Que caras obtemos quando as descrições físicas de personagens famosos da literatura, feitas pelos próprios autores nas obras originais, são submetidas ao software de produção de retratos falados da polícia? Este tumblr, chamado The Composites (dica do Book Bench), é dedicado à brincadeira.
Os resultados são variáveis, o que se compreende. Mesmo escritores realistas não costumam abrir mão de uma margem de imprecisão quando se trata de descrições físicas, para que a imaginação do leitor faça a sua parte. As ilustrações acima são dois exemplos que pincei na galeria. O escracho da esquerda, de Sam Spade, combina bem com a famosa comparação do detetive a um “Satã louro”, feita por Dashiell Hammett logo na abertura de “O falcão maltês”. Curiosamente, Humphrey Bogart o imortalizou com feições inteiramente diferentes no cinema, deixando para Robert Mitchum, que fisionomicamente se assemelhava muito mais a Spade, o consolo de encarnar o Philip Marlowe de Raymond Chandler.
Já Emma Bovary, à direita, mesmo não tendo sido descrita por Gustave Flaubert como uma beldade de parar o trânsito, surge embarangada demais para o meu gosto, como se já tivesse ingerido veneno. Quem entraria naquela carruagem com essa mulher? E quem iria imaginar que ela fosse praticamente uma sósia morena de Sam Spade?
10 Comentários
Concordo. Jennifer Jones como Emma Bovary combina mais com a do meu imaginário.
Depois do filme do Houston é inútil o Hammet continuar a descrever o Sam como loiro. A cara do Sam é a do Bogart, e pronto!
Sam Spade e Emma Bovary: o antes e o depois de uma operação de troca de sexo.
Bogart também encarnou Marlowe, vide O sono eterno, conhecido aqui como À beira do abismo. Sem falar em vários outros atores. Até Elliott Gould entrou nessa, em Longo adeus, do Altman, uma das piores adaptações que já vi, só perdendo mesmo pras vividas pelo Mitchum. Quanto aos retratos falados, quero ver a polícia encontrar a moça de olhar de ressaca.
Bogart também interpretou Philip Marlowe.
Foi no filme A Beira do Abismo, dirigido por Howard Hawks e que adaptava o livro The Big Sleep de Raymond Chandler.
Sim, Ernani e Fernando. Entre muitos outros atores. Mas o ponto aqui é outro: Mitchum NÃO interpretou Spade (o que pode ser considerado uma bênção, vá lá), embora tenha exatamente a cara que Hammett descreveu. Abraços.
Madame bovary de cabelo curto e olhos escuros?
sacanagem, emma não era asssim…
hahaha muuuito bom!!!
http://garotadistraida.wordpress.com
Links e Notícias da Semana #77