babaquinha vem antes do babacão.
– Rá, rá.
– Chuta aí: latim, tupi ou português?
– Babaquice.
45 Comentários
Babaca
“o quase nada sabe, mas manda” parece coisa de senador tupi-
niquim ( o que só vê o propio umbigo? Mas enche os bolsos ).
Fico com a de 1939, desde menino já ouvia falar da perseguida,
poderosa babaquinha.
Caramba! Como é complicado hem! Quel tal algo mais útil para comentar.
Acho que vem do tupi “babaquara”, já que sou da tribo dos Papaku e isso é um termo cum na tribo vizinha os “papavara”.
O home endoidou de vez…
Acho que uma babaquice de vez enquanto não faz mal , é bom para relaxar.
A manifestação absurda e agressiva dos IGnorantes acima – que, atraídos por uma chamada, vêm expressar ódio e o antiintelectualismo tão discutido esta semana – me lembrou um trecho de uma canção do Caetano chamada, não à toa, “O cu do mundo”:
A mais triste nação
Na época mais podre
Compõe-se de possíveis
Grupos de linchadores
Esses linchadores internéticos covardes e ignorantes dão pena.
Aaaaaaaaa ô gente de pouca fé!
Pq não um babaca?
…e todo mundo que sai por ai maculando a babaquice alheia é o que ?
Não impota a origem mas a competência.
Embasbacado eu !
Pelo jeito, o assunto atraiu uma revoada de babacas de todas as espécies.
Vem do Japonês “Baka”, que quer dizer idiota. Pronto, matei!
E bytheway, apesar de não querer me juntar à onda de haters da internet, devo admitir, esse post foi muito mal escrito (ainda mais para um blog bancado e promovido pelo IG).
Caramba heim! tem babaca no mundo todo !
gostaria que o ig colocace coisas uteis como lingua portuguesa poer exemplo, pois a maioria dos brasileiros não sabe falar sua propria lingua, aquela q ele precisa para comunicar no seu dia, a dia. Agora fica discutindo sobre babaca! E a buceta porque não se discute o nome correto dela para que nossas criânças fique sabendo desde pequeno, concorda?
Cáspite, é inacreditável. Nunca pensei que ia dizer isso, mas…
Caros colegas do iG: que tal dar um tempo nessas chamadas na home?
Quem gosta de ficar falamdo sobre babaca é um babaca e meio
Que curioso, a matéria atraiu um monte de babacas.
“Basbaque” é um excelente candidato, mas meu voto vai mesmo é para o tupi. “Babaquara”, aliás, me parece mais popular, ao menos de uns 40 anos para cá. Claro que é só uma impressão pessoal.
Aos babacas: amar a nossa língua nada tem de babaca.
No meu dicionário etimológico consta de origem indefinida e dá os três exemplos acima, quanto ao desafio, ele foi feito, para atiçar a nossa curiosidade, um dos defeitos do povo em geral é querer tudo de mão beijada, exemplos ferramentas de busca, bolsa família, cesta isso, vale aquilo, cotas disso, cotas daquilo etc…
Babaca vem de LULES…..Originário do PTssss…
Uma vez dirigi uma peça “Ai!- 5”, que falava do empobrecimento cultural do brasileiro a partir da ditadura. O pior é que agora além do prazer pela cultura estamos perdendo o humor e classe. Poupem-nos de comentários chulos a vazios.
tá bom, tá bom…
Vem de ‘baba’, aquilo que sai da boca de quem pratica o ato de de babar. Variação: babâo. Ou que fala baboseira.
Mas que assunto merda, heim???
Tem que responder, professor???
Eu não sei, por que não diz logo ao invés de fazer uma enquete?
putz, de onde saiu a chusma de babuínos??? mistura de burrice, puritanismo, orgulho da própria ignorância, instinto de assassino… ê brasil… lamento ter passado aqui, que espetáculo deprê pqp!!!!
Quando eu era pequeno eu via meu pai entrar no banheiro e falar pra minha babá:
– Baba…vem cá…babá cá !!!
Vai ver que foi daí.
O iG deveria dar esse espaço para o Marcos Bagno.
…meu Deus…pagavam vc para escrever a respeito disto??????????????
deveriam cobrar rsrsrs
A todos os leitores do Todoprosa:
Novidade por aqui: pela primeira vez em três anos e meio, diversos comentários foram eliminados. Xingamentos, insultos grosseiros, ameaças de morte e outros casos previstos no Codigo Penal – ou em manuais de psiquiatria – não mais serão tratados com condescendência neste espaço.
Ninguém está proibido de ser crítico ou mesmo intolerante, ainda que de forma estúpida e preconceituosa. Mas, se não exprimir isso em termos mais ou menos civilizados, vai pro lixo.
Abraços a todos.
Babaca não viria do termo embasbacado? De cara, de careta? Acho que sim, no livo A Montanha Mágica (melhor, em sua trad.) é assim que o termo é usado.
Sempre achei que babaca era um xingamento infantil, nascido em algum ano tardio do século XX, urbano e sem nexo. E não é que o dito cujo tem pai, mãe, avô e padrinho? Taí, gostei!
Que assunto babaca.
Todos nós sabemos da riqueza do nosso vernáculo. Não poderia deixar de ter uma definição correta e sucinta para o eleitor brasileiro. Babaca.
Eu me sento diante do monitor para trabalho, para obter algum conhecimento, para enviar uma mensagem ou mesmo para me divertir. Revendo os coment5ários colocados, acho que algumas pessoas perderam o senso de humor tão característico do brasileiro. Alguns comentários parecem de pessoas que tiveram atrito com a mulher e aproveita os comentários da internet para descarregar seu mau humor. Mas respeito todos eles independente da motivação.
Segunda feira é o dia de mudança de comentários.
SEI LÁ DE ONDE VEM O BABACA. EU E MAIS DOIS AMIGOS ACHAMOS QUE “SER BABACA” É CONTAMINOSO. POR ISSO, SEMPRE DIZÍAMOS QUE NÃO TÍNHAMOS AMIGOS BABACA POR NÃO SERMOS BABACAS. MAS, HOJE EM FRENTE AO MICRO, DEPAREI COM A CURIOSIDADE E CLIQUEI PARA VER A ORIGEM DO TERMO E SENTI-ME UM IDIOTA QUE FICOU BABACA POR PERDER TEMPO. ALERTEI MEUS AMIGOS. FUI CONTAMINADO E ME SINTO UM BABACA.
PROMETO CONTROLAR MINHA CURIOSIDADE. kkkkk
Achei tão bacana! Não entendi a raiva das pessoas. Qual o problema de comentar ‘babaca’ em ‘A palavra é…’ Posso até ser babaca por ter gostado do papo, mas não sou preconceituosa!
Babaca é aquele sujeito que deixa a sogra mandar no casamento dele.
Babaca é a pessoa que pensa que é alguma coisa mas não é nada… pensa que é rico, pensa que é lider, pensa que é esperto, pensa que é mais forte,… mas cada um pensa o que quiser, e quem é nao precisa provar nada.. rrssrs… quanta babaquice.. abs
curiosidade: vc enlouqueceu?
Penso tratar-se de uma derivação sufixal de “baba”, como no caso de boboca, derivação de “bobo”.
É característica muito comum da criança atoleimada (adulto também), não conseguir reter toda a saliva na cavidade bucal, daí a comparação pejorativa.
Por fim, não me parece de bom senso nem de bom gosto algumas das coloções aqui postadas, eis que em nada contribui para a erradicação do analfabetismo crônico que grassa o país.
O Idioma não é nosso, é emprestado, e há de se ter cuidados redobrados com o patrimônio alheio. Não sendo assim, e só para ficar num exemplo, cai no vazio essa nossa velha cantilena de tanto condenar os homens do Congresso por se locupletarem com o dinheiro do povo.
A Reforma que urge é a do espírito.
Seus Babacões, e Babaconas !!! Ser babaca tem dois sentidos e o que fico, é que ser babaca é ter bom humor, ser um babacão ser feliz e brincalhão. Ter espirito empático.
Tinha ouvido outra versao(alguma lingua africana)sobre o babaca.
– babacam: o homem que reclama.
Sérgio, confesso uma coisa: tenho até medo de ler posts de “A palavra é…” quando vejo que há 20, 30, 40 comentários. (Curiosidade, né? Não consigo ficar só no post, vou ler o que os outros escreveram. E aí me deprimo…) Vc tem minha solidariedade. Bjs
já fazia um bom tempo que eu não comentava aqui no todoprosa, e me senti meio triste por ser preciso tudo isso… às vezes acho que as coisas vão se encaminhando pelo lado que o Tutty fala, as pessoas estão ficando inconformadas só pelo desejo de ficarem inconformadas. Qual o problema de ignorar um post do qual não se gosta? Sentiu-se um babaca ao ler, vai embora, nunca mais leia alguma coisa do Sérgio, e seja feliz! Não entendeu? pergunte o sentido…
Acabo de perceber que eu que sou o babaca por não estar ignorando os ignorantes… foi mal…
Na verdade babaca vem do Ioruba, uma das linguas trazidas pelos escravos africanos. E de fato, refere-se a vulva.
Tá vendo! É bobão mesmo… viu? Não falei? Dá-lhe “Todo-Prosa”…rsrs
Tá vendo! É bobão mesmo… viu? Não falei? Dá-lhe “Todo-Prosa”…rsrs
É muito babaca quem acha que babaca não é bobão… rsrs
Babaca é o resultado de uma criança saindo da máquina que tem no clip Another Brick in the Wall, do Pink Floyd. O clip passa uma mensagem visionária a respeito do que o politicamente correto produz nos dias de hoje, criaturas alienadas e hipócritas saídas de uma fábrica de cópias. O que é mais curioso é que a origem desse “modo de criação” veio do resíduo tóxico produzido pela falência do socialismo, que não consegue mais impor o “padrão estatal” mas tenta ludibriar as pessoas com o “padrão comportamental”, através das suas idéias de tolerância, sendo que os mesmos não as praticam. Não sou elitista, mas prefiro o capitalismo que desperta a vontade selvagem das pessoas de querer vencer e pensar, do que ser uma presa inerte e sem vontade própria, suportada por políticas assistencialistas de pão e circo. Não seja mais um babaca alienado e inútil, o mundo é dos autênticos. Obrigado.