O bigodudo da foto é Gustave Flaubert? Os especialistas se dividem – leia aqui, em francês, a reportagem do jornal “Le Monde”. O daguerreótipo de 1846 seria a imagem fotográfica mais antiga do autor de “Madame Bovary”, na época com apenas 25 anos. A imagem está indo a leilão na França no próximo dia 18, com lance mínimo de 40 mil euros – preço de coisa autêntica. O escritor inglês Julian Barnes, flaubertiano fanático, é o maior dos céticos: “Flaubert aos 25 anos? Com esse grau de calvície? E com essa silhueta delgada?”.
9 Comentários
tô com o barnes. o cidadão aí da foto tem pelo menos 35 anos. palmas ao otário que pagar quarenta mangos por esse embuste.
Não pode ser!
Grau de calvície não quer dizer NADA!
aliás, navegando pelo Orkut me lembrei desta nota, novamente: amigo meu, Eduardo, mostrando em seu álbum de fotos uma dele aos 16 anos, num churrasco. Só um pouco menos careca do que hoje, aos 22. Em um estado bem pior que o Flaubert aos 25.
Vou esperar os especialistas em fisionomia e fotografia, e ignorar os especuladores de silhuetas…
flaubert?
não é o josé serra de bigode?
Se é o Flaubert ou não “je m’en fou”. Não pagaria esta grana nem que fosse milionária francesa ou francesa milionária.
O legal é que visitei o site http://www.univ-rouen.fr/flaubert/
Lá se encontra a transcrição do manuscrito de Madame Bovary.
Dá para se ver todas as correções que ele fazia. Conta a lenda, e Barthes assina embaixo, que Flaubert passava horas estudando uma frase. Vez ou outra se deitava no divã esgotado.
E não é que me sai um livro 149 anos depois a respeito dos erros gramaticais de Flaubert?
Logo… ou a foto é certa ou errada.
Pura questão de lógica.
eu queria era ver uma foto de emma, isso sim!
E aí?
Quanto à calvície, não parece realmente ser um ítem questionável, porque pode haver precocidade nesse caso. E se ele rea “ralador”, então isso pode explicar que não parecesse um “jovenzinho” de 25 anos.